TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento global, o que é

Artigo: Aquecimento global, o que é. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Artigo  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Aquecimento Global, O Que É?

É uma consequência das alterações climáticas ocorrida nos últimos anos no planeta Terra. É confirmado por várias pesquisas, o aumento da temperatura média global. “Conforme cientistas do IPCC-Painel Intergovernamental em Mudança do Clima- da ONU –Organização das Nações Unidas- o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3ºC e 0,6ºC. Esse aumento pode parecer insignificante, porém é o suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.”

Quais São as Causas do Aquecimento Global?

“As causas do aquecimento global são muito pesquisadas”. Há uma certa quantidade da comunidade científica que atribui esse acontecimento, ou melhor, esse fenômeno como um processo natural, confirmando que o planeta Terra está em uma fase se transição natural, um processo dinâmico e longo, saindo da era glacial e indo para a era interglacial, sendo como consequência desse fenômeno, o aumento da temperatura.

Porém as principais atribuições, ou melhor, as principais ações para o aquecimento global, estão relacionadas às atividades humanas, as quais intensificam o efeito estufa por meio do aumento da queima de gases de combustíveis fósseis como carvão mineral, petróleo e gás natural.

“A queima dessas substâncias produz gases como o metano (CH4), dióxido de carbono (CO2), e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura.” A constante impermeabilização do solo e os desmatamentos também são outros fatores dos quais contribuem de forma significativa para as alterações climáticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com