TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo 1 ATPS Administração

Artigo: Artigo 1 ATPS Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo 1

A organização faz parte do processo administrativo. Sob tal aspecto,organização significa o ato de organizar,estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e atribuições de cada um deles. Como função administrativa,a organização faz parte integrante do processo administrativo de planejar,organizar,dirigir e controlar.

Como tal, a organização é uma atividade básica de administração, serve para a-grupar pessoas e estruturar todos os recursos organizacionais para atingir os objetivos predeterminados. Como função administrativa, a organização depende do planejamento, da direção e do controle para formar o chamado Processo Administrativo, que é o enca-deamento e a interligação entre todas as funções administrativas.

Com a ajuda da organização a empresa reúne e integra os seus recursos e compe-tências, define a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, estabelece a divisão de trabalho por meio da diferenciação.proporciona os meios de coordenar as diferentes atividades pela integração,define os níveis de autoridade e de responsabilidade e assim por diante. A organização representa todos os meios que a empresa utiliza para pôr em prática o planejamento,a direção e o controle da ação empresarial a fim de atingir os seus objetivos.

Verificamos que, em função dos seus objetivos, as empresas definem os seus domínios,isto é,o nicho ambiental no qual pretendem aninhar-se e estabelecer o seu am-biente de tarefa. A seguir, as empresas estabelecem os meios necessários para operar e alcançar esses objetivos e assegurar sua sobrevivência e seu crescimento. Ou seja, esta-belecem estratégias para o melhor aproveitamento e aplicação de seus recursos. Para implementar suas estratégias, as empresas precisam planejar suas atividades e operações antes que elas sejam realizadas.

E, para realizá-las, as empresas precisam agrupar, estruturar, organizar e sincro-nizar todos os seus recursos e habilidades para uma operação global. É o que chamare-mos de organização da ação empresarial. Cada empresa tem o seu modo próprio de or-ganizar sua estrutura interna, agrupar recursos, estabelecer hierarquia de autoridade, dividir e decompor a tarefa global em subtarefas que serão realizadas por indivíduos ou por equipes, bem como de reintegrar e coordenar as subtarefas da tarefa global. O pro-blema fundamental para a organização da ação empresarial para organização da ação empresarial é alcançar coerência entre todas essas áreas de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com