TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aparelho Reprotudor Feminino

Artigo: Aparelho Reprotudor Feminino. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2013  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 3

Principais doenças do aparelho reprodutor

É fundamental que a mulher faça exames periódicos para avaliar o seu estado de saúde e prevenir as doenças do sistema reprodutor e procurar aconselhamento sempre que se sinta desconfortável na sua vida sexual e reprodutiva.

Principais doenças que afectam o aparelho reprodutor da mulher:

Cancro do Colo do Útero

Doença Inflamatória Pélvica (DIP)

Cancro do Endométrio ou do Útero

Cancro do Colo do Útero

O Cancro do Colo do Útero tem a sua origem num dos vários tipos de Vírus do Papiloma Humano (HPV). O seu contágio ocorre na maior parte das vezes por via sexual.

Existem mais de 80 tipos de HPV: alguns afectam a pele e causam verrugas, outros afectam o aparelho genital e causam condilomas ou verrugas genitais.

Estima-se que 80% das mulheres e dos homens tenham contactado com o vírus em alguma fase da sua vida. Na maior parte das vezes a infecção é assintomática, o que significa que as pessoas desconhecem que a têm.

Nos casos em que isso não acontece, esta situação pode levar ao aparecimento do Cancro do Colo do Útero.

Factores de risco

O risco aumenta com o início precoce das relações sexuais e com o número de parceiros sexuais que uma pessoa tem ao longo da vida. As defesas imunológicas têm um papel fundamental ao proteger o desenvolvimento da infecção. Normalmente, a maioria das mulheres é capaz de combater a infecção.

Diagnóstico

A infecção por HPV pode ser diagnosticada de várias maneiras. A citologia do colo do útero, vulgarmente conhecida por Exame de Papanicolau, pode detectar as alterações celulares causadas pelo vírus. Estas alterações podem também ser detectadas através de um exame chamado Colposcopia que consiste na observação do colo do útero com um microscópio ou, no caso dos homens, através da observação do pénis com uma lupa - a Peniscopia.

Métodos de tratamento

Como ter a infecção não significa ter a doença, a infecção por si só não necessita de tratamento. No entanto, algumas manifestações da infecção como os condilomas da vulva, nas mulheres, ou do pénis, nos homens, devem ser tratadas.

Se as alterações nas células ou nos tecidos são ligeiras, muitas vezes não é necessário tratar, bastando uma vigilância adequada pelo seu médico. Já nos casos em que se verifiquem anomalias severas, o/a médico/a irá aconselhar o tratamento adequado.

Existe uma vacina contra o HPV ?

A vacina contra o Vírus do Papiloma Humano já se encontra disponível e em Portugal são comercializadas duas marcas cuja compra é comparticipada pela mulher.

A vacinação é gratuita até aos 13 anos.

Doença Inflamatória Pélvica (DIP)

A DIP é uma infecção do tracto genital superior feminino, o que significa que pode envolver o endométrio, as trompas, os ovários e estruturas adjacentes.

Em casos mais severos, a DIP pode causar infertilidade ou gravidezes ectópicas.

Causas

A DIP resulta normalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com