TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Administração

Casos: Artigo Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  3.271 Palavras (14 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE DO DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL ESTRATÉGICA

Antonia Wislândia de Sousa

PICOS-PI

2013

ANTONIA WISLÂNDIA DE SOUSA

RESPONSABILIDADE SOCIAL ESTRATÉGICA

Artigo Científico apresentado como exigência de conclusão de Curso Livre em Administração do Estado do Piauí. Professores Orientadores: Gezineta Maria De Sousa

PICOS-PI

2013

RESPONSABILIDADE SOCIAL ESTRATÉGICA

Antonia Wislândia de Sousa

Estudante do Curso Livre em Administraçãodo Estado do Piauí

RESUMO: Este artigo pretende analisar a contextualização da inclusão da prática de responsabilidade social dentro do planejamento estratégico das organizações. As ações previstas na estratégia são uma prioridade das empresas, independente das variações do mercado, e recebem apoio e recursos tanto para sua aplicação quanto para o controle e avaliação. Como um instrumento que agrega valor, a prática de responsabilidade social deve também ser incluída na estratégia da organização, de forma a garantir sua aplicação e apoio de todos os participantes da empresa, desenvolvendo assim uma cultura de responsabilidade social, evitando com isso que as incertezas do mercado forcem tais ações para um segundo plano.

Palavras-Chave: Responsabilidade Social; Estratégia das Organizações; Cultura de Responsabilidade Social

ABSTRACT: This article analyses the importance of includying social responsibility practices in Strategic Planning. The previously actions in any Strategic Planning are always a priority, despite of market variations, and are supported in their application , control and evaluation. As an added value instrument, the social responsibility practices should be included in Strategic Planning, in a way to garantee their application and support for all organization contributors, developing a Culture of Social Responsibility, avoiding the market uncertainties may force these actions to a second plan.

Key Words: Social Responsibility; Business Strategy; Culture of Social Responsibility

Sumário: Introdução. 1. Ética e Missão nas Organizações. 2. Cultura Organizacional de Responsabilidade Social. 3. A Continuidade das Ações Sociais e os Códigos de Ética nas Organizações. 4. Responsabilidade Social como Parte da Estratégia da Organização. 5. Apoio à Prática de Ações Sociais em Longo Prazo. Conclusão. Referências.

Introdução

As organizações possuem objetivos que devem ser alcançados através da elaboração de suas estratégias, execução e controle. A estratégia da empresa conseqüentemente está relacionada a missão da empresa, ao que ela se propõe a fazer de melhor, dentro de suas especialidades. Mas a simples definição de metas não atende de forma satisfatória suas ambições, devendo, portanto a estratégia estar arraigada na ideologia da empresa, onde o capital humano interno deve entendê-la, aceitá-la e defendê-la.

Devido a realidade competitiva e globalizada do mercado, as estratégias das empresas bem sucedidas via de regra devem ser bastante flexíveis quanto a sua operação, porém sua relação com a missão será sempre fixa, independente das variações do mercado e da economia. A criação de um ambiente interno flexível e de resposta rápida às mudanças favorece estas organizações, não desviando sua atenção de seus objetivos e de sua missão.

Dentro desse contexto e focando na discussão da prática de ações de responsabilidade social, se estas fazem parte da ideologia da empresa, pelo argumento descrito não deverão ser afetadas por situações de indefinição em momentos isolados do mercado. Não se trata da operação cotidiana, de sua execução definida por metas, mas sim da sua definição como parte integrante da estratégia e da missão da empresa, neste cenário sobrepondo-se a outras variáveis da realidade operacional.

Com características e culturas distintas, as organizações definem suas missões e estratégias específicas. E para as organizações que possuem em sua ideologia a prática de ações de responsabilidade social, estas por sua vez também serão flexíveis de acordo com a realidade competitiva. Os objetivos das empresas não são esquecidos apesar das variações quanto a sua busca, e portanto ao fazer parte da estratégia as práticas de responsabilidade social também seguem os mesmos padrões.

1. Ética e Missão nas Organizações

Não se pode afirmar que todas as empresas praticam ações de responsabilidade social indefinidamente pelo tempo. Isto se dá pelo fato que nem todas as empresas possuem direta ou indiretamente em sua missão este objetivo.

Para as empresas que não possuem formalmente em sua missão a prática de responsabilidade social, qualquer que seja seu foco, tendem a executar tais práticas de forma desestruturada e sem a correlação com seu negócio, muitas vezes inclusive sem a existência de controles e qualquer forma de mensuração dos resultados. Desta forma, tais ações podem até num primeiro momento parecer algo precioso e apoiado pela direção, porém com ao primeiro sinal de variações no mercado, são esquecidas, em virtude de objetivos imediatos ou financeiros.

Se analisar a afirmativa de Melo Neto & Froes ( 2001:33-34), “A responsabilidade social exige da empresa uma gestão efetiva da sua força de trabalho, do ambiente de trabalho e da qualidade de vida no trabalho.”, pode-se entender porque a prerrogativa básica da leitura da missão deve constar a prática de responsabilidade social, já que tantos fatores associados, que integram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com