TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo

Pesquisas Acadêmicas: Artigo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 7

AS PRINCIPAIS PROPOSTAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E COMO SÃO UTILIZADAS NOS DIAS ATUAIS

RESUMO

Este artigo apresenta uma introdução das principais propostas das Teorias da Administração assim como a sua utilização nos dias atuais. As teorias são agrupadas em Escolas. Por meio de uma breve revisão teórica do campo, o presente artigo objetiva um estudo introdutório da evolução das Teorias da Administração e das características mais marcantes de cada uma. A abordagem do tema torna-se relevante devido à importância do mesmo para o entendimento das organizações e para construção do pensamento administrativo atual. As teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em quem foram fundamentadas.

Palavras Chave:

Teoria; Administração; Organização; Abordagem e Propostas.

ABSTRACT

This paper presents an introduction of the main proposals of the Theories of Administration as well as its use today. Theories are grouped in schools. Through a brief theoretical review of the field, this article seeks an introductory study of the evolution of theories of Directors and of the salient features of each. The approach to the subject is relevant because of the importance of it to the understanding of organizations and construction of current management thinking. Theories are proposed according to the historical contexts in which they operate, emphasizing the most important problems faced at the time who were grounded.

Keywords:

Theory; Management; Organization; Approach and Proposals.

1. INTRODUÇÃO

Buscamos através deste trabalho, mostrar o início e a evolução das teorias da administração através dos tempos e como essa evolução influenciou e influencia ainda a maneira pela qual a administração é aplicada até hoje. A administração faz parte do nosso cotidiano de tal forma que muitas vezes não percebemos, mas podemos colher os resultados que uma boa administração é capaz de fazer. Nossa intenção é demonstrar como teorias descobertas durante todos esses anos ainda hoje são utilizadas pelas organizações com o intuito de se atingir a plena eficiência de uma organização. Baseando-se nas pesquisas realizadas sobre teoria clássica, teoria da burocracia, teoria estruturalista, teoria das relações humanas, teoria comportamental e desenvolvimento organizacional (DO), compreenderemos o estudo das organizações mecanicistas x flexíveis, o estudo das razões do surgimento das abordagens humanística, neoclássica e estruturalista da administração e a contribuição das teorias referidas na administração moderna das empresas, que serão estudadas no desenvolvimento deste trabalho. Portanto, vamos dentro das nossas limitações acadêmicas, estudar os conceitos fundamentais de administração, de acordo com essas teorias, para compreender os processos administrativos e a importância da evolução natural das Teorias da Administração, pelos quais os problemas das empresas eram mais complexos e, sendo assim, exigiam quebra de paradigmas da administração a partir do reconhecimento da interação da empresa com seu ambiente, e também da intensa evolução tecnológica.

2. METODOLOGIA DE PESQUISA

Este artigo cientifico foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas e analise critica de textos indicados onde a pesquisa foi realizada através de livros e sites com objetivo de levar a compreensão da administração como evento social já que surgiu para solucionar problemas de empresas inseridas na sociedade humana, e que suas mudanças acompanham as novas necessidades ocasionadas pela evolução social.

3. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Teoria Clássica

Para que os negócios prosperassem, Henri Fayol adotou uma metodologia científica de previsão e conduta. Ele defendia uma visão anatômica e estrutural da empresa, substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão sintética, global e universal. Fayol parte do conceito de que uma empresa exerce seis tipos de atividades: Funções técnicas, funções comerciais, funções financeiras, funções de segurança, funções contábeis e funções administrativas. O estilo de Fayol é esquemático e bem estruturado. É dele a clássica divisão das funções do administrador em prever, organizar, coordenar, comandar e controlar.

Teoria da Burocracia

Foi feita por Weber o estudo sistemático da burocracia, que concebeu o que seria a burocracia ideal. Ele usou regras e regulamentos na organização voltada para a racionalidade e eficiência. Para Weber o tipo ideal de burocracia era: formalização, divisão do trabalho, princípio da hierarquia, impessoalidade, competência e técnica, separação entre propriedade e administração e profissionalização do funcionário. Weber estava interessado nos aspectos referentes a organização formal, isto é, os meios racionais utilizados para dirigir as atividades de muitos indivíduos ocupantes de cargos diferentes, visando atingir um objetivo comum.

Teoria Estruturalista

A abordagem estruturalista pode ser definida como uma tentativa de englobar aspectos importantes da abordagem clássica e aspectos relevantes da Escola de Relações Humana, porém foi uma abordagem múltipla e compreensiva na análise das organizações, focalizando-as como complexo de estruturas formais e informais.

Os estruturalistas veem a organização como um sistema deliberadamente construído e em constante relação de intercâmbio com seu ambiente, porém com essa concepção, as relações entre as partes da organização são de grande importância, o que os leva a dar um destaque todo especial às relações entre organização formal e organização informal, seja na análise de empresas, escolas, hospitais ou quaisquer outros tipos de organização, dando sempre preferência a abordagem comparativa.

Teoria das Relações Humanas

Com abordagem Humanística, a ênfase se desloca da máquina e da produção, para o homem e seu grupo social, dos aspectos técnicos para os psicológicos e sociológicos. Ela surgiu como uma teoria de oposição e combate a Teoria Clássica de Taylor e Fayol, onde o trabalhador era tratado de forma muito mecânica e rígida, focando nas pessoas e nas suas necessidades emocionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com