TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Hipermercado Hoterdan

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Curso: Processos Gerenciais

Disciplinas:

Matemática e Processos Gerenciais.

Acadêmicos:

Elaine S. Castro                                RA: 1715270731

Ivanuzia Silva                                RA: 2871914928

Tiago Batista Santos                        RA: 2867937044

Tutor EAD: José Eduardo de Camargo

Cotia, 22 de setembro de 2015.

SUMÁRIO

INTRODUCAO .......................................................................................................03

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO ...............................04

2. PLANO DE AÇÃO CAPACITAÇÃO DE DIRETORES E GERENTES ...............05

3. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL OPERACIONAL .........................................06

CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................07

REFERÊNCIAS ......................................................................................................08


INTRODUÇÃO

De acordo com o relatório analítico elaborado para a empresa Hoterdan – Hipermercado®, foi contratado como Diretor Administrativo, visando a implantação de uma estrutura organizacional de acordo com as atividades econômicas da empresa, que vem enfrentando alguns problemas em suas finanças apesar do alto índice de venda.

Após análise da estrutura da empresa, identificamos a necessidade de implantar uma ESTRUTURA DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO, no qual o processo de decisão é centralizado respeitando a hierarquia, pois dessa forma teremos uma grande vantagem para acompanhar os resultados de cada segmento sobre os produtos e serviços.

Iniciaremos também um programa de capacitação, desenvolvimento e motivação para os colaboradores da estrutura operacional, através de palestras motivacionais e programas de prevenção de acidentes (SIPAT-SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES).

Por fim, será desenvolvido um plano de treinamento direcionado a gestores que serão aplicados através de cursos de especialização em Planejamento Estratégico, Liderança Corporativa e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, capacitando os lideres a motivar a parte operacional da empresa com foco nos desempenhos dos colaboradores e trabalho em equipe.

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO

Existem diversas formas de estruturas organizacionais; mas o que é realmente importante é que a estratégia escolhida funcione de maneira a atingir os objetivos e cumprindo a missão da organização.

A estrutura escolhida neste caso é a ESTRUTURA DEPARTAMENTALIZAÇAO POR FUNÇAO com desenho organizacional baseado na CENTRALIZACAO, do qual o processo de decisão é concentrado no topo da hierarquia e as estruturas da empresa são coordenadas e controladas.

Neste tipo, de estrutura os planos e estratégias são agrupados de acordo com as atividades essenciais a cada um dos produtos ou serviços da empresa.

[pic 2]

2. PLANO DE AÇÃO PARA CAPACITAÇÃO DE DIRETORES E GERENTES

Para que haja uma boa estratégia empresarial, primeiramente é necessário que se tenha uma excelente comunicação entre os gestores, que decidirão os futuros investimentos e inovações da empresa. Para isso, foi criado um nível hierárquico de coordenação para que seja feita interface entre os gerentes e colaboradores. Será necessário também criar uma agenda de reuniões semanais entre Presidência, Diretores e Gerentes, para compartilhamento de resultado, brainstorm para melhorias visando idealizar soluções para os desafios cotidianos, em busca de colaboração e melhores soluções.

Tornar o nível gerencial mais eficaz através de:

- Treinamentos de lideranças;

- Planejamento Estratégico;

- Implantação do BSC (Balance Scorecard) para medir os indicadores e suas evoluções;

- Pós-graduação para os gerentes, uma vez que já possuem um bom conhecimento das operações, para que possam atingir bons resultados em tomadas de decisões importantes para a empresa.

  -Plano sucessor visando preparar back-ups para posições estratégicas (presidência, diretoria e gerencia).

Além destas ações, investir também nos setores de Compras para realização de planos estratégicos de redução de custos e prospecção de novos fornecedores, adquirindo assim poder de barganha nas negociações.

3. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL OPERACIONAL

Visando o desenvolvimento dos colaboradores operacionais para que, a médio / longo prazo se tornem os futuros gestores, foi criado um programa específico voltado ao Plano de Carreira para que colaboradores desenvolvam as suas competências e assim ajudar a empresa obter melhores resultados.

Além da capacitação voltada ao plano de carreira, foi elaborado também um Plano Metas e Bonificação individual e por área (ideia que surgiu dos colaboradores promovidos ao cargo de coordenação), onde cada colaborador tem o seu próprio plano de metas e que deve ser discutido com o gestor em três momentos:

- Definição das metas;

- Indicador de Resultados (KPI’s);

- Revisão Trimestral das metas.

Com essas ações, será possível realizar uma Avaliação Final de resultados que determinará, percentualmente, o valor da bonificação dada a cada colaborador.

Para melhorar ainda mais a relação entre a Alta Gerência e o Setor operacional, além da criação dos cargos de Coordenadores, que tem um papel fundamental para que esta comunicação ocorra, serão realizados também Encontros e Reuniões informais com o Presidente intitulado “Café com Presidente” com o objetivo de reunir pessoas de diversas áreas para trocas de ideias, opiniões, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com