TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Teoria Da Administração (Artigo)

Trabalho Escolar: ATPS - Teoria Da Administração (Artigo). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 9

TEORIA DA ADMINISTRAÇAO

RESUMO

O objetivo deste Artigo e o entendimento da Administração ser uma Habilidade humana, e suas habilidade, humana, técnica e conceitual.

O surgimento da teoria da administração, sua importância para o desenvolvimento da administração e sua abordagem conforme os estudiosos.

Outro fator importante é a importância do colaborador para que uma organização tenha um bom desenvolvimento, neste caso estudamos a Teoria da Motivação que estuda o colaborador e suas necessidades.

Palavras-chaves: Administração ser uma habilidade humana, Teoria da administração, Motivação.

_________________________________________________________

ABSTRACT

The purpose of this Article and understanding of management ability to be a human, and its ability, human, technical and conceptual, the emergence of management theory, its importance for the development of management and its approach as scholars.

Another important contributor to the importance of an organization has a good development, this case study the Theory of Motivation studying the employee and their needs.

Keywords: Administration to be a human skill, theory of management Motivation.

1. INTRODUÇÃO

Um estudo sobre a Administração ser uma habilidade humana, e os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração. O estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração das empresas.

Vamos, portanto, dentro das nossas limitações acadêmicas, estudar os conceitos fundamentais de administração, de acordo com essas teorias, para compreender os processos administrativos e a importância do funcionário motivado para o bom desenvolvimento da empresa.

2. METODOLOGIA

A metodologia utilizada neste artigo foram pesquisas bibliográficas, documentos disponíveis por meio eletrônico e matérias como slides de aulas lecionadas em sala de aula, pois os mesmos oferecem meios que auxiliam na definição e resolução dos estudos, como também permite explorar novas áreas.

Além disso, permite a cobertura de informações muito mais ampla, principalmente quando o problema da pesquisa requer a coleta de dados muito dispersos no espaço.

A escolha desta metodologia deve-se ao fato do material disponível pesquisado, estar estruturado para situações atual da Teoria da Administração.

Deve-se ressaltar ainda que o material assim organizado constitui uma base de dados consistente para a elaboração de estudos mais avançados.

3. ADMINISTRAÇÃO É UMA HABILIDADE HUMANA

Habilidades Administrativas podem ser natas ou adquiridas, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas ao decorrer da sua vida.

Segundo Lacombe ( 2003), e a capacidade de transformar os conhecimentos adquiridos em produtos ou serviços Para adquirir um bom desempenho profissional, necessita ter três tipos de habilidades, que segundo, Katz ( 1955 apud HIAVENATO, 2003), são de natureza: técnica, humana e conceitual.

Habilidade Técnica – é a maneira pela qual se compreende determinado tipo de ativi-dade. Conhecimento prático, com objetos físicos e concretos.

Habilidade Humana – é a capacidade de aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, Capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos.

Habilidade Conceitual – requer maior conhecimento, pois exige visualização do con-junto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso.

As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, o relacionar e formulação de alternativas de soluções de problemas.

4. O SURGIMENTO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

A administração se desenvolveu apartir do século XX, já era possível perceber noções administrativas nas construções das pirâmides do Egito e da muralha da China (pela complexidade e grandeza desses empreendimentos), nos papiros egípcios e nas parábolas de Confúcio (os quais sugeriam práticas de administração pública) entre outos.

A filosovia, também, teve influência na Administração. Sócrates (com seus questionamentos), Platão (com o livro "A República"), Aristóteles (com o livro "Política") já pensavam em formas de organização social e política em anos antes de Cristo. Descartes, com seus métodos filosóficos, influenciou a teoria administrativa do século XVII até o final da Era Industrial.

Nessa evolução histórica, a Igreja Católica Romana era exemplo de organização formal eficiente, e a Organizações Militaresde hierarquia de poder rígida. Noções que ainda influenciam as organizações modernas.

A Revolução Industrial modificou o ambiente organizacional. Esse processo iniciou-se com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776. A partir daqui, a ciência trouxe grandes inovações.

Até o final do século XIX os negócios eram familiares, a partir daí, os "criadores de impérios" passaram a comprar concorrentes e fornecedores para garantir seus interesses. Assim, as empresas tornaram-se muito grandes para serem administradas por familiares, onde surgiu os gerentes pra organizar os recussos que elas conseguiram acumular.

Atravez desses fatores que veio o surgimento das teorias administrativas.

4.1 Teoria da Burocracia

Foi criada por Max Weber (1864-1920). Ela nasce com característica de organização formal, relacionadas exclusivamente para a racionalidade e eficiência. A Teoria da Burocracia também surgiu para solucionar as crescentes complexidades das organizações. Com ênfase na estrutura, enfoque na organização formal burocrática e racionalidade organizacional, divisão do trabalho organizacional em hierarquia de autoridade, competência técnica e profissionalização do funcionário.

4.2 Teoria Estruturalista

A Teoria Estruturalista surgiu em 1947, com Amitai Etzioni e Thompson, através da oposição surgida entre a Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, tinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com