TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apontamentos Sobre O Simbolo Da Pedagogia

Trabalho Universitário: Apontamentos Sobre O Simbolo Da Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  8.749 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XI

COLEGIADO DE PEDAGOGIA

ACADÊMICO: JARELE ROCHA

APONTAMENTOS SOBRE O SIMBOLO DA PEDAGOGIA

Sabemos que a pedra símbolo da pedagogia é a SAFIRA AZUL e a cor o Lilás, que simboliza espiritualidade e sabedoria. O anel de formatura do Pedagogo, portanto tem a safira azul e como símbolos a flor-de-lis e um livro aberto.

Mas quanto ao símbolo da profissão, isto é ainda muito controverso. Para alguns a Coruja é o símbolo da Pedagogia, porquanto representa a sabedoria, inteligência, astúcia, sensibilidade, visão e audição ao longe, superpotentes. A coruja, é também, o símbolo da filosofia.

Há quem entenda, por outro lado, que na realidade a coruja é o símbolo das licenciaturas em geral e não especificamente da pedagogia, tanto que está presente no anel de formatura de diversas profissões. Logo a Pedagogia a adota por ser uma Licenciatura, mas não é especificamente um símbolo da própria Pedagogia em si.

Há quem entenda que a coruja quando associada à pedagogia deve estar sobre o livro aberto que é o símbolo do conhecimento, do saber, do oferecimento da educação. O livro está presente sem a coruja, como símbolo no anel de formatura em Pedagogia.

Há os que entendem que o símbolo da pedagogia é a flor-de-lis, flor heráldica, símbolo real, tem por base o triângulo, que representa a água, em cima encontra-se a cruz (conjunção e realização espiritual).

Na idade média foi considerada emblema de iluminação e atributo do senhor, é, ainda, símbolo de direção para os Chineses e outros povos e também simboliza a orientação o caminho. A flor-de-lis é um dos símbolos que está presente no anel de formatura em Pedagogia

Por fim temos o símbolo profissional da Pedagogia, também adotado em vários lugares que é o Caduceu com a Flor-de-lis. Não confunda o caduceu com o bastão de Asclépio (símbolo da Medicina). Os romanos utilizavam o caduceu como símbolo do equilíbrio moral e da boa conduta: o bastão expressa o poder; as duas serpentes expressam a sabedoria; as asas representam a virtude. O dourado representa a luz do saber. A Flor-de-lis é a representação da orientação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com