TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Processos Adm

Dissertações: Aps Processos Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

O Planejamento pode ser considerado como a primeira função do administrador. Por meio do planejamento o administrador pensa antecipadamente o que deseja alcançar e determina os meios e recursos necessários para concretizar esse desejo, ou seja, para Lacombe; Heilborn (2003), planejar envolve coletar informações e diagnosticar a situação, estabelecer objetivos e metas, formular políticas e procedimentos para orientar as decisões, elaborar e implantar planos, programas e projetos com o intuito de alcançar as metas e montar seus cronogramas para acompanhar a execução.

Para Oliveira (2006), planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz.

Considerando os grandes níveis hierárquicos, Oliveira (2006) destaca três tipos de planejamento com diferentes níveis de decisão: Planejamento estratégico, Planejamento tático e Planejamento operacional.

O planejamento estratégico, relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los que afetam a organização como um todo, sendo o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela organização, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada. Ele é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da organização e diz respeito tanto à formulação de objetos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à corporação e sua evolução esperada (OLIVEIRA, 2006).

O Planejamento tático tem por objetivos otimizar determinada área de resultado e não a organização como um todo. Para tanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico. Este é desenvolvido em níveis organizacionais inferiores tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados. Já o Planejamento Operacional pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. No planejamento operacional, cada um dos planejamentos operacionais deve conter com detalhes:

- Os recursos necessários para seu desenvolvimento e implementação;

- Os procedimentos básicos a serem adotados;

- Os produtos ou resultados finais esperados;

- Os prazos estabelecidos;

- Os responsáveis por sua execução e implementação.

Assim, pode-se afirmar que o exercício do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, consequentemente, aumentar a probabilidade de alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidos para a empresa (OLIVEIRA, 2006).

No transcorrer do atual trabalho, será desenvolvido um Projeto Educacional, Social e Ambiental sobre coleta seletiva de material reciclável, o qual envolve Planejamento.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Elaboração do Plano Estratégico Ambiental da Universidade Anhanguera e da Comunidade em que ela está Envolvida.

Sabe-se que o ambiente educacional é um grande gerador de resíduos sólidos, então, é muito importante que todo o grupo frequentador deste ambiente tenham a conscientização da necessidade de mudança nos hábitos e isso pode ocorrer através das seguintes formas: coleta seletiva, preservação do meio ambiente; incentivo ao uso de matérias reciclados ou consumo de itens de empresas com selo verde (amigas do meio ambiente). (PINTO, 1999)

O atual projeto tem como objetivo de conscientizar alunos, educadores e funcionários sobre a importância da implementação de processo de reciclagem na Anhanguera, pois cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos e como se trata de um ambiente educacional é um exemplo a ser seguido dentro da sociedade que a mesma pertence.

Sendo a Coleta Seletiva de Lixo um processo educacional, social e ambientalista, esse serviço torna-se de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável do planeta, outro ponto é que esta atividade tornou-se a fonte geradora de renda para milhões de famílias em todos os continentes (CEMPRE, 2010).

Esta atividade consiste na separação e recolhimento de lixos orgânicos (restos de carne, legumes, frutas e outros) que anteriormente eram descartados e hoje é utilizado como adubo orgânico, outro ponto que se destaca baseia-se no recolhimento de materiais potencialmente recicláveis (papéis, plásticos, vidros, metais) previamente separados na origem. Esses materiais, após seu beneficiamento, enfardamento e acúmulo para comercialização, são vendidos às indústrias recicladoras, que os transformam em novos materiais. Portanto, a reciclagem é parte do processo de reaproveitamento do lixo, protegendo o meio ambiente e a saúde da população (CEMPRE, 2010).

É necessário trabalhar a comunidade da faculdade com os princípios da Coleta Seletiva de Lixo. A Coleta Seletiva de Lixo é parte integrante e fundamental de um projeto de reciclagem e, quando bem gerenciada, contribuirá decisivamente para aumentar a eficácia na reciclagem (CEMPRE, 2010).

