TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprofundamento Antropologia Unidade 4

Artigo: Aprofundamento Antropologia Unidade 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 2

Pensando em um processo evolutivo, monogenista, onde se divide a cultura em três estágios, são eles selvageria-menos evoluído, barbárie - primitiva, e mais evoluído – civilizada, comparando-as a cultura etnocêntrica ou eurocêntrica. As Imagens 1 e 2, referem-se ao estágio selvageria, pois não tem característica de qualquer evolução da civilização em relação a cultura europeia, e por fim as imagens 3, 4 e 5, que referem-se ao estado civilizado europeu.

Em um pensamento difusionista e funcionalista, poligenista a ordem das imagens, hierarquizam as culturas colocando como mais ou menos desenvolvidas, onde na realidade percebemos as diferenças culturais contidas em cada imagem, as imagens 1 e 2 expressam suas distintas culturas, a arquitetura, há ausência de concentração de povos aglomerados em um mesmo lugar, falta de energia elétrica, a natureza não foi bruscamente modificada pelo homem, já nas imagens 2, 3 e 4, vemos povos aglomerados, a presença de energia elétrica, arquitetura, a interferência brusca do homem na natureza, etc.

antropologia unidade 2

Com os estudos de antropologia em relação as diferentes culturas existentes é possível lançar por terra a ideai de cultura superiores ou inferiores, ainda hoje detectamos características dessa afirmação, por muito tempo se acreditou na superioridade da cultura europeia sobre povos africanos, asiáticos e latino- americanos. A Cultura norte americana, está enraizada nos povos da américa latina e em todo mundo, notamos a presença dessa cultura em nosso cotidiano, um exemplo claro disso é a invasão da língua estrangeira em nosso vocabulário e escrita, palavras como projetos são substituídas por design, outro exemplo é que lojas de alimentação (lanchonetes), passam a ser chamadas de fast-food. A música norte americana com sua diversidade em gênero, possuem a maior indústria musical do mundo, sua música é ouvida em todas as partes do planeta. Diante de todo o exposto conclui-se que não é preciso ir muito afundo no assunto para percebemos a marca da presente cultura norte americanas em nosso dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com