TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Científico

Casos: Artigo Científico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Artigo Científico

É o trabalho acadêmico que apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico aceito por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos.

“Artigo científico é a parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 2)

Em geral, é produção de 40 páginas ou menos. Pode ser resultado de sínteses de trabalhos maiores ou elaborados em número de três ou quatro, em substituição às teses e dissertações; são desenvolvidos, nesses casos, sob a assistência de um orientador acadêmico. São submetidos às comissões e conselhos editoriais dos periódicos, que avaliam sua qualidade e decidem sobre sua relevância e adequação ao veículo.

Para Lakatos e Marconi (1991) os artigos científicos têm as seguintes características:

• Não se constituem em matéria de um livro;

• São publicados em revistas ou periódicos especializados;

• Permitem ao leitor, por serem completos, repetir a experiência.

Porém sua principal caraterística é que deve conter alguma novidade. Não tem que ser algo espetacular, senão só algo que não seja descrito antes.

Deve conter, necessariamente:

a) Uma introdução breve, mas suficientemente explícita, ressaltando aqueles aspectos que ofereçam ao leitor a possibilidade de decidir rapidamente se o conteúdo do artigo é ou não de seu interesse.

b) Revisão bibliográfica extensa e crítica do que se tenha feito antes em relação ao tema para assim garantir que efetivamente o que se mostra é inovador. Usualmente só se citam os principais resultados, sem os reproduzir, a não ser que se utilizem depois, destacando lucros e insuficiencias, e se reporta a fonte. Deve ficar claramente estabelecida uma linha divisória entre o feito por outros e o feito pelo autor.

c) O relacionamento dos materiais, métodos e equipes utilizadas durante a investigação, bem como os limites de confiabilidade dos resultados que se mostram.

d) A descrição do que se fez e as conclusões que se atingiram.

Em relação ao artigo, no entanto, é classificado em acadêmico ou não acadêmico.

• No formato acadêmico deve obedecer aos critérios de cientificidade para sua elaboração e apresentação.

• Não sendo acadêmico, não necessita do mesmo rigor, e pode ser mais coloquial na sua apresentação.

Mediante tal definição, um questionamento que se mostra relevante faz referência à diferença demarcada entre um artigo e uma monografia. Uma delas, tais como a de que o artigo possui uma forma mais simplificada que a monografia. Sendo assim, veremos algumas elucidações:

O artigo científico, como o próprio nome já nos revela, caracteriza-se por um texto científico cuja finalidade é relatar os resultados, sendo esses calcados de originalidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com