Os materiais serão separados na sua origem em dois tipos: RESÍDUOS SECO (inorgânico) e RESÍDUOS ÚMIDO (orgânico). A partir desta dinâmica facilitadora, todos estão aptos a participar, tornando-se assim agentes multiplicadores para a realização da coleta seletiva (CEMPRE, 2010).

Todo o resíduo seco (papeis, plásticos, vidros e metais) deve ser ensacado em embalagens diferenciadas, coletores coloridos de acordo com suas características e ser recolhido diariamente nos Pontos de Coleta Seletiva que serão distribuídos pelo Campus da Anhanguera de Sertãozinho, uma vez ao dia. Assim, será feito a triagem, enfardamento e estocagem do material, até acumular uma quantidade ideal para comercialização. A Coleta Seletiva de resíduos sólidos na faculdade se baseará na participação voluntária de professores, estudantes e principalmente funcionários, que coordenam o recolhimento dos materiais nos prédios, departamentos, setores, secretarias, laboratórios, entre outros locais.

O Resíduo Úmido (sobras de alimentos, cascas ou restos de frutas, resíduos de banheiro) será ensacado nos sacos plásticos pretos de resíduos e descartados conforme coleta já existente na cidade, diminuindo as agressões ao meio ambiente.

2.2 Funções do Administrador: Direção e Controle

A direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos gestores em todos os níveis da organização e seus respectivos subordinados. Para isso os gestores precisam:

• Comunicar

• Liderar (é fundamental entender onde a pessoa está na pirâmide das necessidades)

• Motivar

O objetivo da Direção é dinamizar a empresa, ou seja, fazer as coisas andem e aconteçam. A Direção, é uma das funções administrativas. É a atribuição gerencial ligada ao exercício da liderança, exercendo influência sobre os funcionários. (CHIAVENATO 2010)

A influência pode ser feita por diversas formas – persuadindo, recompensando, punindo ou coagindo –, mas é preferível o uso da persuasão e do convencimento, e o uso da autoridade como último recurso. (CHIAVENATO 2010)

A direção está diretamente relacionada sobre os recursos humanos da empresa. As pessoas precisam ser aplicadas em seus cargos e funções, treinadas, capacitadas, guiadas e motivadas para que possam atingir os resultados que delas se esperam. (CHIAVENATO 2010)

Após a definição do planejamento e definida a organização, resta fazer as propostas andarem e acontecerem. Este é o papel da Direção: acionar e dinamizar a empresa.

Já Controle é a função administrativa através da qual se verifica se o que o foi estabelecido ou determinado foi cumprido. A função administrativa de controle está relacionada com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização. (CHIAVENATO 2010)

O planejamento serve para definir os objetivos, traçar as estratégias para alcançá-los e estabelecer os planos de ação. O controle é algo universal: todas as atividades humanas, quaisquer que sejam, sempre fazem uso do controle, consciente ou inconscientemente. (CHIAVENATO 2010)

O controle verifica se a execução está de acordo com o que foi planejado: quanto mais completos, definidos e coordenados forem os planos, tanto mais fácil será o controle. Quanto mais complexo o planejamento e quanto maior for o seu horizonte de tempo, tanto mais complexo será o controle. (CHIAVENATO 2010)

O desempenho de uma organização e das pessoas que a compõem depende da maneira como cada indivíduo e cada unidade organizacional desempenham seu papel e se movem para alcançar os objetivos e metas comuns. (CHIAVENATO 2010)

O processo de controle é realizado em quatro fases, a saber:

a) Estabelecimento de padrões ou critérios

b) Observação do desempenho

c) Comparação do desempenho com o padrão estabelecido

d) Ação para corrigir o desvio entre o desempenho atual e o desempenho esperado.

