TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICABILIDADE DA BIOSSEGURANÇA E DA BIOÉTICA NOS RECURSOS ESTÉTICOS - PIM I

Exames: APLICABILIDADE DA BIOSSEGURANÇA E DA BIOÉTICA NOS RECURSOS ESTÉTICOS - PIM I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  1.459 Visualizações

Página 1 de 7

3.2 Métodos de prevenção - utilização de EPI's e EPC's.

Equipamentos de Proteção individual (EPI's)

Os procedimento adotados durante a realização de atividades na área de beleza, seja manuseando clientes, produtos químicos ou utensílios requerem obrigatoriamente a utilização sistêmica de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's). Dessa forma, os estabelecimentos de beleza devem adequar-se quanto à implantação do uso rotineiro e adequado de EPI's por parte dos profissionais.(Ramos, ano, p.109).

EPI é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador e destinado a proteção de riscos susceptíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.(Ramos, 2009, p. 109).

Um dos principais fatores para escolha do EPI adequado é saber o grau de risco e os agentes que favorecem ou se expõem a esses riscos.O uso inadequado de EPIs deixa de proteger o paciente, o profissional e sua equipe. (manual de biossegurança)

Segundo Monteiro et al ,tais medidas compreendem o uso combinado ou não de Equipamentos de Proteção Individual - EPI (luvas, aventais, máscaras, protetores oculares e botas) para proteger áreas do corpo expostas ao contato com materiais infectantes.

Os profissionais da área de beleza devem obrigatoriamente utilizar equipamentos de proteção individual, para protegê-los contra os riscos da contaminação química, física e biológica. A empresa fica responsável em fornecer ao empregado, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento

São exemplos:

Gorro

Figura 1.

Fonte: http://www.lagrotta.com.br/descartaveis/toucas/touca_disco.asp

O gorro é a medida de proteção tanto para o profissional quanto para o paciente, pois evita a contaminação dos cabelos por aerossóis, micropartículas constituídas por microorganismos, matéria orgânica e fragmentos expelidos pela boca.

Recomendações

• prender o cabelo;

• cobrir todo o cabelo com o gorro;

• deixar as orelhas protegidas pelo gorro;

• evitar brincos;

• ao retirar o gorro, puxe-o pela parte superior central e descarte-o no recipiente de resíduos.

• Observar sempre a necessidade de trocar o gorro de um paciente para o outro.

Jaleco e avental protetor / uniforme para procedimentos não-invasivos

Figura 2

Fonte: http://www.jalecosprimeiracor.com.br/jaleco/jaleco-feminino-tradicional-f001/

O jaleco deve ser utilizado sempre durante todo procedimento, tanto ambulatorial quanto cirúrgico. deve ter mangas longas, gola alta, comprimento abaixo dos joelhos e punhos sanfonados para melhor adaptação às luvas.

A troca deve estar de acordo com o número de atendimentos de pacientes, sujidade ou respingos. Após o expediente, deixar o jaleco em cabide exclusivo para esta finalidade.

Tanto o jaleco quanto o avental devem ser transportados em sacos plásticos e quando forem encaminhados para lavagem. Devem ser colocados em balde destinado a descontaminação prévia à lavagem, podendo ser utilizada solução de hipoclorito de sódio a 1%, durante 10 minutos, separadamente das demais peças do vestuário doméstico.

O uso desses uniformes fora do recinto terapêutico é desaconselhado.

Luvas

Figura 3 e 4.

Fonte: http://canalsuperepi.com.br/luva-vinil-danny-vinil-transparente/

http://www.lojacentralepi.com.br/produto.php?id=187

As luvas são importantes porque servem de barreira de proteção das mãos em contato com sangue, fluido corpóreo, pele não íntegra e mucosa, reduzem o risco de exposição a sangue fresco, reduzem a possibilidade de contaminação do cliente pelo profissional e sua equipe, previne a contaminação durante os procedimentos.

Geralmente são usados três tipos de luvas de:

látex de procedimentos cirúrgicos;

látex de procedimentos;

utilidade geral.

Máscara

Figura 5

Fonte: http://www.lagrotta.com.br/descartaveis/mascaras/mascara_elastico.asp

O uso de máscara é obrigatório durante os procedimentos, protegendo as vias aéreas superiores tanto do profissional quanto do paciente.

Recomendações:

• solicitar ao comerciante o potencial de filtração referido pelo fabricante;

• não puxar a máscara para o pescoço, após o procedimento;

• não reutilizar máscaras descartáveis;

• observar o tempo de uso das máscaras (máximo de 1 hora);

• trocar a máscara sempre que sentir umedecida;

• não tocar na máscara após sua colocação;

• trocar a máscara sempre que espirrar ou tossir;

• não permanecer com a máscara após uso, pendurada no pescoço;

• descartá-la, após o uso, em recipiente.

Visor Facial Ou Óculos

Figura 6

Fonte: http://www.conekplas.com.br/epi.php

Os olhos e a face dos trabalhadores e do paciente devem ser protegidos de 4 riscos básicos:

• risco de impacto por procedimentos que gerem projéteis;

• risco de espirros decorrentes de procedimento que envolva material molhado;

• risco de radiação de fontes eletromagnéticas (laser, microondas, ultravioleta, raios x e radiação térmica);

• risco de fadiga visual associado à luz muito forte ou fraca ou reflexo.

Características dos dispositivos de proteção para a face e os olhos

• resistência a líquidos;

• fácil colocação;

• durabilidade e resistência à desinfecção;

• proteger as laterais da face.

