TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Hospitalidade comercial a partir do Seriado Midnight Diner

Por:   •  5/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 9

1. Introdução

Segundo Lashley (2004), a hospitalidade comercial está primariamente interessada em obter superávit primário através da troca, criando um paradoxo entre generosidade e mercado. O hospitaleiro comercial deve se preocupar em criar um ambiente agradável, afável, inclusivo conforme hospitalidade no campo privado, porém, não mais que o necessário, pois precisa haver um cuidado com a mensagem passada pela “marca” do estabelecimento.

Ainda segundo o autor, como o servidor baseia sua hospitalidade em troca monetária, ele deve saber balancear com precisão o quanto deve ser hospitaleiro para assegurar a satisfação do cliente. Já o cliente é isento da obrigação de reciprocidade devido a troca financeira. Mesmo com esse desafio, é interessante economicamente para o hospedeiro manter a fidelidade do cliente, já que é muito mais difícil atrair um novo cliente. Assim é importante para o servidor entender as características dos outros campos da hospitalidade e aplica-la e trazer para seu negócio tais componentes a fim de criar algum tipo de laço com seu hóspede.

Entender quais características hospitaleiras aplicar e como aplicar depende do tipo de negócio e do público atendido. Telfer (2004) indica que as características desejáveis de um bom hospitaleiro são: deixar o hóspede feliz, alegrar quem está entediado e zelar pelo doente. Ou seja, ter a sensibilidade de notar a necessidade do hóspede e fazer o possível para atender suas necessidades. Acima de tudo isso, tornar o ambiente seguro para que o convidado se sinta acolhido. O grande desafio da hospitabilidade comercial é tornar de alguma forma genuína as características acima apresentadas.

A fim de buscar características de um bom hospitaleiro, esse trabalho usará como objeto de estudo um seriado cinematográfico, trazendo a partir da ficção, elementos que poderiam ser usados em um estabelecimento comercial real. Nesse âmbito, iremos analisar as características de hospitalidade oferecidas pelo hospedeiro e sua relação com os hóspedes, tendo em foco o primeiro episódio da série da primeira e única temporada até o momento.

2. Análise da Obra

O enredo de “Midnight Diner”, seriado japonês ambientado em Tóquio (Shinya Shokudo, no original), é sobre um pequeno e intimista restaurante/lanchonete que abre suas portas a meia noite, quando a maior parte do comércio já fechou e as pessoas vão ou já estão em casa, e fecha as 07 da manhã. O cardápio do lugar é fixo, onde oferece um tipo de sopa missô (com carne de porco), cerveja, saquê e licor shochu. No entanto, o proprietário, chef e recepcionista atende a pedido especiais dos clientes, caso haja ingredientes para tal. Essa é a regra do lugar. O restaurante tem um formato retangular com balcão em U onde os clientes sentam em um banco em torno do atendente (cargo também do proprietário), com atendimento máximo estimado em 8 comensais simultâneos. A pequena cozinha é separada por uma divisória de pano, típico de restaurantes japoneses, que não impede o contato do comensal com o cozinheiro. O atendimento é feito no balcão, mesmo lugar onde os comensais são servidos em louça apropriada de acordo com seu pedido.Cada episódio se desenvolve em torno de um prato solicitado pelos clientes, que não são poucos, e possui uma memória afetiva relacionada.

O primeiro episódio de Midnight Diner - Lámen - começa com uma explicação sobre a composição da sopa elaborada pelo chef que, a priori, prefere o macarrão instantâneo para lámen, mas, no caso do tipo de sopa do episódio cujo enredo se desenvolve, o tan-men, ele prefere usar macarrão fresco. Essa sopa de macarrão feita a base de porco frito, legumes e cogumelos, o que a diferencia do lámen (composto somente de macarrão), é um dos pratos mais simples na culinária japonesa, sendo bem comum para dias que não se há tempo para cozinhar. No início do episódio, há um comensal degustando o tan-men acompanhado de cerveja, um homem, locutor de rádio e uma mulher, cuja relação com o mesmo não fica clara a princípio, mas parece conhece-lo uma vez que faz comentário sobre sua saúde. A seguir, uma outra mulher entra no restaurante e solicita um tan-men sem o macarrão, para surpresa dos outros comensais, que indagam os motivos. A nova comensal explica que prefere não comer carboidrato tarde da noite, pois não faz bem a saúde, em sua concepção. Tal explicação estimula a primeira mulher a pedir o mesmo prato e todos começam a conversar sobre suas profissões. A segunda comensal é motorista e trabalho durante toda noite.

A aproximação dos comensais no Midnight Diner é possível inicialmente pela conformação do restaurante que, de certa forma, obriga o contato entre os mesmos já que não há barreiras ou privacidade ao pedir ou ao comunicar. Ainda, ao degustar seu pedido, é possível fazer uma aproximação do privado ao observar os hábitos e idealogias do comensal ao lado mesmo em um espaço público/comercial.

A motorista, senhorita Harumi, descobre em um de suas viagens que o senhor da noite anterior é locutor de rádio quando o mesmo, no seu programa noturno, descreve a experiência que teve no restaurante cuja cliente solicitou um tan-men sem macarrão (a princípio, uma escolha absurda, já que é essência do prato). Houve repercussão do caso o que levou outros clientes, em um segundo momento, a irem ao restaurante e discutirem mais sobre o assunto. Nesse momento, os comensais começam a se questionar sobre a motorista de taxi, aparentemente frequente no restaurante, pois os mesmos conhecem sua história particular, como idade e estado civil.

Curiosamente, o pedido incomum combinado com a mídia espontânea gerada pelo radialista levou mais clientes a lanchonete. O restaurante da meia-noite é um estabelecimento comercial, portanto, tem como uma das prioridades obter lucro e esse de repercussão é benéfica para os negócios. A repercussão não foi provocada diretamente pelo hospedeiro, ele só permitiu, ao atender carinhosamente o pedido da cliente que não estava no cardápio, o desenrolar da história.

Depois de duas semanas, o locutor de rádio se encontra novamente a motorista de táxi no restaurante e revivem o encontro anterior. Há uma nova aproximação entre os personagens, pois há uma sensação de reconhecimento mútuo. Por dirigir a noite, a rádio sempre foi uma companheira da senhorita, logo, sendo o homem um produtor de conteúdo nessa mídia, o mesmo sente-se aproximado da ouvinte. Além disso, a dica sobre alimentação da mulher foi de grande ajuda para o radialista que, nesse momento, já esclareceu ter passado por problemas relacionado ao seu peso.

O último encontro com a Srta. Harumi deixou o locutor intrigado com a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com