TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Apple Computer 2006

Por:   •  21/12/2016  •  Resenha  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 4

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

YOFFIE, David B.; SLIND, Michael; Harvard Business School – 708-P03, Maio, 30, 2007

Resumo:

O artigo fala da história de sucesso da empresa Apple, que foi fundada pela dupla de jovens Steve Jobs e Steve Wozniak em 1976.

De início, criaram o Apple I e em poucos meses já haviam vendido 200 unidades do modelo. Logo mais, em 1978, a empresa lançou o Apple II que teve um grande sucesso e desencadeou uma revolução no mundo dos computadores.

Após se ver ameaçada pela IBM em 1981 a Apple introduziu em 1984 o Macintosh que teve uma limitação nas vendas devido a uma incompatibilidade de software.

A crise bateu na porta da Apple e em 1984, a administração da empresa afastou Jobs e nomeou John Sculley. Durante dez anos a empresa passou por mudanças, tanto em seus negócios, filosofia e cultura organizacional. Após a joint venture com o seu maior rival, a IBM, gastaram US$500 milhões em um novo sistema operacional falho e perderam posições no mercado, tiveram que reduzir o número de funcionários e terceirizar a maior parte da produção.

Em 1997, Jobs retorna para reorganizar a Apple, desenvolveu novos produtos, fechou divisões de empresas que não havia retorno e cancelou o licenciamento do Macintosh. Jobs continuou com a redução do quadro de funcionários e terceirizando tarefas de fabricação.

Jobs viu as receitas da Apple aumentarem após o ano de 2001 quando investiu no mercado de varejo e no final de 2005 após ter lançado o iPod que detinha 75% de mercado norte-americano neste setor.

Em 2006 a Apple completou 30 anos e a posição da empresa no mercado era indiscutivelmente mais difícil de definir do que em qualquer momento anterior. Suas ações estavam com preços altos e seu CEO, Steve Jobs, pode saborear um momento de triunfo em relação aos seus principais concorrentes que uma vez disseram que a Apple deveria fechar as portas e devolver o dinheiro para os acionistas.

Citações:

“Jobs declarou como missão da Apple levar um computador fácil de usar para todo homem, mulher e criança. Em abril de 1978, a empresa lançou o Apple II, uma máquina relativamente simples que as pessoas poderiam usar sem grandes segredos. O Apple II desencadeou uma revolução no mundo dos computadores que levou o mercado de PCs a uma cifra de US$ 1 bilhão em vendas anuais em menos de três anos. ” (Pág. 2)

“Em 1984, a Apple introduziu o Macintosh, estabelecendo um grande avanço em termos de facilidade de uso, projeto industrial e elegância técnica. Todavia, o fraco desemprenho do Mac e a falta de um software compatível limitaram suas vendas. Entre 1983 e 1984, o lucro líquido da Apple caiu 17%, levando a empresa a uma crise. ” (Pág.2)

“Sculley argumentava que era fundamental para a Apple reduzir custos de modo a permanecer competitiva. Em 1991, quando a pressão de preços atingiu a Apple, a empresa se mobilizou no sentido de reduzir seu número de funcionários em 10%. ” (Pág.4)

“No início de 2006, a Apple Computer preparava-se para comemorar seus 30 anos. {...} Um comentarista escreveu:  “Pare e olhe para a Apple por um segundo, já que ela é uma empresa estranha ... A Apple fabrica seu próprio hardware (Mac OS X) e cria programas que rodam neste sistema operacional ... Ela também produz os dispositivos eletrônicos de consumo que se conectam a todas estas coisas ( a família iPod em rápida multiplicação) e administra seu serviços on-line que fornece conteúdo para estes aparelhos ( o iTunes Music Store). Se juntássemos a Microsoft, a Dell e a Sony numa única empresa, teríamos algo semelhante à diversidade da biosfera tecnológica da Apple ... A Apple está operando sua própria tecno-economia fechada em miniatura”.

Comentários:

Seguindo a linha de compreensão do texto, podemos analisar que a Apple teve os seus altos e baixos e com o passar dos anos a empresa foi se reinventando.

Os diretores da Apple, independente de suas características, sempre souberam planejar e avaliar quais recursos usariam para manter a empresa competitiva. Em meio a essas citações onde vimos a ‘explosão’ da Apple no mercado (1978) em seguida uma crise (1984) e por último um recesso de custos (1991), faz-se refletir que as ações que foram tomadas estavam de certa forma corretas e ajustadas positivamente para a empresa.

Seus diretores, ao longo dos anos, souberam estimar custos desenvolvendo as medidas corretas para execução do projeto; souberam controlar os custos influenciando no que diz respeito as mudanças no orçamento do projeto, exemplo disso: quando aumentaram ou diminuíram o investimento em P&D.

E por fim, vale ressaltar que medidas de ação corretiva e preventiva, que são características de ‘entrada’ no controle de projetos, foram usadas quando se reduziu os números de funcionários, terceirizou-se a produção e cortou-se a folha de pagamento.

Ideação:

O criador da Apple, Steve Jobs, com a visão de querer “mudar o mundo através da tecnologia” soube desde a sua primeira atuação criar a fusão entre tecnologia, moda, marca, design industrial e informática em todos os produtos.

Assim como o iPod fez história, hoje, o iPhone é o auge da nova cultura da empresa, ele demarca um novo paradigma nas relações de interação com os telefones e na integração destes com a internet e com computadores. Ele representa um jeito simples de usar tecnologia, de forma criativa para um mercado e público diferenciados.

A ideia, curiosa, que fica, é que a Apple sempre soube fazer poucas coisas bem-feitas para serem bem vendidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com