TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo

Exames: Artigo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Esse artigo aborda as propriedades periódicas entre os metais e os ametais, sendo a principal observação na prática. Durante a prática foi visto também, que os metais alcalinos e os halogênios formam hidróxidos que são dissociados em solução aquosa, ou seja, na presença de água. Concluiu-se que os metais possuem grande potencial redutor e os halogênios possuem grande potencial oxidante. Como observações secundárias, foram vistas a mudança de cor com a presença do indicador nos experimentos com o sódio, alumínio e magnésio, sendo tal indicador a fenolftaleína. Desta forma, pôde-se identificar o meio em ácido ou básico.

Palavras-Chave: metais, halogênios, propriedades periódicas.

ABSTRACT

This article addresses the periodic properties between metals and ametais, the main observation in practice. During the practice has also been seen that the alkali metal hydroxides that form the halogens are dissociated in aqueous solution, or in the presence of water. It was concluded that the metals have high reducing potential, and the halogens have high oxidizing potential. As secondary observations, have been seen to change color in the presence of the indicator in experiments with sodium, aluminum and magnesium, with phenolphthalein as indicator. Thus, it was possible to identify in acidic or basic medium.

Keywords: metals, halogens, periodic properties.

INTRODUÇÃO

Propriedades periódicas

É sabido que na natureza existem substâncias variadas, que podem ser encontradas ligadas ou não. Essa junção de substâncias varia de acordo com a estabilidade de cada uma individualmente. Por sua vez, sua estabilidade depende de um conjunto de características chamadas de propriedades periódicas. Essas características modificam de acordo com a posição de cada elemento na tabela periódica, ou seja, com o seu número atômico.

As propriedades periódicas podem ser divididas em: eletronegatividade, eletropositividade, raio atômico, afinidade eletrônica e potencial de ionização. Cada uma dessas influenciam o modo como cada átomo, molécula, etc. se comportam frente a uma reação química, buscando assim sua maior estabilidade.

A eletronegatividade pode ser definida como a tendência que um átomo tem em receber elétrons numa reação química. A eletropositividade pode ser entendida como a tendência de perder elétrons, e quanto maior for o seu valor, maior será o seu caráter metálico. O raio atômico pode ser definido como metade da distancia entre os núcleos de dois átomos iguais ligados. Infelizmente, não se conseguiu ainda medir o raio de um átomo isolado. Já nos períodos, o raio atômico aumenta da direita para a esquerda, conforme diminui o número atômico. A afinidade eletrônica mede a energia liberada por um átomo em estado fundamental e no estado gasoso ao receber um elétron. Já o potencial de Ionização é a energia necessária para retirar um ou mais elétrons de um átomo isolado no estado gasoso. Esse estudo das propriedades periódicas por meio da prática consegue capacitar o estudante a entender como se processam as reações microscópicas em cada reação química.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com