TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem Organizacional

Artigo: Aprendizagem Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2013  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 7

1. Leia o seguinte caso:

Carlos Andrade foi nomeado para substituir o antigo presidente do grupo empresarial Xambri. Seu principal desafio será transformar a cultura de uma empresa familiar em uma nova cultura organizacional, fundada em novos valores, como profissionalismo, envolvimento e proatividade. Carlos sabe que essa não será uma tarefa fácil, principalmente em função da resistência dos gerentes e dos funcionários do grupo Xambri, que não estão acostumados com mudanças e participação nas decisões. Uma solução fácil seria demiti-los e contratar outros funcionários, mas Carlos não quer criar um clima tenso na organização. Prefere optar por um caminho que melhore o clima e estimule o envolvimento dos antigos funcionários.

Fonte: Disponível em: <http://public.inep.gov.br/enade2009/ADMINISTRACAO.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2013.

A partir da leitura do caso e dos conteúdos estudados ao longo da disciplina responda:

a) Qual/quais a (s) característica(s) /paradigma(s) organizacional/ organizacionais que a empresa Xambri apresenta? Justifique sua resposta, por meio de trechos do texto acima. (2,0 pontos)

A empresa Xambri tem como característica o engessamento, tendo como paradigma cultural e tradicional, no qual seus colaboradores trabalham com um território previamente determinado por seu superior.

Carlos sabe que essa não será uma tarefa fácil, principalmente em função da resistência dos gerentes e dos funcionários do grupo Xambri, que não estão acostumados com mudanças e participação nas decisões.

b) Apresente e justifique 03 características que Carlos deve assumir enquanto gestor, que irá melhorar a cultura e o clima organizacional da Xambri? (2,0 pontos)

- Valorizar o saber das pessoas:

Com certeza as pessoas mais antigas da empresa possuem valores pessoais muito importantes e devem ser levados em consideração por Carlos, esses conhecimentos, após ser analisado proporcionará ao novo Gerente, valiosas informações para criar um nível de profissionalismo extremamente importante para Empresa.

- Compartilhar informações e conhecimento:

Acreditando que Carlos é um Gestor qualificado para o Cargo e sendo possuidor do conhecimento e das informações, isso lhe proporcionará adquirir e compartilhar informações privilegiadas de seus funcionários, oque lhe dará credibilidade e confiança das diversas equipes que labutarão com ele, fato esse que envolverá seus auxiliares e logicamente esse tempo dispensado para essa função pode ser muito recompensado, quando as decisões forem tomadas.

- Ver nas dificuldades oportunidades:

Tendo em vista a resistência dos gerentes e dos funcionários da Empresa, Carlos deverá identificar os profissionais proativos (aqueles que se antecipam às situações, que tem conhecimentos sobre sua área de atuação, sabem como seus colegas trabalham e aproveitam para adquirir experiências com eles) e colocá-los em posições chaves no organograma da empresa.

2. Relacione a parábola do velho lenhador com os conhecimentos explícito e tácito. Feita a relação, qual dos conhecimentos corresponde à parábola abaixo? Justifique a sua resposta teoricamente. (3,0 pontos)

A Parábola do Velho Lenhador

Certa vez, um velho lenhador, conhecido por sempre vencer os torneios que participava, foi desafiado por outro lenhador jovem e forte para uma disputa. A competição chamou a atenção de todos os moradores da localidade. Muitos acreditavam que, finalmente, o velho perderia a condição de campeão dos lenhadores, em função da grande vantagem física do jovem desafiante.

No dia marcado, os dois competidores começaram a disputa, na qual o jovem se entregou com grande energia e convicto de que seria o novo campeão. De tempos em tempos olhava para o velho e, às vezes, percebia que ele estava sentado. Pensou que o adversário estava velho demais para a disputa, e continuou cortando lenha com todo vigor.

Ao final do prazo estipulado para a competição, foram medir a produtividade dos dois lenhadores e pasmem! O velho vencera novamente, por larga margem, aquele jovem e forte lenhador.

Intrigado, o moço questionou o velho:

- Não entendo, muitas das vezes quando eu olhei para o senhor, durante a competição, notei que estava sentando, descansando, e, no entanto, conseguiu cortar muito mais lenha do que eu, como pode!!

- Engano seu! Disse o velho. Quando você me via sentado, na verdade, eu estava amolando meu machado. E percebi que você usava muita força e obtinha pouco resultado.

Fonte: Disponível em: <http://www.algosobre.com.br/carreira/a-parabola-do-velho-lenhador.html>. Acesso em: 14 jun. 2013.

O conhecimento que corresponde à parábola do Velho Lenhador e o conhecimento tácito.

Justificativa:

Conforme foi apresentado no Livro didático desta disciplina, “conhecimento tácito, é aquele que introjetamos de modo informal, é o conhecimento pessoal e que por ser mais complexo em decorrência de sua subjetividade, é difícil de compartilhar.” Ou seja, o conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, pela experiência. Fato esse que pode ser evidenciado quando o velho lenhador diz ao jovem rapaz que não estava sentado, estava amolando seu machado e que ele gastava muita energia pra cortar as arvores, observação esta fruto da experiência.

Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de uma pessoa.

Enquanto que o conhecimento explícito “refere-se àquele conhecimento formal que pode ser facilmente compartilhado” em suma é o conhecimento que já foi ou pode ser articulado, codificado e armazenado de alguma forma em alguma mídia. Ele pode ser prontamente transmitido para outras pessoas. As informações contidas nas enciclopédias são um bom exemplo do conhecimento explícito.

3. Peter Senge elencou 05 disciplinas que segundo o autor são pressupostos básicos para desenvolver uma organização de aprendizagem: Aprendizagem em equipe, modelos mentais, objetivo comum ou visão compartilhada, domínio pessoal ou maestria pessoal e pensamento sistêmico ou raciocínio sistêmico.

Relacione a parábola abaixo com as 05 disciplinas de Peter Senger. Feita a relação, identifique qual das disciplinas corresponde à parábola abaixo. Justifique a sua resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com