TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armazenagem

Por:   •  18/4/2015  •  Resenha  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 4

Senac (Unidade Palhoça)

Curso: Técnico em logística

Trabalho sobre Gestão estratégica de armazenagem, com foco em:

- Armazenagem,

- Descarga: conferência e recebimento,

- Separação: segregação e endereçamento,

- Registros e controles,

- Entrega,

- Estatística.

Profa: Rosiane Cabral

Grupo: Tati e Roberto

armazém tem papel importante em uma empresa, contribuindo para o funcionamento da cadeia logística. A missão de um armazém é expedir produtos de várias configurações dentro da cadeia logística, sem os danificar ou alterar as características físicas.

Para alcançar efetividade nestes processos existem diversas operações a serem observadas, as quais podem gerar melhoras nas operações do armazém.

 A TI e a distribuição desempenham um papel importante na melhoria das operações do armazém. O melhor sistema de informação, no entanto, não servirá de nada se os sistemas físicos necessários para fazer sair os produtos do armazém tiverem restrições, forem mal utilizados ou estiverem desatualizados (Tompkins et al., 2003, p. 403).

A norma NR11 define a atividade de armazenamento em sua total amplitude orientando todos detalhes envolvendo os aspectos físicos/estruturais e operacionais.

[pic 1]

Todos os armazéns têm diversos fluxos (entrada, saída, interno entre as áreas que constituem um armazém).

Recepção/ descarga - Recebe e confere as mercadorias e remete-as para áreas diferentes.

As mercadorias a serem armazenadas são retiradas do veículo que realiza o transporte e é feito a verificação entre físico e documentos (ordens de compra, pedidos, NF, etc.).

A conferência entre documentos e itens físicos, considera:

- avarias nas embalagens,

- diferença de quantidades,

- discrepância entre documentos, entre outros.

[pic 2]

Com vistas a melhorar o fluxo deste processo, definir procedimentos padrão como agendamento para carga/descarga auxiliam a redução de filas de espera, o que gera stress por parte dos condutores que são parte de processo terceirizado na logística.

Havendo necessidade de transporte diferenciado para o armazenamento, um romaneio enviado previamente é necessário.

  • Zona de reserva;
  • Zona de separação/segregação e preparação de pedidos; ou
  • São cross-docked para a área de expedição.
  • Zona de reserva - Recebe os produtos da área de recepção e reabastece a área de separação e preparação de pedidos.
  • Zona de separação e preparação de pedidos - Recebe os produtos tanto da área de recepção como da zona de reservas e processa os mesmos para as zonas de separação e preparação de pedidos de menos de uma caixa e acumulação, separação, embalagem e unificação. Dentro desta escala operacional encontramos o processo de segregação, que separa os produtos de acordo com orientação de armazenamento9classificação de embalagens, simbologias) e/ou segundo legislação (ANVISA, INMETRO, CFF, etc). Também encaminha para zonas de qualidade e testes.
  • Zona de acumulação, separação, embalagem e unificação (order-picking) - processa todos os pedidos vindos da zona de separação e preparação de pedidos e reenvia para a área de expedição.
  • Endereçamento: processo que considerando a natureza da mercadoria e seus locais de armazenamento, atenta para os seguintes fatores:

- dimensões/peso

- cuidados diferenciados com a carga (volume de empilhamento, segregação, FIFO, cargas perigosas (inflamáveis, voláteis, etc)

- hardware de transporte, [pic 3]

- marcas, famílias, lotes,

- destino e modal,

- tempo de armazenagem até entrega, etc.

[pic 4]

  • Registros/controle: registros manuais, eletrônicos e/ou mecânicos que demonstram todo o histórico sobre a movimentação de lotes de mercadorias da sua entrada até seu armazenamento.
  • Dados como:

- agente transportador (empresa, dados veículo e condutor),

-  dados de hora, origem e local da descarga,

- Embalagem, tipo de mercadoria, peso, volume, cliente, fornecedor, marca, danos de embalagem, faltas, etc.

- orientação de armazenagem,

- endereçamento, lote, cross docking, etc.

- equipamentos e seus operadores,

- dados do entregador, etc.

[pic 5]

  • Entrega: nesta fase existe a conferência dos documentos para a retirada da mercadoria, identificação e transferência do lote em seu endereço, registros relativos a transferência física da mercadoria e outros dados que qualifiquem o controle e arquivamento deste processo. Evidências de rasuras nos documentos suspendem a operação e as partes são notificadas desta não conformidade.
  • Estatística: acompanhada com atuação de TI, geram dados que podem ser colhidos em qualquer tempo e que geram informações comparativas das circunstancias temporais ou ocasionais relativas a toda a movimentação de mercadorias de mesma configuração, clientes em comum ou diferentes. Citamos alguns exemplos:

- índices de ocupação e giro de armazém,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (126.8 Kb)   docx (829.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com