TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação da Metodologia QBR-Qualidade dos Habitats Ripários num troço do Rio Lima

Por:   •  2/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.176 Palavras (9 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Aplicação da Metodologia QBR-Qualidade dos Habitats Ripários num troço do Rio Lima

Licenciatura em Engenharia do Ambiente                                            

Docente: Maria Gabriela Dias                

Disciplina: Ecologia da Paisagem

Aluno: Ricardo Gonzalez nº 2036

              Rafael Lima nº 11889

   

Ponte de Lima, Junho de 2015

Índice  

1-Introdução

Cada olhar sobre a paisagem cria uma interpretação, os sentidos disparam e despertam diferentes sentimentos. É necessário entender o que vemos, pois o conhecimento leva a apreciação. O nosso olhar tem de ir mais além, a paisagem é o espelho da história de um lugar, reflete a vida de gerações passadas que la deixaram a sua marca. O sentimento de proteção toma conta de nós, adotamos o que vemos como nosso, e tentá-lo-emos proteger.
O índice QBR é um método que permite avaliar a qualidade dos habitats ripários, tendo sido desenvolvido para ser aplicado em zonas ribeirinhas em Espanha (Suarez et al., 2002; Munne et al., 2003). As suas vantagens têm vindo a ser reconhecidas, sendo hoje aplicado em várias outras regiões do mundo com resultados bastante satisfatórios.
Os ecossistemas ribeirinhos são importantes corredores de conectividade de fluxos biológicos, de trocas de matéria e energia, captando na atualidade uma forte atenção por parte da comunidade científica. Neste contexto, merece atenção particular a zona ripária, que corresponde à transição entre o ambiente aquático e terrestre, uma vez que fornece habitat de refúgio e alimento para a fauna, controla os efeitos das cheias, funciona como filtro retendo nutrientes, entre muitas outras funções.
O rio Lima reúne caraterísticas que lhe conferem um valor excecional, reconhecido, nomeadamente, com a sua inclusão na Rede Natura 2000 como Sítio de Importância Comunitária.

2-Metodologia

O objetivo deste trabalho baseia-se na aplicação da metodologia QBR junto às margens do Rio Lima (7 troços) nas localidades Jolda (São Paio) e Padreiro (Salvador) apresentado numa análise onde o inquérito é apresentado em quatro partes (Graus de cobertura da zona ribeirinha, estrutura da cobertura, qualidade da cobertura e naturalidade do canal fluvial) para fazer o inquérito relativo a sete troços fomos analisando os tipos de heterogeneidade e medindo desde logo os seus comprimentos.

3-Resultados

3.1-Caraterização da área de estudo

Esta área está classificada como SIC (sitio de importância comunitária) e rede natura 2000 (é uma rede ecológica para o espaço Comunitário resultante da aplicação das Diretivas n.º 79/409/CE (Diretiva Aves) e n.º 92/43/CE (Diretiva Habitat), o Rio Lima é um corredor ecológico de assinalável importância. Corre num vale aberto com margens abertas largas e planas, no leito de águas tranquilas, configura-se o estuário de pequenas ínsuas e zonas húmidas com vegetação herbácea típica de sapal.

Neste sítio estão identificados habitats naturais e seminaturais, dois dos quais têm estatuto de habitat prioritário de conservação. Neste sítio ocorrem as espécies como a lampreia, sável e a savelha. Também é possível encontrar alguns anfíbios como a rã-verde, a rela, a salamandra lusitânica, a salamandra de pintas-amarelas entre muitos outros.

3.1.1-Atributos biofísicos

A proliferação de vegetação nas margens do Rio Lima, nomeadamente espécies infestantes, como a acácia que foram trazidos da Austrália com o objetivo de fazer a contenção de areias está a tronar-se uma ameaça para as outras espécies, de um certo modo mancha qualquer paisagem ribeirinha.

A questão da poluição das águas do Rio Lima, levantam suspeitas em relação à qualidade da água que pode ser derivada á poluição doméstica, industrial como a de eficiência das estações de tratamento levantam suspeitas em relação à qualidade da água do rio.

A extração desenfreada e sem qualquer tipo de supervisão técnica e competente de inertes do leito do rio Lima é um dos grandes problemas da bacia hidrográfica que tem provocado a erosão e o desaparecimento no litoral e nas margens dos rios como também o descalçar das pontes, caso específico da Ponte de Lanheses.

O impacto das barragens na vida do Rio Lima quer a nível do caudal quer a nível da biodiversidade existente veio a  alterar,  peixes migradores (Sável e Lampreia) que estão a desaparecer e certas populações estão a aumentar em detrimento de outras. Veio também mudar a temperatura da água e os caudais e sedimentos, deixou de depositar areia, criou lodo e a alteração do ciclo das correntes.

3.1.2-Aspetos socioeconómicos

Relativamente aos aspetos socioeconómicos das zonas ribeirinhas do Rio Lima podemos distinguir uma economia rural baseada sobretudo na policultura, na autossubsistência familiar e entre outras atividades, onde podemos salientar:

-Área agro-florestal não muito expressiva, espaço florestal dominado por povoamentos de pinheiro e folhosas.

-Agricultura sem grande expressão, minifúndio com dominância dos sistemas de produção com policultura. A produção de forragens, cereais, sobretudo para auto utilização, e a vinha assumem particular destaque; de notar um número significativo de explorações especializadas na produção de vinhos de qualidade.

-Pesca artesanal no Rio Lima, a pesca da lampreia no estuário do Rio Lima é uma atividade com algum impacto social e económico, que serve de base para muitos dos pratos típicos da cozinha minhota.

-Proporciona a prática de desportos aquáticos como o jet-ski, a vela, o remo, a canoagem, a pesca ou simplesmente um passeio de barco, com partida da Marina.

3.2-Caraterização das zonas em estudo

Estas zonas estão classificadas numa lista nacional de sítios de uma rede ecológica europeia, conhecida por Rede Europeia Natura 2000,são caraterizadas por formações geológicas e ínsuas junto ao estuário do Rio Lima com vegetação herbácea típica de sapal, coexistindo com extensas orlas de areia, faixas marginais por vezes arenosas e com galerias ripícolas desenvolvidas ou transformadas em áreas agrícolas férteis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (818.9 Kb)   docx (604 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com