TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Científico

Trabalho Universitário: Artigo Científico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de Conclusão de curso (tcc) no Ensino Superior: Foco no Artigo Científico

Ministrante: Profª MSc. Maryluze Souza S. Siqueira

Acadêmicos:

Esdras Santos Leite

Jonatan Ribeiro Cardoso

Samuel Pereira Sales

A Função da Contabilidade na Gestão Pública

Acadêmico 1: Esdras Santos Leite

Acadêmico 2: Jonatan Ribeiro Cardoso

Acadêmico 3: Samuel Pereira Sales

Resumo

Este artigo tem a finalidade de investigar e demostrar a Função da Contabilidade na Gestão Pública, visando trazer ao conhecimento de todos por meio de pesquisas bibliográficas e questionamentos sobre como a contabilidade pode contribuir na gestão pública, bem como investigar a responsabilidade dos contabilistas que exercem suas atribuições profissionais em um órgão público seja ela nos âmbitos municipal, estadual ou nacional. Além disso, este artigo pretende também demostrar a relevância da Ciência Contábil na área pública como um meio de melhorar fiscalização e o controle das contas de tais órgãos públicos e que a cada dia esta Ciência vem adquirindo um papel importantíssimo na Administração Pública.

Palavras-chave: Contabilidade, Gestão Pública, fiscalização.

1. Introdução

Este trabalho examina a função ou o papel da contabilidade na gestão pública como uma ferramenta que auxilia no controle do patrimônio público bem como as entradas e saídas de recursos, os eventos, os atos e os fatos contábeis, os balanços, em fim, toda a estrutura patrimonial de um ente público, que no contínuo, dia a dia, sofre alterações. Sabendo que se trata de bens públicos, se faz necessário que haja uma transparência em todos os eventos, o profissional contábil junto com demais servidores públicos que permeiam no seu âmbito de trabalho, devem seguir e fazer cumprir os princípios da contabilidade.

Então, no andamento de suas atribuições, o profissional contabilista tem o compromisso com o órgão público e com toda a sociedade de analisar as contas públicas com competência profissional e honestidade para com todos, tentando assim asseverar a transparência das contas públicas, buscando combater os crimes de finanças públicas.

Dentro deste artigo, os problemas que se deseja responder são: Qual a função da contabilidade na gestão pública? Qual responsabilidade dos contabilistas que exercem suas atribuições profissionais em um órgão público? Qual relevância da Ciência Contábil na área pública?

No entanto, o artigo presente tem como objetivo geral, identificar os recursos da contabilidade como meio de aprimoramento da administração na gestão publica, bem como investigar a responsabilidade do profissional contábil na ente pública, como também mostrar a relevância da Ciência contábil na mesma.

Justifica-se pesquisa que a contabilidade na gestão pública é a principal ferramenta que facilita a administração, pois atua como um instrumento que serve para reconhecer os recursos, controlar as entradas e as saídas dos mesmos, planejar e investigar onde serão gastos tais recursos identificando a melhor maneira onde serão empregados bem como a melhor forma de beneficiar seus dependentes.

Assim partindo desse pressuposto, o citado tema deste trabalho além de atual o contexto em si é relevante por fazer com que as pessoas compreendam a grandeza da importância e a abrangência da contabilidade no âmbito da gestão pública, pois na falta dessa ferramenta na administração da gestão causa sérios problemas sociais bem como grandes danos na estrutura do patrimônio público.

Os procedimentos metodológicos foram os meios utilizados para se chegar ao objetivo deste trabalho, no qual foi responder a questão problema, através do emprego do método de investigação que foram utilizados, os tais foram, pesquisas bibliográficas, em livros que confirmam a ideia do contesto do trabalho, cujas referências estão detalhadas nas referências bibliográficas além de consulta num artigo já existente por conter em seu conteúdo parte que auxiliou, ao reforçar uma ideia para o referencial teórico.

2. Definição da Contabilidade

A contabilidade é a ciência que tem como objetivo o estudo das relações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio. Através dela é fornecida o máximo de informações úteis para a tomada de decisões, tanto dentro ou fora da entidade em que se está atuando, estudando, interpretando, registrando e controlando o patrimônio.

Todos os eventos ou movimentações ocorridos ou existentes no patrimônio de uma entidade são registrados pela contabilidade, que resume os fatos em forma de lançamentos ou relatórios e entrega-os aos interessados, os quais analisa os relatórios pra conhecer o estado ou o andamento de tal entidade.

Segundo Costa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com