TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo

Trabalho Universitário: Artigo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  2.659 Palavras (11 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 11

Liderança e sua formação no curso de Administração da Unimontes

DUARTE, Francielle ¹

FERREIRA, Francielle ²

MOREIRA, Marco³

RESUMO

Este artigo visa analisar sobre as características acerca de liderança nos alunos do curso de administração. Ser líder é uma característica muito valorizada , principalmente atualmente em qualquer organização.Há muitos gerentes, porém poucos são líderes, e este é um dos aspectos que levam empresas a fecharem suas portas todos os anos.As relações interpessoais são de suma importância em uma cultura organizacional, ponto que pode ser fortalecido com um bom líder. As organizações envolvem membros que estão em condições de líderes e liderados,que com uma boa influência é possível haver uma forte comunicação, convergência de metas, objetivos e satisfação dentro da empresa, e consequentemente isso acarretaria em melhor desempenho da empresa.Nós acadêmicos do curso de administração,achamos de importância impar diante destes aspectos sermos motivados a termos o espírito de líderes.

PALAVRAS-CHAVE: Liderança, Organização, Acadêmicos, Administração

ABSTRACT

This article aims to analyze about the characteristics about leadership in students of administration. Being a leader is a trait highly valued, especially now in any organização.Há many managers, but few are leaders, and this is one of the aspects that lead companies to close their doors every anos.As interpersonal relationships are of paramount importance in a culture organizational point that can be strengthened with a good leader. Organizations involve members who are able to leaders and followers, which is good influence is possible to have strong communication, convergence of goals, objectives and satisfaction within the company, and consequently this will lead to better academic performance company.We Course administration, we find the odd importance on these aspects being motivated to terms the spirit of leaders.

KEYWORDS: Leadership, Organization, Academic, Administration

¹Acadêmico do 4° período do curso de Administração da Unimontes. Franmoc15@hotmail.com

²Acadêmico do 4° período do curso de Administração da Unimontes. franborgesferreira@hotmail.com

²Acadêmico do 4° período do curso de Administração da Unimontes.Marco.Tulio@hotmail.com

TEMA:

-Liderança e sua formação no curso de administração da Unimontes

JUSTIFICATIVA:

Atualmente há uma forte valorização na cultura organizacional sobre a liderança,principalmente em grandes organizações. Há uma grande diferença entre `chefe´ e ´líder´. O chefe que somente manda e observa sendo pouco cativante diferentemente do líder que dispõe informações e acompanha conquistando muitas pessoas ,poucos detalhes que fazem toda a diferença. Foi pensando nisso que resolvemos pesquisar sobre este assunto.

OBJETIVOS

GERAL

-Descobrir se os alunos do curso de Administração tem características de lideres, e se o curso atenta para este aspecto oportunizando e estimulando esta qualidade.

ESPECÍFICO

- Obter conhecimento sobre este processo da liderança

-Identificar esta característica nos alunos e no curso

- Verificar conteúdos, práticas e situações no curso que oportunizam o exercício da liderança no curso

INTRODUÇÃO

Profissionais capazes de liderar, de exercer poder e influência sobre as pessoas, fazem a diferença para muitas organizações. É uma atividade que, se bem feita, mantém a saúde das relações entre os indivíduos. Por isso, é muito importante essa atenção dada aos fundamentos da psicologia.

Primeiramente é de conhecimento básico que há diferença entre possuir simples poder e conseguir exerce-lo como líder.

PODER

O poder – é a habilidade de influenciar outras pessoas – é extremamente importante para que um líder seja eficaz. Nas organizações, isso muitas vezes significa fazer com que as tarefas sejam realizadas, ou atingir as próprias metas mesmo com a resistência dos outros.

Figura 1. Fontes de Poder

LIDERANÇA

Já a liderança não deve ser confundida com direção nem com gerência. Um bom administrador deve ser necessariamente um bom líder. Por outro lado, nem sempre um líder é um administrador. Na verdade, os líderes devem estar presentes no nível institucional, intermediário e operacional das organizações. Todas as organizações precisam de líderes em todos os seus níveis e em todas as suas áreas de atuação.

A liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. Podemos definir liderança como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Os elementos que caracterizam a liderança são, portanto, quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objetivos a alcançar.

A liderança envolve o uso da influência e todas as relações interpessoais podem envolver liderança. Todas as relações dentro de uma organização envolvem líderes e liderados: as comissões, os grupos de trabalho, as relações entre linha e assessoria, supervisores e subordinados etc. Outro elemento importante no conceito de liderança é a comunicação. A clareza e a exatidão da comunicação afetam o comportamento e o desempenho dos liderados. A dificuldade de comunicar é uma deficiência que prejudica a liderança. O terceiro elemento é a consecução de metas. O líder eficaz terá de lidar com indivíduos, grupos e metas. A eficácia do líder é geralmente considerada em termos de grau de realização de uma meta ou combinação de metas. Mas, por outro lado, os indivíduos podem considerar o líder como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com