TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das características da política social no Brasil desde a década de 1960 até a década de 1980

Projeto de pesquisa: Análise das características da política social no Brasil desde a década de 1960 até a década de 1980. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar as Características das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a 1980 ao fazer uma breve analise compreendendo nestes períodos da história do serviço social as posturas do serviço social frente às políticas sociais naquele período, a trajetória histórica brasileira, faces do período de 1960 a 1980 sob as políticas sociais e do desenvolvimento do serviço.

O objetivo deste trabalho é apresentar sobre o desenvolvimento das políticas sociais e o aprimoramento do serviço social e trazer uma explanação sobre alguns fatores que marcaram a trajetória do serviço social,e entender de que forma pode-se compreender o comportamento do grupo no período de 1960 a 1980, de acordo com algumas informações disponibilizadas pela psicologia social e abordar a política social brasileira, neste período em analise.

Todas as questões serão abordadas na forma de tópicos. Todas essas questões serão discutidas de acordo com a necessidade de entender o processo histórico do serviço social. Quanto ao embasamento teórico serão utilizados o texto de Potyara Amazoneida P. Pereira “Utopias desenvolvimentistas e política social no Brasil.

Será feita uma analise com discussão de tópicos proposto por analise nos textos,com desenvolvimento claro e objetivo com dados relevantes do serviço social do Brasileiro.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Características das Políticas Sociais Brasileiras no Período de 1960 a 1980

Foram grande as transformações sociais anunciadas a partir da década de 60 os movimentos sociais estavam cada vez mais abrangentes e houve grande relevância na mobilização da sociedade.Mas os pensamento conservador dos lideres sobrepôs aos apelos sociais,acabou promovendo a ditadura militar transformou por completo a conjuntura política e social do pais.

A implantação da ditadura militar a partir de 1964 houve um grande retrocesso na questão social,a impossibilidade de defender os direitos sociais através de manifestações populares,devido a repressão do governo,dificultando as melhorias na qualidade de vida da população,com a repressões coletivas de sentimentos e opiniões.Essas iniciativas refletiam no caráter conservador das ações sociais .

Na década de 1970, o modelo de desenvolvimento do regime militar começou apresentar indícios de declínio,os movimentos sociais reivindicando justiça social,após décadas de desenvolvimentos autoritário e excludente

Com a grande queda na qualidade de vida e a crise fiscal durante a década de 1980 ficou ainda mais debilitada a manutenção das políticas dirigida pelo Estado,fazendo com que o Estado recuasse no desenvolvimento social e a infra-estrutura passando a adotar um controle rígido do orçamento publico, desenvolveu caráter seletivo para políticas sociais.

As políticas sociais brasileiras podem ser enfatizadas através da reforma constitucional que aborda os aspectos relevantes da Constituição de 1988, sendo apresentas alguns conceitos sobre: políticas sociais, direitos sociais, e ainda expor características fundamentais sobre a realidade social do Brasil. Desta forma ficou estabelecido um conjunto de direitos voltados para o social. No ano de 1970, o Brasil passa pelo período conhecido como milagre econômico, onde houve uma internacionalização de influencias de grandes indústrias, se instalando no país.

Todas essas conquistas foram resultados de reivindicações a um longo processo permeado por um conflituoso período de mobilizações sociopolíticas que marcaram a década de 1970 e 1980. A parir desta trajetória, objetivou-se ampliar o envolvimento de alguns atores sociais que tiveram participação decisiva nos processos implementação das políticas sociais, respondendo as demandas que existiam em torno da descentralização e democratização do estado brasileiro. Períodos em que as políticas públicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com