TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS PREVENCIONISTAS NA MELHORIA CONTINUA DO GERENCIAMENTO DE RISCOS

Por:   •  11/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.627 Palavras (19 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 19

INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

TÚLIO HENRIQUE SILVA COSTA

VINICIUS JOSE APPOLLONI

APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS PREVENCIONISTAS NA MELHORIA CONTINUA DO GERENCIAMENTO DE RISCOS

Itumbiara

2018

TÚLIO HENRIQUE SILVA COSTA

VINICIUS JOSE APPOLLONI

APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS PREVENCIONISTAS NA MELHORIA CONTINUA DO GERENCIAMENTO DE RISCOS

Este projeto de pesquisa tem como finalidade obtenção de nota parcial em todas as disciplinas do oitavo período do Curso de Engenharia de Produção do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, GO.

Orientado por: Profª Lissandra Andrea Tomaszewski

Itumbiara

2018

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        6

2.1.        Gestão de Riscos        6

2.2.        Análise de Riscos        7

2.3.        Análise Preliminar de Riscos        7

2.4.        Análise dos Modos Falha e Efeito        8

2.5.        Programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA)        9

2.6.        HAZARD AND OPERABILITY STUDIES (HAZOP)        9

2.7.        Ovako Working Posture Analysing System (OWAS)        10

2.8.        Rapid Upper Limb Assessment (RULA)        11

2.9.        NATIONAL INSTITUTE FOR OCCUPATIONAL SAFETY AND HEALTH (NIOSH)        11

2.10.        METODOLOGIA GUT - GRAVIDADE, URGÊNCIA E TENDÊNCIA        12

3.        METODOLOGIA        13

4.        RESULTADO E DISCUSSÃO        13

5.        CONCLUSÕES        14

6.        REFERÊNCIAS        15

7.        ANEXO A – TABELA DE ARTIGOS        17

        


  1. INTRODUÇÃO

Esse projeto de pesquisa irá estudar a influência de ferramentas prevencionistas na melhoria continua do gerenciamento de riscos, para tal se pautará em doze artigos que darão embasamento teórico para a efetivação do trabalho. O interesse em abordar esse assunto se faz por saber que a disponibilidade de ferramentas está relacionada diretamente à gestão de riscos, que tem por sua vez que se precaver para que não haja falhas na operação e que sempre se mantenha a integridade dos operadores.

A competitividade cada vez mais crescente dos mercados vem fazendo com que as organizações busquem cada vez mais possibilidades que ofereça sucesso ao seu negócio, buscando sempre soluções diferenciadas que possam garantir vantagem competitiva sobre a concorrência. Com esse intuito, o gerenciamento de riscos vem apresentando grande importância no contexto empresarial.

De acordo com o Guia PMBOK (2008), o gerenciamento de riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Tem como objetivo aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto de eventos negativos na operação.

O gerenciamento de riscos pode ser definido como o processo de identificação, avaliação e priorização de riscos. Faz necessária a aplicação coordenada recursos para minimizar, monitorar e controlar o impacto de eventos indesejáveis (HUBBARD, 2009).

Basicamente, o gerenciamento de riscos se trata de um conjunto de técnicas com o intuito de reduzir ao mínimo possível os riscos existentes em qualquer tipo de atividade, enfocando o tratamento aos riscos que possam causar danos pessoais, ao meio ambiente e a imagem da empresa.

Com esse propósito surge uma dúvida. O que é necessário para que o gerenciamento de riscos obtenha sucesso?

Na hipótese de encontrar uma solução para essa pergunta foi feito uma análise crítica sobre os doze artigos pesquisados, podendo assim identificar metodologias e ferramentas utilizadas incomumente apesar de se tratarem de empresas distintas e processos diferentes. Os métodos e ferramentas utilizadas na exploração desses estudos de caso foram: Análise de Riscos, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Check List, Análise de Operabilidade de Perigos (HAZOP), Análise Preliminar de Riscos (APR), Gestão de Riscos, Análise dos Modos Falha e Efeitos (FMEA), RULA e GUT (Gravidade, Urgência e Tendência).

Tendo esse ponto de partida pode-se considerar que o fato do gerenciamento de risco ser abrangente em todas as atividades operacionais é indispensável o envolvimento e capacitação de pessoas que estão ligadas diretamente no ambiente de trabalho. Isso pode garantir o maior sucesso na implantação dessas ferramentas e métodos.

Com base na problemática apresentada o objetivo geral deste expõe a necessidade de se implantar um sistema efetivo de gerenciamento de risco podendo assim garantir a segurança dos colaboradores, podendo ter um maior aproveitamento produtivo de pessoas e processos, já que a otimização do processo é um fator fundamental para o sucesso da organização. De maneira a se atingir esse objetivo, é necessário efetuar a interligação das ferramentas para que sejam realizadas ações preventivas que promovam a redução ou eliminação dos riscos que podem ser identificados na operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (284.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com