TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arranjo Físico

Trabalho Universitário: Arranjo Físico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  2.548 Visualizações

Página 1 de 4

Arranjo Físico

1. O que se deseja alcançar ao elaborar o projeto de arranjo físico?

Deseja fazer uma melhor distribuição de todas as instalações, máquinas equipamentos e pessoal da produção. Assim, o arranjo físico, também chamado de layout, pode ser considerado como a forma de aproveitar melhor o espaço físico da empresa e as funções de cada empregado.

A otimização, associada à eficiência produtiva, é notada das seguintes formas: economia de espaço, redução da movimentação e transporte, redução do volume de material em processo, redução do tempo de manufatura, redução de custos indiretos, satisfação do trabalho, incremento da produção, melhor qualidade e flexibilização da produção.

2.1. Qual o melhor tipo de arranjo físico para um estaleiro?

Para um estaleiro, o melhor tipo de arranjo físico é o Fixo, também conhecido como Posicional.

2.2. Descreva resumidamente as atividades desenvolvidas nesse tipo de operação

(estaleiro).

Inicia-se com o recebimento do pedido para a construção de um navio, parte para o projeto, que deve ser de acordo com finalidade da embarcação e necessidade do cliente. Constroem um estereótipo deste projeto, testam essa miniatura em laboratórios, após a fase de aprovação e viabilidade, inicia-se a construção do navio com o processamento das chapas, nos moldes do projeto, paralelo a isso são fabricadas outras peças a serem colocadas depois no navio. Após a fase da montagem e soldagem das chapas vem à parte de pintura, elétrica e mecânica. A parte final é a instalação do motor e cabine. Tudo isso feito por guindastes, pois são peças grandes e que pesam toneladas!

2.3. Quais as vantagens do tipo de arranjo escolhido?

Como dito na questão anterior, as peças são grandes e muito pesadas, no tipo de arranjo Fixo, o produto fica parado e conforme as peças ficam prontas, máquinas vão deslocando-as até o local onde o navio está fixado, facilitando a produção. Outra vantagem é que as peças podem ser elaboradas paralelamente, enquanto fabrica uma, a outra também está sendo finalizada, no momento certo serão colocadas ao navio.

3.1. Qual o melhor tipo de arranjo físico para um supermercado?

Por Processo, chamado também de Funcional.

3.2. Descreva resumidamente as atividades desenvolvidas nesse tipo de operação (supermercado).

O supermercado faz pedidos para seus fornecedores, recebe os produtos e o funcionário designado à função organiza nas prateleiras conforme a utilidade, tipo e ramo de cada produto, agrupando-os em setores, facilitando a organização e a disposição dos produtos oferecidos aos clientes. Deve haver sempre a fiscalização do próprio supermercado em relação às validades dos produtos, os mesmos sendo repostos nas prateleiras, conforme a procura.

3.3. Quais as vantagens do tipo de arranjo escolhido?

Facilidade e flexibilidade para atender o mercado, é um tipo de arranjo separado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com