TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte E Educação Arte E Educação

Exames: Arte E Educação Arte E Educação . Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

livro a arte de A educação pela arte tem como finalidade propiciar ao educando o desenvolvimento do pensamento artístico, que por sua vez, caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas. Ensinar arte nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental envolve proporcionar ao educando conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas dos sujeitos de formas individuais ou coletivas, nas mais diversas culturas, sociedades, épocas e costumes.

A arte sempre esteve presente no cotidiano humano através de hábitos, fazeres e conhecimentos, passados direta ou indiretamente de geração a geração.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (2001), a educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de coordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.

A arte é a expressividade do ser humano, que pode se dar através de diversas linguagens e que ultrapassa os limites do tempo. Fernando Pessoa, utilizando oheterônimo (1) de Alberto Caeiro, escreveu um poema que nos traduz a arte chamando-nos à importância de desenvolvermos um olhar atencioso a tudo que nos cerca.

A arte é a expressão do olhar de cada artista. O ser humano que não conhece a arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.

A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos e a sociedade. A arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível.

Podemos dizer que a arte desperta em nós uma curiosidade, um desejo de expressão. O artista é aquele que imprime novas nuances a tópicos velhos, que veste de novo aquilo que já era usado e que é capaz de fabricar outras coisas novas.

A arte colabora na formação do gosto, promove o estímulo da inteligência e atua na formação da personalidade de um indivíduo. Nesta concepção surge o mito da inspiração, que seria aquilo que motiva o artista a criar.

contar histórias bete coelho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com