TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicar estatísticas na área de administração

Projeto de pesquisa: Aplicar estatísticas na área de administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A Estatística é uma ferramenta um conjunto de técnica e métodos de pesquisa e análise de dados que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizada uma ciência de analise de dados muito importante para administração e esta presente em quase todas as áreas; com o passar do tempo tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais as técnicas estatísticas vêm colaborando com os estudos organizacionais.

O grande marco da sua colaboração foi no gerenciamento e controle de qualidade, onde o controle estatístico de processo surgiu como uma solução para os problemas de qualidade revolucionando o sistema de produção.

Este trabalho se propõe a estudar a estatística aplicada á administração, dedicando maior atenção ao controle na produção, no caso especifico estamos avaliando uma determinada marca de café e sua fidelidade nas informações em sua embalagem, principalmente quanto ao seu peso, também analisaremos a proporção de possíveis erros.

O cidadão comum pensa que a estatística se resume apenas a apresentar tabelas de números em colunas esportivas e/ou econômicas de jornais e revistas, ilustradas com gráficos, pilhas de moedas, etc., ou quando muito associam a estatística à previsão de resultados eleitorais.

A estatística não se limita somente a compilar tabelas de dados e os ilustrar graficamente. Sir Ronald Fisher (1890-1962), em seus trabalhos, iniciou a estatística como método científico. Desta forma, o trabalho do estatístico passou a ser o de ajudar a planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis.

É necessário ter em mente que a estatística é uma ferramenta para o gestor ou executivo, nas respostas dos seus problemas que podem ser explicados por uma análise de dados. Para ela ser bem usada, é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, e acima de tudo que o gestor ou executivo desenvolva um espírito crítico e jamais deixe de pensar. Pois “E fácil mentir usando a estatística, o difícil é falar a verdade sem usar a estatística”.

A metodologia também consiste em estudos teóricos sobre a estatística na administração, estudo das abordagens da qualidade e das técnicas estatísticas no controle de qualidade, dos estudos realizados observou-se que o controle de qualidade nasceu como uma solução na redução de custos, de desperdícios, na uniformização e na normalização da produção, auxiliando as empresas a racionalizarem e maximizarem os seus recursos tornando-as mais competitivas e sólidas. Um conjunto de ferramentas essencial no controle de qualidade é o CEP, controle estatístico de processo, esse sistema e utilizado para sumarização de dados e também tomada de decisão baseando se em dados. Nessas funções ela é uma ferramenta chave, e a única ferramenta segura que utiliza a metodologia estatística para fazer com que o processo de uma empresa possa ser visualizado, avaliado, modificado e melhorado.

A aplicação da Estatística na área de Administração

Em Administração, a analise estatística funciona como uma importante ferramenta para se diagnosticar problemas de gerenciamento em diferentes setores de uma empresa e para propor politicas de investimentos mais eficientes dentro da própria empresa.

A estatística também pode ser usada na área de marketing, que se serve de diversos tipos de pesquisas. Ex: avalia a satisfação dos clientes, a aceitação de uma nova marca e pesquisas com os funcionários, na área de produção para auxiliar no controle de qualidade.

“Os campos de aplicação da Estatística são muitos e os mais variados.”

Conceito e Aplicação de Estatística

A estatística é a ciência que dedica à coleta, análise e interpretação de dados. O objetivo é a produção de melhor informação com os dados disponíveis. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes de onde estes foram retirados, para assim melhor compreender as situações.

Aplicações

Algumas ciências usam a estatística aplicada tão extensivamente que elas têm uma terminologia especializada. Estas disciplinas incluem:

Bioestatística;

Contabilometria;

 Controle de qualidade;

 Estatística comercial;

 Estatística econômica;

 Estatística engenharia;

 Estatística física;

 Estatística populacional;

 Estatística psicológica;

 Estatística social (para todas as ciências sociais)',

 Física quântica;

 Geoestatística;

 Pesquisa operacional;

 Análise de processo e quimiometria (para análise de dados da química analítica e da engenharia química)

Aplicação Prática de Estatística com Tabela e Gráfico

O gráfico em questão terá a finalidade de demonstrar a projeção dos valores de vendas de diversos produtos durante o primeiro trimestre de um determinado ano em relação à taxa de projeção aplicada a cada mês.

amostra Peso (gr)

1 0,513

2 0,513

3 0,513

4 0,515

5 0,515

6 0,513

7 0,515

8 0,515

9 0,518

10 0,518

11 0,518

12 0,513

13 0,515

14 0,513

15 0,515

16 0,515

17 0,513

18 0,515

19 0,523

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com