TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Chuck Foley

Artigo: Artigo Chuck Foley. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Artigo  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

ARTIGO

Chuck Foley,

O inventor do jogo “Twister”, Charles “Chuck” Foley, faleceu no passado dia 1 de Julho, com 82 anos, em St. Louis Park, um subúrbio de Minneapolis. Esta quinta-feira, o seu filho, Mark Foley, informou que o seu pai sofria de Alzheimer.

“Chuck” Foley e Neil Rabens, o seu colaborador, foram contratados nos meados dos anos 1960 por uma firma industrial que queria expandir as suas actividades no negócio dos brinquedos. Os dois lembraram-se então de criar algo a ser jogado no chão, utilizando uma fiandeira para guiar os jogadores a posicionarem as suas mãos e os seus pés em diferentes círculos coloridos.

"O meu pai queria inventar um jogo que animasse uma festa”, disse Mark Foley. “Originalmente chamava-se ‘Pretzel’. Mas depois vendaram-no a Milton Bradley, que se lembrou do nome ‘Twister’”, completou.

O jogo tornou-se num fenómeno nos Estados Unidos da América, depois de Johnny Carson e Eva Gabor o terem jogado no “The Tonight Show”, em 1966.

A Hasbro, Inc., empresa que agora produz o jogo, adianta que continua a ser um dos mais vendidos.

“Aquilo que faz o ‘Twister’ intemporal, é o facto que sempre foi um jogo para cada um demonstrar o seu espírito livre, rir e divertir-se intensamente”, afirmou a Hasbro, Inc., num comunicado em que salientava a morte de Foley.

Mark Foley confessou que o seu pai nunca ganhara muito dinheiro com o “Twister”, mas que isso nunca o incomodara em demasia. O referido jogo não tinha sido a sua primeira invenção e estava longe de ser a sua última.

Nascido em Lafayette, no Indiana, a primeira invenção de Foley surgiu quando este tinha apenas 8 anos: um sistema de bloqueio para o curral na quinta do seu avô. Quando era ainda um jovem adulto, trabalhou como vendedor, mas o seu interesse pelos jogos conduziu-o a candidatar-se para uma empresa de brinquedos no Minneapolis. Em 1962, mudou-se com a família para o Minnesota.

Com o passar dos anos, Foley inventou dezenas de outros jogos e brinquedos.

O estado de saúde do inventor do “Twister” tinha piorado há cerca de seis anos, o que levou a que o seu filho Mark regressasse ao Minnesota, de maneira a estar próximo da família. “Chuck” era casado com Kathleen, a única mulher da sua vida, de quem teve nove filhos, e que faleceu em 1975, vítima de cancro da mama.

“Ele nunca deixou de se divertir”, assegurou Mark Foley. “Ele tentava sempre pensar como os jovens pensam. Ele nunca queria crescer e manteve sempre o seu próprio entusiasmo em ver as coisas com olhar de criança”, acrescentou.

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »