TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquestão Social

Exames: Aquestão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

A Questão Social

A Questão Social surgiu na Europa Ocidental do século XIX, designando o fenómeno de pobreza crescente entre os membros da classe operária.

O principal conceito de questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade. Originalmente, a questão social foi constituida em torno das transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas na Europa do Século XIX, devidas à industrialização. Inicialmente essa questão foi levantada com a tomada de consciência da sociedade, ou parte dela, dos problemas decorrentes do trabalho urbano e da pauperização como fenômeno social.

Hoje a “questão social” é a expressão das desigualdades e lutas sociais em suas múltiplas manifestações e todos os segmentos sociais envolvidos (trabalhadores e desprotegidos) são heterogêneos.

O processo de urbanização e industrialização deu origem ao empobrecimento da classe operária, e acabou por conscientiza-los das condições em que trabalhavam, onde a questão social acabou atingindo contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que recorreu à implementação de políticas sociais.

A questão social é muito vinculada com a desigualdade social, e essas questões acabaram propiciando a criação do Terceiro Setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças na política. Um profissional que lida diretamente com as questões sociais é o Assistente Social, que trabalha nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência.

Segundo Iamamoto a Questão Social pode ser definida como: O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais colectiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.

O aparecimento da questão social está relacionado à propagação do trabalho denominado livre, no lugar do trabalho escravo, ou seja, as circunstâncias históricas do Brasil revelam-se economicamente e socialmente destoante da necessária para generalização da relação Capital X Trabalho proposta pelo novo modelo de produção.

A exploração abusiva da mão de obra e luta desenvolvida pelo operariado, para sociedade burguesa aparece como uma ameaça a seus valores, a partir de então surge desta classe a necessidade de estabelecimento de um Controle Social para com a outra classe.

A relação que antes somente era estabelecida na esfera mercantil passa agora através de regulamentação jurídica do mercado, responsabilidade do Estado. Através das lutas de movimentos sociais na década de 20 pela cidadania social é que as condições de precarização do trato com o proletariado tornam-se pública as diversas classes da sociedade brasileira. Sendo assim as referidas classes subordinadas ou aliadas ao Estado e Igreja, são obrigados a situar-se frente à “questão Social”. Aqueles movimentos refletem e são elementos dinâmico das profundas transformações que alteram o perfil da sociedade a partir da progressiva consolidação de um polo industrial, englobando-se no conjunto de problemas que se colocam para a sociedade naquela altura, exigindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com