TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação dos conceitos de controle estatístico de processos na indústria de fundição em Northern Catarina

Projeto de pesquisa: Aplicação dos conceitos de controle estatístico de processos na indústria de fundição em Northern Catarina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.972 Palavras (8 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução. O desafio proposto para nossa equipe, é a construção de um Relatório conforme estudo de caso apresentado a seguir, destinado ao Diretor da empresa, contendo os resultados da pesquisa estatística de controle de qualidade para o lote em questão; desta forma, o diretor também poderá verificar a efetividade do trabalho da empresa. A relevância do desafio está pautada na possibilidade de utilização do estudo e compreensão de dados estatísticos e suas implicações como ferramenta de reflexão e meio de intervenção na área administrativa. Temos a função de atuar como supervisores do departamento de controle de qualidade de uma fábrica, e estamos encarregados de verificar o processo de controle de qualidade do empacotamento e pesagem de sacos de café que têm registrados nas embalagens “1 kg”. Escolhemos uma amostra predeterminada de pacotes de café e efetuamos os procedimentos estatísticos de controle de qualidade, para determinar a aprovação ou reprovação deste lote para comercialização. Vale lembrar que respeitamos as regras determinada desta empresa, e para que o lote obtenha aprovação, o desvio padrão máximo tolerável é de 0,05 kg (ou 5 gramas).

Etapa 1. Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo em uma indústria de fundição do Norte Catarinense.

Uma indústria de fundição que produz blocos para veículos automotores atua em um mercado bastante competitivo, pois fornece seus produtos a grandes nomes da indústria automotiva mundial onde a qualidade é um aspecto qualificador e também ganhador de pedidos. Portanto foram realizados vários testes objetivando verificar a presença de normalidade na distribuição da série ou a existência de autocorrelação foram também realizados estimativos da média e do desvio padrão e vários outras analises foram realizadas. Os resultados obtidos com a utilização dos diversos gráficos e analises de controle para amostras do tamanho unitário, juntamente com a estimação do índice de capacidade, atenderam de forma razoavelmente satisfatória as expectativas esperadas.

Conceitos e aplicações da estatística:

Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. Existem dois tipos de conjuntos de dados que são chamados populações e amostras, que somam em um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que envolve o planejamento, a coleta qualificada de dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações com o objetivo de fornecer métodos e técnicas para lidarmos, com situações sujeitas as incertezas. Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a toda população que pode utilizá-las para o desenvolvimento de atividades. A estatística tem uma diversidade de atuação dos campos de conhecimentos humanos, das ciências naturais e sociais. Métodos que vem sendo aplicadas e utilizadas no aprimoramento de produtos agrícolas, no controle de tráfico, nos índices de desemprego, em previsões de surtos epidêmicos e em várias outras áreas. A estatística permite identificar situações críticas e consequentemente, atuar no seu controle, desempenhando papel crucial da evolução porque as informações são concisas, especificas e eficazes, fornecendo ferramentas importantes para as empresas e instituições para que possam definir suas metas, avaliar seu desempenho, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria continua de seus processos e suas decisões. Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. Existem dois tipos de conjuntos de dados que são chamados populações e amostras.

População: É o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.

Amostra: É um subconjunto de uma população.

Parâmetro: É uma descrição numérica de uma característica de população.

Estatística: É uma descrição numérica de uma característica da amostra.

Estatística descritiva: É o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.

Estatística inferencial: É o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra, a ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

Definição dos dados: Dados qualitativos consistem em atributos classificações ou registros não numéricos, já os dados quantitativos consistem em medidas ou contagens numéricas;

Níveis de medida:

Outra característica dos dados é o seu nível de medida. O nível de medida determina quais cálculos estatísticos são significativos. Os quatro níveis de medida, do mais baixo para o mais alto, são: nominal, ordinal, intervalar e racional. Os dados que estão no nível de medida nominal são somente qualitativos. Nesse nível, os dados são categorizados usando-se nomes, marcas ou qualidades. Nenhum cálculo matemático pode ser feito nesse nível. Os dados que estão no nível de medida ordinal são qualitativos ou quantitativos. Nesse nível, os dados podem ser arranjados em ordem, mas as diferenças entre os registros de dados não são significativas. Os dados que estão no nível intervalar de medida são quantitativos. Os dados podem ser ordenados e é possível calcular diferenças significativas entre os registros de dados. No nível intervalar, um registro nulo representa simplesmente uma posição na escala; o registro não é um zero inerente. Os dados que estão no nível racional de medida são similares aos do nível intervalar, com a propriedade adicional de que um registro nulo é zero inerente. Uma razão entre dois valores dos dados pode ser formada para que os valores possam ser expressos como múltiplos de outro.

Coleta de dados:

Há várias maneiras de coletar dados: Frequentemente, o foco do estudo determina a melhor maneira de coletá-los. Fazendo um censo, um censo é a contagem ou medição de toda uma população. O censo fornece informações completas, mas é frequentemente dispendioso e difícil de ser realizado. Usando uma amostra, é uma contagem ou medição de parte de uma população. As estatísticas calculadas a partir da amostra são usadas para predizer vários parâmetros populacionais. Uma simulação é o uso de um modelo matemático ou físico para reproduzir as condições de uma situação ou de um processo.

Técnicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com