Equipamento de Proteção Coletiva (EPC's)

Como o próprio nome sugere, os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC's) dizem respeito ao coletivo, devendo proteger todos os trabalhadores e clientes expostos a determinados riscos, por exemplo, sinalização de segurança, cabines de segurança biológica, capelas químicas e extintores de incêndio, dentre outros.(Ramos,2009, p.124)

Os equipamentos de proteção coletiva (EPC's) visam proteger o meio ambiente, a saúde e a integridade dos ocupantes de determinada área, diminuindo ou eliminando os riscos provocados pelo manuseio de produtos químicos, principalmente os tóxicos e inflamáveis, além de agentes microbiológicos e biológicos. Podem ser de uso rotineiro ou para situações de emergência, devendo estar instalados em locais de fácil acesso e devidamente sinalizados. (Mastroeni, 2006, p. 44).

Extintores

Figura 7

Fonte: http://www.cro-rj.org.br/biosseguranca/Manual%20Biosseguranca%20praticas%20corretas.pdf

Os extintores de incêndio são equipamentos de segurança que possuem a finalidade de extinguir ou controlar incêndios em casos de emergências. Em geral trata-se de um cilindro contendo um agente extintor sob pressão que pode ser levado até o local do incêndio.(Ramos, ano, p. 124).

Todo extintor deve possuir o selo da ABNT nas cores verdes e amarelas, devendo, conforme determina a NR-23, os extintores estar sem local de fácil visualização e acesso, em que haja menos probabilidade de o fogo bloquear o acesso. o piso deve ser dermacado na cor vermelha, com área mínima de 1m², a qual não pode ser obstruída de forma alguma, os extintores não devem estar localizados nas paredes das escadas. (Mastroeni, 2006, p.48)

É necessário conhecer os tipos de extintores, pois para cada classe de incêndio há um agente extintor mais indicado. Como agentes extintores, temos a água, espuma, pó quimico seco, gás carbônico e gases halogenados. o erro na escolha de um extintor pode se tornar inútil o esforço de combater as chamas ou piorar a situação, aumentando as chamas, espalhando-as ou criando novas causas de fogo. Os tipós de extintores a serem adquiridos , quantidade e locais para instalação são definidos pelo corpo de bombeiros a partir de uma vistoria, a qual é obrigatória.(Mastroeni, 2006, p. 48)

EXTINTOR DE INCÊNDIO A BASE DE ÁGUA

Utiliza o CO2 como propulsor, é usado em papel, tecido e madeira. Não usar em

eletricidade, líquidos inflamáveis, metais em ignição.

EXTINTOR DE INCÊNDIO DE CO2 EM PÓ

Utiliza o CO2 em pó como base, a força de seu jato é capaz de disseminar os

materiais incendiados. É usado em líquidos e gases inflamáveis, fogo de origem elétrica.

Não usar em metais alcalinos e papel.

EXTINTOR DE INCÊNDIO DE PÓ SECO

Usado em líquidos e gases inflamáveis, metais do grupo dos álcalis, fogo de origem

elétrica.

EXTINTOR DE INCÊNDIO DE ESPUMA

Usado para líquidos inflamáveis. Não usar para fogo causado por eletricidade.

EXTINTOR DE INCÊNDIO DE BCF

Utiliza o bromoclorodifluorometano. É usado em líquidos inflamáveis, incêndio de

origem elétrica. O ambiente precisa ser cuidadosamente ventilado após seu uso.

MANGUEIRA DE INCÊNDIO

Modelo padrão, comprimento e localização são fornecidos pelo Corpo de

Bombeiros.

Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs)

Os equipamentos de uso coletivo nem sempre significa os de manipulação pessoal. Um exemplo clássico é o sistema de ventilação central com deficiência de exaustão. Tal anormalidade pode comprometer seriamente o ambiente de trabalho que manipula produtos químicos voláteis, tóxicos entre outros, levando a sérios riscos aos trabalhadores se não utilizarem capelas químicas de forma adequada. Daí a importância de utilizar os equipamentos de segurança coletiva (Almeida-Muradian, 2000).

Os Epc's são utilizados para a proteção coletiva no ambiente de trabalho, ocorre através do uso de equipamentos que minimizam os riscos a sáude do trabalhador, protegendo a integridade fisíca do indivíduo.

Cabine de segurança biológica

Figura 8

Fonte:http://www.engine-es.com.br/produtos_cabinedesegurancabiologica.php

Geralmente são usadas como contenção primária no trabalho com agentes de riscos biológicos, minimizando a exposição do operador, do produto ou do ambiente. Essas cabines são providas de filtros HEPA e fluxo laminar de ar. Tendo capacidade de filtrar partículas de até 0,3 micrômetro com uma eficiência de no mínimo 99,97%. Os filtros HEPA não retêm substâncias químicas vaporizadas ou sublimadas (Azevedo, 2001)

Capelas de exaustão química

Figura 9

Fonte: http://www.union.ind.br/linha-laboratorial/98/49/Capela-de-Exaust%C3%A3o-CQU-800.html

São utilizadas para a proteção do trabalhador em diversos procedimentos industriais, pois são feitas manipulações contendo pós, líquidos voláteis, gases entre outros. O sistema consiste em dutos de ar, em exaustor e um sistema de filtros. A exaustão localizada é o método mais eficaz para captar esses poluentes antes de atingir a zona de respiração dos operados. Um teste de avaliação de risco deve ser efetuado, antes dos trabalhados utiliza-los (Profiqua, 1995).

Conclusão EPI'S e EPC'S

Para que se tenha uma proteção efetiva, é imprescindível uma reciclagem continua desses profissionais através de treinamento e disponibilização das informações atualizadas quanto ao uso adequado dos EPI's e EPC's. Equipamento utilizados inadequadamente, propiciam um risco ainda maior, devido as condições de manuseio inadequadas.

...

Baixar como  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »