TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Araguaia Moveis

Pesquisas Acadêmicas: Araguaia Moveis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Diariamente, diversas empresas dos mais variados segmentos são criadas com um objetivo em comum, o “SUCESSO”. Algumas o obtêm e continuam no mercado, outras não tem a mesma sorte muitas vezes devido a uma gestão inadequada ou mesmo por falta de recursos e planejamento, tem como destino a falência.

Uma má administração normalmente é o divisor de aguas entre o sucesso e a falência, num mundo globalizado onde a informação é fundamental uma organização administrada sem qualificação e perícia, dificilmente terá a ferramentas necessárias para enfrentar o mercado cada vez mais competitivo. O espírito empreendedor, a criatividade e a inovação são apenas parte do que é preciso para assegurar a saúde financeira de sua Organização.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 APRESENTAÇÃO

A empresa Araguaia Móveis, está no mercado, a mais de quatro anos localizada na avenida principal do município de Alto Araguaia - MT.

Criada para ser um diferencial no ramo de comercio de móveis, com preços e condições acessíveis a maior fatia da população. Idealizada por dois sócios com habilidades distintas: financeira e vendas.

Tinha como missão destacar-se no ramo a partir de uma visão que reunia controle financeiro, gestão profissional de alto desempenho e parceria com seus fornecedores.

2.2 HISTORICO

Porem a má administração dos recursos pela diretoria financeira refletiu em uma forte crise. Num empreendimento em formação e com baixo capital de giro, o interessante seria que as retiradas fossem mínimas, e que os rendimentos fossem reaplicados e investidos na própria empresa.

Foram vários os sintomas caracterizadores da insolvência e dentre muitos destacamos alguns fatores que contribuíram para a “quase morte” desta empresa que por estar em um momento de precariedade econômica, teve findado o seu ciclo operacional com o fechamento temporário de suas instalações, vejam a seguir:

-Redução de dividendos: devido as dificuldades empresa começou a ter uma baixa credibilidade junto a fornecedores, o que ocasionou aumento de preços e diminuição de prazos reduzindo assim a margem de lucro em suas transações comerciais, e com as altas retiradas por parte de um dos sócios a Empresa ficava cada vez mais endividada.

- Fechamento de instalações: chegou-se um momento em que houve a necessidade de se reduzir custos, e uma das primeiras medidas gerenciais adotadas foi o fechamento daquelas dependências que estavam oferecendo pouco retorno aos empresários.

- Saída do principal executivo: no momento em que a empresa começou a apresentar sinal de que estava “mal das pernas”, um de seus gestores abandonou a situação pelo fato de não enxergar um futuro promissor no negocio ou pelo fato de surgirem propostas mais tentadoras para tais profissionais.

E tudo isso resultou na falência da empresa. Foi quando o outro sócio disposto a não deixar o sonho se perder propôs a compra da outra parte. Foi então feito um levantamento da rentabilidade e chegaram à conclusão que com o lucro que ela gerava um dos gestores pagaria a outra parte. A partir desse momento acreditando que ainda existia uma solução para aquela organização, começou a grande virada.

2.3 A GRANDE VIRADA

Depois de passar por uma reengenharia na estrutura, esta Empresa de Pequeno Porte, (segundo critério SEBRAE) pertencente ao setor Terciário, passou a conhecer seu produto, sua equipe, e seus clientes, foram firmadas parcerias junto a seus fornecedores para que eles pudessem dar mais informações sobre os produtos. Garantiram um empreendimento atualizado quanto a inovações no setor e buscarão a opinião dos seus consumidores.

Apoiados em uma estrutura organizacional Simples conforme quadro abaixo:

Atualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com