TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das Oportunidades de Mercado: Entendendo mercados

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA

2º SEMESTRE – NOTURNO

FERNANDO BARBI DA SILVA                                                           RA: 2951594315

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

Análise das Oportunidades de Mercado: Entendendo mercados - demanda e ambiente

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2015

FERNANDO BARBI DA SILVA                                                           RA: 2951594315

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

Análise das Oportunidades de Mercado: Entendendo mercados - demanda e ambiente

Trabalho de conclusão do Ambiente virtual de aprendizagem (ava),Tecnologia em logística, ,Universidade Anhanguera de São Paulo- UNIAN- Unidade ABC disciplina, Gestão em Marketing ,sob orientação da tutora: Debora Rondinelli S Ventricci

                                             SÃO BERNARDO DO CAMPO  

                                                                  2015

ETAPA 01

CONSUMIDOR

Consumidor  é  toda pessoa física ou jurídica que adquire bens de consumo ,como produtos ou serviços.  Qualquer  pessoa que compra é considerado consumidor.

Os consumidores são influenciados  quatro fatores, culturais, sociais, pessoais e psicológicos.

Os profissionais de marketing estudam esses fatores para atender os consumidores de uma forma adequada. Esses estudos servem para identificar como os consumidores tomam suas decisões, as decisões do consumidor têm cinco papéis no processo de compras, iniciador, influenciador, decisor, comprador, e o usuário.

O trabalho do marketing é entender o comportamento do consumidor em cada uma dessas etapas. Tendo a visão de tudo isso, atender  as necessidades  do consumidor para que  eles fiquem satisfeito com  produto ou serviço prestado.

MARKETING

As informações hoje são  mais amplas, com  o surgimento do marketing global a ênfase nos desejos dos  compradores e a tendência, os profissionais de marketing  tem uma ferramenta chamada (sim) ela passa tudo e todas as informações  necessárias no que se refere a marketing.

Nos tempos de hoje, o que é novidade agora  daqui  a seis meses  já não  será mais.

Por isso o desafio do profissional de marketing é descobrir oportunidades de mercado, previsão de vendas do mercado e da demanda, eles coletam todas as informações, mudanças, oportunidades, ameaças entre outras.

Eles entram nos mínimos detalhes de  todo esse contexto para não  ficar  atrás dos concorrentes  e para  valorizar seu  produto ou  serviço prestado.

COMPORTAMENTO E ESTRATÉGIA

A estratégia é decidida através de um planejamento estratégico, que serve  para dar soluções ao produto e ao negocio da empresa, para que eles gerem lucro e o crescimento de tal.

Para estabelecer uma estratégia corporativa, a missão é criar unidades estratégicas de negócio, investir recursos em cada uma delas com base no mercado e na força do negocio e por em pratica novos negócios como eliminar negócios desgastados. O planejamento tem como visão definir a missão do negocio, analisar as oportunidades e ameaças externas, pontos fortes e fracos, formular metas, estratégias, agregar programas e ter retorno sobre tais.

O marketing tem o processo de quatro etapas, analise das oportunidades de mercado, desenvolvimento de estratégia de marketing, planejamento de programas de marketing, organização, implementação, e administração dos esforços de marketing. Cada nível deve desenvolver um plano marketing para atingir suas metas. O plano marketing ele é importante, ele deve conter um resumo de tudo deve ter uma visão geral das situações analise das  oportunidades das ameaças ,dos objetivos financeiros e de marketing , descrição dos programas de ação ,etc. A implementação  de marketing é o processo que muda planos de marketing em definições de ações para realizar os objetivos declarados no plano.

Para administrar o processo de marketing temos quatro tipos de controle, controle do plano anual, controle da lucratividade, controle da eficiência e controle estratégico.

Algumas tendências que pode ser pensada em produtos e serviços existentes no mercado.  

ETAPA 02

  1. O site Trendwatching apresenta relatórios gratuitos sobre tendências de mercado. Navegue pelo site, escolha uma das últimas tendências comentadas e explique como essa tendência pode ser pensada em produtos e serviços existentes no mercado.

IN-HAND BRANDSSirva os consumidores no lugar certo e na hora certa.

Bom essa tendência, pode ser ampliada em grandes mercados, por exemplo, no setor de padaria do mercado com o produto panetone. O panetone, geralmente consumido no fim de ano, e vendido no varejo ou mercado por algumas grandes marcas, mas as padarias estão fazendo panetones fresquinhos e lançando no mercado, com menor preço, fazendo assim o consumo deste produto ao longo do ano. Esse é um bom exemplo de servir os consumidores no lugar e na hora certa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com