TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento Globral

Dissertações: Aquecimento Globral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

AQUECIMENTO GLOBAL

RESUMO

Este artigo apresenta uma visão sobre o Aquecimento Global, que agrega conseqüências como o efeito estufa, mudanças climáticas, baseados em grandes catástrofes naturais a qual é causada pelo homem.

INTRODUÇÃO

O Aquecimento Global é um fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores naturais ou antrópicos (humana), já tem desencadeado vários desastres ambientais.

As conseqüências do aquecimento global são diversificadas e complexas.

O assunto que iremos abordar foi escolhido por estar relacionado ao nosso dia-a-dia, tem chamado atenção da população devida grandes acontecimentos catastróficos nos dias atuais.

O objetivo e conscientizar as pessoas de que o aquecimento global é um assunto de extrema importância.

Devemos fazer nossa parte, para que não nos prejudique no futuro.

DESENVOLVIMENTO

O Aquecimento Global, fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta já tem desencadeado vários desastres ambientais.

As conseqüências do aquecimento global são diversificadas e complexas, podendo gerar danos irreversíveis à humanidade.

Conseqüências do Aquecimento Global

Uma das conseqüências mais notáveis é o degelo, desertificação, o aumento do nível dosoceanos, crescimento e surgimentos de desertos, o aumento de furacões, tufões, ciclones e efeito estufa.

O degelo afeta as regiões do Ártico, a Antártida, a Groelândia e varias cordilheiras. Pesquisas apontam que a camada de gelo do Ártico tornou se 40% mais fina e sua área sofreu redução de cerca de 20%. A Antártida perdeu mais de três mil kMc de extensão. A Groelândia também tem sofrido com o Aquecimento Global, o seu território pode provocar um aumento do nível dos oceanos de até 7 metros.

Outras conseqüências do Aquecimento Global são a desertificação, alteração do regime das chuvas, intensidades das secas em determinados locais, escassez de água, abundancia de chuvas em algumas localidades.

Como o aumento da temperatura no mundo, esta em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer futuramente a submersão de muitas cidades litorâneas.

O surgimentos de desertos ou crescimento, é conseqüência das altas temperaturas provocando a morte de varias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somados aos desmatamentos que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil e países africanos) , a tendencia é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra.

O aumento de furacões, tufões eciclones, recebem uma grande ajuda da alta temperatura que faz com que ocorra maior vaporação das águas dos oceanos, potencializando este tipo de catástrofes climáticas.

Grande parte da comunidade científica credita que o aumento de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera é causa do efeito estufa. A terra recebe radiação emitida pelo sol e devolve grande parte dela para o espaço através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com