TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicabilidade da biossegurança e da bioetica na estetica

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  14.032 Palavras (57 Páginas)  •  940 Visualizações

Página 1 de 57

1.1 INTRODUÇÃO

               Temos como objetivo nesse trabalho, analisar e discutir questões relacionadas a estética , que visam melhorar e aperfeiçoar a atuação do profissional no ambiente de trabalho, levando em consideração principios basicos de biossegurança e  da bioética. Realizaremos o desenvolvimento com base em pesquisas bibliográficas sobre assuntos que nos informará melhor em como ser um bom profissional,  e  em como ter uma boa relação e como preservar  os clientes para que eles possam se sentir seguros com o espaço fisico e com sua saúde. Observamos no decorrer do trabalho, que atitudes simples podem tornar nossa vida e ambiente  profissional mais proveitoso, seguro, saudavél e  com  comodidade  para todos.

Medidas como: cuidados com a iluminação do ambiente, na limpeza, nos recursos utilizados, treinamento adequado dos profissionais que irão atuar, organização, os cuidados e o relacionamento com o cliente, e como conversar com ele e passar a confiança desejada.

Temos também como objetivo, abordar os principais aspectos da bioetica, que é a preservação e aprimoramento da espécie humana. Os principios básicos a autonomia ou principios de liberdade que são referidos quando o profissional reserva o direito do cliente. A Beneficência ( fazer o melhor do ponto de vista ético e técnico-Assistencial ),Justiça ( equidade de bens e recursos considerados comuns: saúde, educação etc.) e a não- maleficencia ( dever de intencionalmente não causar o mal e/ou danos ao cliente); Contudo na area da bioética indicaremos recursos utilizados e denominados éticos que investiga todas as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana.

          Na biossegurança, como o próprio nome diz, tem o objetivo de nos proporcionar segurança na area do trabalho tanto para o profissional quanto ao cliente. As clinicas de estéticas, assim como outros ambientes de saúde , estão expostas a riscos e doenças infecto-contagiosas, e para isso as normas de biossegurança, oferece instrumentos de proteção individual e coletivas, para que não haja contaminações independentemente do tipo agravante, simples ou graves. Avaliar as condições presentes de uma clinica de estética, diagnosticar possiveis riscos, implementar regras de segurança e desenvolver recursos preventivos, é um ato de responsabilidade do empreendedor, tomar medidas de segurança tais como: extintores de incendio no local, saídas de emergência, inspeções nos elevadores e atiderrapantes em escadas, são medidas preventivas que podem evitar acidentes e salvar vidas.

2 O BEM ESTAR DO INDIVIDUO


2.1 NUTRIÇÃO E PESO IDEAL

Nutrição è a ciência que se ocupa dos alimentos e dos nutrientes e seus outros componentes.e a combinação de processos através dos quais organismo recebe e utiliza os elementos necessários para obtenção de energia, a manuntenção de susa funções físicas,biológicase mentais e a formação e desenvolvimento e regeneração dos tecidos.(GALISA M.S,2008)

Apesar da alimentacão e a nutrição se relacionarem entre si são etapas de significados e ações diferentes.A nutrição inicia se após a ingestão dos alimentos e dependente da qualidade e na quantidade dos componentes da alimentação.(GALISA M.S,2008)  

O Peso ideal está relacionado a quantidade e qualidade dos alimentos que um indivíduo deve receber nas 24 horas do dia,afim de manter equiilibrio ao seu organismo. Cada indivíduo tem exigência distintas,consoante ás caracteristicasdo seu organismo e sua situação biológica.

Pedro Escudero estabeleceu regras constantes e invariavéis que são aplicavéis a todos os individuos e ás denominuou ‘Leis Fundamentais Da Alimentação’,são elas quantidade, qualidade, harmonia e adequação . Como cada indivíduo tem um organismo diferente para cada organismo existe um peso ideal,e para chegar nesse peso ideal o indivíduo deve seguir um plano alimentar específico para o seu organismo que incluam os preceitos fundamentais,finalidades e leis da alimentação. (GALISA M.S,2008)  

A beleza corporal, está muito em alta as pessoas cada vez mais procuram os metódos para uma vida saúdavel e a procura de um corpo padrão, seguindo dietas, acadêmicas e clinicas de estética, as celebridades hoje em dia são valorizadas por um padrão estético que por qualquer outro motivo.(Ana paula pujol 2011)

Segundo Ana Paula Pujol, as pessoas de boa aparência são muito mais remuneradas. Além disso, eles afirmam que a penalidade pela simplicidade é 5% a 10% maior que o prêmio pela beleza, esse fato pode ser verificado tanto para as mulheres quanto para os homens, o que explica, em parte, o aumento da demanda de bens e serviços ligados á beleza na décadas de 1970 a 1980.

O mercado estético vem conquistando um grande espaço no mercado, os consultórios estéticos e clínicas cirurgicas estão em expansão, considerando fábricas de um corpo ideal, os produtos para ganho de massa corporal e emagrecimento estão explodindo cada dia mais, deixando as pessoas satisfeitas.

A beleza é um importante elemento no mercado de trabalho, os investimentos em novos produtos para beleza e estética, fazem que as perfumarias e indústria em cosméticos, empregam muitas pessoas, inclusive no Brasil que vem tendo um grande investimento nos últimos anos. A procura quanto mulheres ou homens por novas tendências e serviços que atendem á eles, deixando com a auto-estima alta e psicológicas. Em meios a essas buscas pela beleza, exige-se muito o aperfeiçoamento de profissionais na área como cirurgiões plásticos, dermatologistas, tecnólogos em comestologia e estética, fisioterapeutas, esteticistas e nutricionistas, para acompanhar os avanços produzidos nesta área, no que se refere a uma investigação cientifica, produção e aplicação de produtos, jtecnologias e metódos.(Ana paula pujol 2011)

Conforme Ana Paula Pujol, não há duvida de que os números refletem importância da beleza em nosso país. Somente na fabricação de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, 24,9 bilhões foram comercializados em 2009 e a expectativa é que o mercado cresça em torno de 10% a cada ano, conforme as estatisticas da associação Brasileira de Indústria de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos ( ABIHPEC ) ( Associação Brasileira de Indústria de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos ).

A indústria da beleza é um grandioso mercado em todas classes sociais, desde vendedores ambulantes ou a domicílio até esteticistas e cirurgiões plásticos qualificados em nível profissional. A profissão de nutricionistas nos últimos anos ela vem conquistando um espaço muito grande no mercado profissionalizante, e cada vez mais vem inserindo em setores e serviços diferenciados.

 O reconhecimento da nutrição com ciência, associado ao número de profissionais lançados no mercado de trabalho, tende-se a desenvolver neles a escolha de uma linha de pesquisa, aperfeiçoamento e área de atuação específica. Como exemplos: A nutrição relacionada com a Cardiologia, a Nefrologia, a Oncologia, a prática esportiva, entre outras e agora, conforme a demanda do mercado, a nutrição aplicada á estética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (83 Kb)   pdf (478.1 Kb)   docx (201 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com