TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo

Dissertações: Artigo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório sobre Empreendedorismo (Etapa 1, Passo 3)

Oportunidades e desafios do empreendedorismo no Brasil

José Dornelas apresenta várias dicas que todo bom empreendedor deve ter antes de abrir seu próprio negócio, ou para aqueles que já atuam no mercado, como identificar as oportunidades e desafios no contexto atual do empreendedorismo no Brasil.

Segundo Dornelas, um dos principais erros do empreendedor iniciante é minimizar a importância do planejamento. Salienta que é necessário obter informação, capacitação, ter atitudes, comportamento protagonista, liderança, para obter sucesso no empreendimento.

Outra vertente da preparação de abertura do próprio negócio é a nossa relação com em pretendemos atuar, assim faz se necessários analisar os seguintes critérios: Possui vocação para atuar neste ramo? Existe um mercado favorável? Você tem clientes interessados em adquirir o produto que você pretende implementar? Você tem fornecedores com condições de preço, qualidade? Concorrência, quem são os seus concorrentes? Recursos, tem recursos necessários para implementar um empreendimento? Localização do empreendimento; Conhecimento do empreendedor na atividade.

Aberto o negócio, é necessário cuidar das relações de trabalho dentro da empresa, pois o relacionamento da empresa com o funcionário e o ambiente em que ela está inserida, é de extrema importância para eficiência da organização. Numa pequena empresa os empresários tem uma vantagem, que é conhecer melhor seus colaboradores, suas expectativas, competências, além de investir na qualificação do profissional.

Após a abertura do negócio o empresário deve sempre buscar a inovação, para se manter e destacar-se no mercado, além de procurar internacionalizar seus produtos e serviços, visto que, o Brasil esta atraindo investidores de outros países. No entanto a maioria dos pequenos empresários ainda não vê a inovação como diferencial para seu empreendimento.

Para Dornelas, o crédito cresceu, as oportunidades também, é preciso mostrar para o empreendedor brasileiro que isso está disponível e ele precisa utilizar dessas fontes de recursos, e às vezes esse conhecimento não é transferido para a iniciativa privada.

Apresenta o Sebrae como uma referência em apoio aos novos empreendedores, ao oferecer cursos técnicos para a Gestão do Negócio, estudos de viabilidade econômico-financeiras, entre outros. Além do Sebrae, aponta outros caminhos para o microempreendedor iniciante que é de consultoria junto às empresas-junior, que funcionam nas faculdades, é um excelente caminho e o custo é bem baixo, inferior a uma consultoria profissional. Outro caminho é procurar instituições de ensino ou então instituições como endeavor, que incentivam o empreendedorismo.

O empresário que não faz o planejamento, estudo de mercado, conforme os critérios apresentados, corre um grande risco de fechar sua empresa antes de adquirir um ou dois anos de mercado, podemos citar alguns motivos como as falhas gerenciais a escolha de um local inadequado, a falta de conhecimentos gerenciais e o desconhecimento do mercado; e a conjuntura econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com