TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apple computer 2006

Por:   •  17/12/2016  •  Dissertação  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

Apple computer 2006

Sobre o “Apple Computer, 2006”, podemos verificar um gama de medidas que culminaram na ascensão de Steve Jobs e sua equipe a partir da sua retomada em 1997. Logo, após a um bom período de problemas de gestão e também financeiros.

Sendo que este último nos remete a uma análise mais crítica diante da abordagem do momento nesta disciplina de Gerenciamento de Custos. Afim de ajudar a entender o contexto em que está inserido a empresa, busquei mais informações em vídeos e textos paralelos.

        A trajetória de sucesso da empresa Apple Computer começa em 1976, com a dupla Steve Jobs e Steve Wozniak, trabalhando na garagem da família de Steve Jobs. Em poucos anos de formação venderam mais 200 unidades do então “Apple I”. Depois os dois lançaram o Apple II e no início da década de 80 foram ameaçados com a entrada da empresa IBM no mercado de PCs. Com a visita a empresa Xerox, Steve conseguiu incrementar novas tecnologias e em 1984 a Apple introduziu o Macintosh, um computador de uso residencial e pessoal. Porém, não teve muita aceitação no mercado devido a sua falta de compatibilidade com alguns softwares. Fato, que ajudou a agravar a crise e culminou na saída de Steve Jobs do seu papel operacional. O seu retorno se deu em meados de 1997 com outra crise na Apple, com algumas ações desordenadas de Spindler e agravada com as 3 reorganizações realizadas por Amélio.

        Observo que Steve Jobs retornou a Apple com grande preocupação em reorganizar totalmente a empresa e com o desenvolvimento de produtos, ou seja, novos projetos. Com retorno a Apple, Jobs ataca de forma agressiva os custos da empresa e acaba reduzindo ainda mais o quadro de pessoal e terceirizando muitas tarefas de fabricação. Visão de Gestor de Custos e assim, acaba fechando alguns setores e projetos da empresa onde não tinham retorno financeiro significativo.

A partir deste momento, Steve Jobs foca em novos projetos e engaja toda a equipe nestes. O gestor da Apple inicia uma serie de reorganizações na empresa, investindo em P&D e tecnologia de ponta. Consegue de forma sagaz fazer uma boa gestão dos gastos reduzindo a quantidade de projetos e primando por qualidade em tudo que era realizado pela empresa.

Vejo que a redução na quantidade de projetos foi acertada, pois com a redução de pessoal não vejo outra maneira a não ser reduzir a quantidade de projetos e melhorar a excelência destes. O gestor, conseguiu cortar custos sem impactar na qualidade e consegue se manter competitivo diante do mercado agressivo, expandindo o seu mercado de atuação. Busca ainda um caminho em uma direção mais especifica, acaba com alguns projetos e deixa de ter vários objetivos paralelos e foca em apenas um. Ser reconhecido no mercado e ter uma ótima aceitação.

Melhora as suas práticas na condução dos seus projetos e acompanhamento de forma mais frequente e minuciosa os custos dos projetos. Além disso, em alguns momentos, investe de forma estratégica em desenvolvimento tecnológico, o que garante grande ascensão no mercado.

Em suma, o gestor consegue reduzir os seus custos com a diminuição da quantidade de projetos, prima pela excelência, aposta no jogo de marketing, tem boa estratégia de gestão e principalmente mantem um controle frequente dos custos nos projetos. Investe de maneira acertada em projetos de tecnologia de ponta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com