TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Administração

Artigos Científicos: Aps Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

Revisão Conceitual

Organização é tudo que engloba os processos da nossa vida, segundo Amitai Etzioni, considerado um dos criadores da Teoria Estruturalista.

“A nossa sociedade é uma sociedade de organizações. Nascemos em organizações, somos educados por organizações, e quase todos nós passamos a vida a trabalhar para organizações. Passamos muitas de nossas horas de lazer a pagar, a jogar e a rezar em organizações. Quase todos nós morremos numa organização, e (...)” (Etzioni, Organizações Modernas.p.7).

Isso nos dá a devida dimensão da importância das organizações para a existência do ser humano. Numa empresa a organização também é essencial, pois é através dela que será definida uma estrutura que seja compatível com os propósitos da empresa. A organização possui vários modelos de estruturas que devem ser analisadas pelo administrador para aplicar a que melhor se adequa as necessidades da empresa.

No presente trabalho citaremos alguns modelos de estruturas.

Estrutura funcional: onde é aplicada o principio da especialização das funções, ou seja, tem como principal objetivo a função e especialidade de cada individuo dentro da organização, essa estrutura é mais conveniente em ambientes estáveis, pouco dinâmicos.

Estrutura divisional: é utilizada quando a empresa está se desenvolvendo em tamanho e complexidade, inicia se então um processo de diversificação de produtos, tecnologias explorando outros mercados, tornando-se necessário, na maioria das vezes promover uma adaptação na sua configuração organizacional.

Estrutura geográfica: utilizada por empresas territorialmente dispersas. Baseia-se no principio de que todas as atividades que se realizam em um determinado local devem ser agrupadas e colocadas sob as ordens de um executivo.

Estrutura matricial: é a sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa geralmente uma fusão entre estrutura funcional e por projetos.

Podemos citar os componentes da estrutura organizacional, que são os sistemas de responsabilidade, autoridade e comunicações. O sistema de responsabilidade abrange a departamentalização, linha de assessoria e a especialização do trabalho. A de autoridade

...

Baixar como  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »