TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento Global

Pesquisas Acadêmicas: Aquecimento Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Presenciamos um momento repleto de estudos, relatórios e informações mais consolidadas a respeito do aquecimento global e das mudanças climáticas. A velha máxima do “nunca se falou tanto sobre meio ambiente, mas nunca se degradou tanto” continua válida, mas de fato, de uns tempos pra cá tem se falado coisas cada vez mais embasadas técnica e cientificamente. Enquanto nós, educadores ambientais já levantávamos essas questões há algum tempo em sala de aula através de projetos de educação ambiental podemos ver que ainda temos muito que trabalhar , pois o nosso planeta está pedindo socorro e nós temos por obrigação de educadores conscientizar nossos educandos sobre a questão ambiental. Como educadores(as) ambientais que somos, precisamos perceber o momento atual como uma grande oportunidade de promovermos debates e reflexões políticopedagógicas sobre o tema, gerando possibilidades efetivas de enfrentamento. Estamos falando, portanto, de reflexões pedagógicas, na medida em que devemos procurar conhecer com mais profundidade o problema, suas causas e consequências, construir materiais e instrumentos pedagógicos para que mais pessoas possam compreendê-lo, etc.Estamos falando também de construções políticas, começando pela “nossa parte” nesta história, revendo valores e atitudes; mobilizando diferentes setores da sociedade; esde a Segunda Guerra Mundial que o número de veículos subiu de 40 para 680 milhões. Se os atuais níveis de expansão continuarem, existirão mais de 1000 milhões de veículos em 2025.

O que acontece é que com o aumento de veículos, há um aumento das emissões de dióxido de carbono para o ar, logo, pode estabelecer-se uma relação entre o número de veículos e a quantidade de dióxido de carbono. Por sua vez, um aumento de dióxido de carbono leva a um aumento da temperatura,havendo então um efeito de estufa global. Através da observação gráfico, podemos tiras as seguintes conclusões:

-A América do Norte é a região que possui mais veículos automóveis;

-Quantos mais veículos automóveis, mais as emissões de dióxido de carbono;

-A América do Norte,a Europa e a Ásia Central são os mais responsáveis pela libertação de CO2; adaptado do livro “Bioterra-Sustentabilidade na Terra.

Com frequência, os meios de comunicação social anunciam que, numa determinada parte do Mundo ocorreu um sismo, uma cheia ou uma seca que foi responsável por grandes perdas materiais e de vidas humanas, ou até mesmo uma floresta que foi incendiada e um petroleiro derramado, catástrofes muitas vezes causadas pela ação humana. São estas interferências consecutivas na Natureza que vão destruindo o nosso Planeta e as respostas da Natureza às ações humanas são evidentes.

O efeito estufa não só é causado pela emissão de gases, como também pelas partículas finas, que retêm o calor.

A existência da atmosfera no nosso Planeta é essencial e esta, apesar de ser tão fina, nos últimos tempos, a sua espessura tem vindo a aumentar. Os raios solares incidem na Terra e são refletidos raios infravermelhos. Havendo uma maior espessura da camada da atmosfera, esses raios ficam retidos na mesma, fazendo mais calor. Por estas razões, há um aquecimento global que tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com