TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de projeto de investimento

Tese: Análise de projeto de investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Tese  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

Executando a análise do Projeto de Investimentos, o nosso intuito foi de desenvolvê-lo para ser viável e rentável.

No início da discussão, as ideias estavam desorganizadas e havia muitas opiniões divergentes, porém, após o estabelecimento da atividade e dos produtos comercializados, as ideias começaram a tomar forma, como provavelmente ocorre em uma situação real de iniciativa de um novo negócio.

Esse projeto é bastante simples e serão demonstrados os pontos positivos e negativos do empreendimento.

No desenvolvimento do trabalho, a simplicidade do projeto poderá ser constatada pela pequena quantidade de produtos comercializados, pela opção de tributação pelo Simples Nacional, e pelo fato do comércio ser de pequeno porte, o que diminui ainda mais seus gastos, o que acreditamos que fosse o objetivo da avaliação, fazer algo simples que pudesse demonstrar com precisão a importância das análises realizadas no decorrer do projeto.

Acreditamos que as análises feitas, apesar da utilização de valores fictícios, sejam muito próximas à realidade, e podem indicar um verdadeiro potencial nesse tipo de investimento.

2. Etapa 1

Hoje em dia, a palavra investimento, está presente em nosso cotidiano. Podemos deparar com ela em várias circunstâncias.

Uma pequena ação de guardar dinheiro numa caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar um terreno, uma casa, abrir uma empresa entre outros, são tratados como investimentos mesmo sendo tão diversificados.

Mas não é por acaso que tantas circunstâncias são denominadas de investimento, existe algo em comum. O conceito de investimento é oriundo do ramo de economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma formar captar recursos no futuro. Então, os exemplos que foram citados no segundo parágrafo mesmo sendo tão diversificados, são denominados de investimentos, por terem a mesma dinâmica, ou seja, o alcance de um objetivo, a renúncia de um recurso no presente para um maior retorno de recursos no futuro.

Conforme mencionado, a forma genérica do significado de investimento “é qualquer ato ou ação que implique renúncia a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro” (PLT – Análise de Investimentos). Mas existem três grandes grupos de diferentes investimentos:

 Investimentos Públicos: Estes são investimentos feitos por pessoas jurídicas de direito público. E é válido ressaltar que, em geral, os recursos que são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito público, não são com o intuito de retorno financeiro, mas sim de melhorias a sociedade, como é o caso da construção de escolas e hospitais.

 Investimentos Privados: Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com o objetivo de gerar retorno financeiro.

 Investimentos Mistos: São recursos que são disponibilizados por pessoas jurídicas de direito público e pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado. Tal investimento tem geralmente, a finalidade de trazer melhorias a sociedade e também retorno financeiro.

Investimentos têm uma grande importância para a economia de um país e também para a própria sobrevivência das organizações. Investimentos ajudam no aumento do PIB, e pelo menos em dois aspectos nas organizações, expansão e reposição de capital.

É muito vasto o rol de opções para investir, com alguns oferecendo mais riscos e outros menos. Cabendo ao administrador de forma racional, analisar os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções. O administrador deve levar em consideração três aspectos:

 Econômico: É considerar a rentabilidade e o risco de investimento. Sobre esse aspecto, o administrador deve escolher a opção com menos risco para a organização e de maior retorno.

 Financeiro: O administrador deve considerar a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.

 Ambiente empresarial: São considerações políticas, sociais e culturais que afetam o investimento.

Tipo de negócio: Industrialização e Comercialização de Potes Plásticos

Produto a ser comercializado: Potes Plásticos

Nome fantasia: Poteplast

Razão social: Poteplast – Indústria e Comércio de Potes Plásticos Ltda

Endereço da empresa: Av. General Gomes da Rocha, nº 2516 – Distrito Industrial – Bauru/SP

3. Etapa 2

Segundo Rodolfo Leandro de Faria Olivo (2013) “todas as principais técnicas de análise de investimentos se baseiam no conceito de fluxo de caixa, o qual tem diferenças em relação ao conceito de lucro, que é um conceito contábil”.

Independente do ramo de atividade da organização, porte ou setor, o fluxo de caixa deve ser utilizado na análise dos investimentos.

De acordo Santi Filho (2004) “é possível que uma empresa apresente lucro líquido e um bom retorno sobre investimentos e ainda assim vá a falência. O péssimo fluxo de caixa é o que acaba com a maioria das empresas que fracassam”.

O fluxo de caixa trata-se de uma estimativa futura, assim, cabe a análise verificar se o projeto é viável ou não. As estimativas podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento do projeto, tornando as previsões de fluxos futuros ainda mais próximos à situação real do mercado.

Com o controle do fluxo de caixa é possível antecipar decisões sobre o fluxo financeiro e capacidade de pagamentos futuros.

Um bom fluxo de caixa permite ao investidor reconhecer seus momentos potencialmente positivos e negativos para investimentos em outros projetos que também poderão trazer bons retornos para a empresa.

Muitos empresários não conhecem a importância do fluxo de caixa, e por este motivo, não são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com