TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Areas De Atuação Da Contabilidade

Ensaios: Areas De Atuação Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  2.796 Palavras (12 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PERÍCIA CONTÁBIL 4

3 AUDITORIA 5

3.1 AUDITORIA INTERNA 5

3.2 AUDITORIA EXTERNA 6

4 CONTROLADORIA 7

5 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 8

5.1 IMPOSTOS CUMULATIVOS E NÃO CUMULATIVOS 8

5.1.1 Impostos Cumulativos 8

5.1.2 Impostos Não Cumulativos 8

5.2 TRIBUTAÇÃO DO LUCRO REAL, PRESUMIDO E ARBITRADO 9

5.2.1 Tributação do Lucro Real 9

5.2.2 Tributação do Lucro Presumido 9

5.2.3 Tributação do Lucro Arbitrado 10

6 CIÊNCIAS ATUARIAIS 11

6.1 ATUÁRIA 11

6.2 SUSEP 12

6.2.1 Susep e o papel do atuário 13

7 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade é uma ciência fundamentalmente utilitária. Seu grande produto é o provimento de informações para o Planejamento e Controle, evidenciando informações referentes à situação patrimonial, econômica e financeira de uma empresa. O seu propósito básico é prover aos "tomadores de decisões" informações úteis para tomada de decisões.

A Contabilidade é o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade socioeconômica. Neste trabalho será apresentada a importância da contabilidade na atualidade, suas áreas de atuação, os principais procedimentos periciais, a auditoria interna e externa, a controladoria, planejamento tributário, impostos cumulativos e não cumulativos, tributação pelo lucro real, presumido e arbitrado, ciências atuariais e finalizando sobre o SUSEP.

2 PERÍCIA CONTÁBIL

Segundo a definição da Norma Brasileira de Contabilidade, Perícia Contábil é “o conjunto de procedimentos técnicos, que tem por objetivo a emissão de laudo sobre questões contábeis, mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificado.

Os procedimentos de perícia contábil visam fundamentar as conclusões que serão levadas ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil, e abrangem, total ou parcialmente, segundo a natureza e a complexidade da matéria, exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação.

a) Exame: é a análise de livros, registros das transações e documentos.

b) Vistoria: é a diligência que objetiva a verificação e a constatação de situação, coisa ou fato, de forma circunstancial.

c) Indagação: é a busca de informações mediante entrevista com conhecedores do objeto da perícia.

d) Investigação: é a pesquisa que busca trazer ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil o que está oculto por quaisquer circunstâncias.

e) Arbitramento: é a determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério técnico.

f) Mensuração: é o ato de quantificação física de coisas, bens, direitos e obrigações.

g) Avaliação: é o ato de estabelecer o valor de coisas, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas.

h) Certificação: é o ato de atestar a informação trazida ao laudo pericial contábil pelo perito-contador conferindo-lhe caráter de autenticidade pela fé pública atribuída a este profissional.

3 AUDITORIA

A auditoria pode ser entendida com um ramo da contabilidade, além de ser uma técnica contábil. Têm o objetivo de averiguar a exatidão dos registros e das demonstrações contábeis, assim como identificar deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro, compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações, internas e externas, relacionadas com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão destes registros e das demonstrações contábeis deles de correntes. Ela surgiu e se desenvolveu a partir da necessidade de seus investidores. A eficiência e a eficácia no uso dos recursos físicos, humanos e financeiros têm sido muito discutidas entre os gestores das empresas privadas e almejadas por elas na tentativa de obter melhores resultados, bem como para atingir as metas e os objetivos no menor prazo

possível.

3.1 AUDITORIA INTERNA

A auditoria interna é realizada por um funcionário da empresa, objetivo principal é atender necessidades da administração, o trabalho é subdividido em áreas operacionais e linhas de responsabilidade administrativa, o auditor se preocupa diretamente com a detecção e prevenção de fraude, a revisão das atividades da empresa é contínua.

A auditoria interna possui muitas características da auditoria externa. Entretanto, pode perfeitamente seguir as orientações emanadas do órgão ao qual deve apresentar seus relatórios. Ela é a sistemática de avaliação interna, contínua e independente estabelecida dentro de uma entidade como uma forma de assistência, seu objetivo é auxiliar os membros da organização no desempenho eficiente de suas

responsabilidades; para esse fim a auditoria interna oferece análises, avaliações, recomendações, conselhos e informações concernentes às operações, programas, projetos, atividades e funções revisadas.

3.2 AUDITORIA EXTERNA

O trabalho realizado pela auditoria externa é idêntico ao executado pela auditoria interna. Em alguns casos, chega a ser visto como um trabalho em duplicidade. Alguns administradores defendem o princípio de que a existência da auditoria interna dentro da empresa elimina totalmente a necessidade de uma auditoria externa, apesar de ambas estarem ligadas ao controle interno, cada uma tem os seus pontos positivos perante a empresa. Auditoria interna pode ter uma atuação constante por ser composta de pessoas ligadas à empresa, enquanto que a auditoria externa tem atuação temporária. No entanto como a auditoria externa é realizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com