Como tudo que o Administrador faz é importante para muitas outras pessoas, além daquelas de dentro da empresa, discutir com o grupo as Implicações Éticas do Controle. Lembre-se de compreender as Implicações Éticas como uma reflexão sobre os possíveis impactos que as decisões administrativas podem causar na sociedade, no ambiente e no indivíduo. (CHIAVENATO 2010)

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O conteúdo apresentado pode relatar o tópico “Processo Administrativo e suas funções”. Dentro do processo administrativo explicitou-se Planejamento, Organização e Direção e Controle. Assim, como objetivo, este projeto visa montar uma equipe administrativa para realizar um a conscientização sobre o controle do Lixo e sua coleta seletiva na faculdade para posterior reciclagem.

Para isso, deve haver um controle sobre as ações estabelecidas e definições de metas a serem atingidas, focando no desenvolvimento, a fim de se chegar a um objetivo comum que é conscientizar o grupo e mudar posturas e hábitos da sociedade gerando um bem estar na forma de vida humana e desta forma, pode-se concluir que ações que visam a preservação do meio ambiente são muito bem vistas e recebidas pela sociedade e extremamente necessárias para todo o mundo e contribuir com o meio ambiente e também incentivar muitas pessoas a realizar ações que contribuam não somente com o meio ambiente, mas com a sociedade de uma maneira em geral.

O controle como função administrativa tem objetivo de medir o desempenho a fim de assegurar que os objetivos e metas sejam cumpridos através de divisões hierárquicas para controle interno, que é constituído de procedimentos que visam proteger a estrutura e oferecer melhores informações em nível estratégico.

Por fim, o controle traça as diretrizes e identifica os desvios e corrigindo-os para que atenda os objetivos estabelecidos, são informações que tem o objetivo de manter o custo das operações dentro do orçado.

4. IMPLICAÇÕES ÉTICAS

O Projeto atual foi elaborado e se for executado com responsabilidade não apresentará implicações ética, pois será realizado um trabalho social que virá a contribuir para todos. Então, implicações éticas negativas não haverá e positivas haverão: contribuição para o meio ambiente, conscientização dos alunos, professores e funcionários sobre a reciclagem dos lixos que seriam descartados de forma inadequada. Então, as implicações podem ser positivas ou negativas. Quando forem negativas, o grupo pode propor formas de minimizar os impactos e quando forem positivas, o grupo pode aproveitar para valorizar a iniciativa.

A ética tem se colocado como um eixo fundamental para que o homem possa conviver bem em sociedade, mesmo sabendo que a reflexão ética se apropria dos valores morais considerados bons, no sentido de uma ciência do comportamento moral do homem em sociedade, admitimos que a dificuldade de se pensar a ética no mundo dos negócios está no fato de que o mundo da administração em organizações econômicas e complexas, muitas vezes exige posturas do administrador que possam dar conta de enfrentar os desafios.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SHINYASHIKI,Roberto.Veja o futuro antes dos outros. In: Planejamento Estratégico.

SANTOS, Paulo Barreto dos. O desafio do adm. do futuro. Artigos.com. Disponível em: Administração/Alice Sueiro de Figueiredo – 3 ed. – Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempo - 2 ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Chiavenato, Idalberto. Administração, Programa livro-texto, Anhanguera Educacional, 302. Capítulo 03, 10, 11 e 12. Páginas 68 a 267.

LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. São. Paulo: Saraiva, 2003.

OLIVEIRA, DJALMA DE P. REBOUÇAS. Planejamento Estratégico. Conceitos, Metodologia, Práticas. São Paulo: Atlas, 2006.

CEMPRE. Compromisso Empresarial para Reciclagem. Pesquisa CICLOSOFT. Disponível em: http://www.cempre.org.br/ciclosoft_2010.php. Acesso em: 05 de maio de 2014.

Revistas2: EDUCAÇÃO AMBIENTAL,RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/viewFile/3687/2595

...

Baixar como  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »