TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Crise Economica 2008

Artigos Científicos: Artigo Crise Economica 2008. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 2

Este artigo tem como proposito comparar a crise de 2008 com o capitulo seis do livro: introdução à economia, de Wilson Cano. Capitulo este que fala sobre Moedas, bancos e sistema financeiro.

Em primeiro lugar é importante entender o que é essa crise e como começou.

A crise econômica de 2008 começou nos Estados Unidos e se alastrou por todo mundo. Logo depois do estoura da bolha da informática em 2001, o Fed, Banco Central americano passou a reduzir as taxas de juros, para estimular o credito, criando incentivos para consumir e investir.

O governo quis incentivar o crescimento mudando os investimentos para o setor imobiliário, com a chamada Politica Social Americana, facilitando a compra de casas para pessoas de baixa renda, conhecido como subprime.

Assim começou a se formar a bolha imobiliária. Vamos ver um exemplo bem prático, digamos que o José está desempregado, não possui nenhumas bem, más, sonha em ter uma casa própria. O governo criou incentivos para o José realizar esse sonho, ele foi ao banco pedir um empréstimo para pedir um empréstimo e usou a casa que vai comprar como garantia, só que ele não possuía renda para pagar o empréstimo, voltou ao banco e fez outro empréstimo, hipotecando novamente a casa, e continuou sem poder pagar o empréstimo, fazendo mais outra hipoteca da mesma casa.

Podemos ver aqui o papel da moeda, que foi criada como instrumento de troca, más , que acabou se tornando a mercadoria mais importante do sistema financeiro, e teve um papel muito importante na crise.

Pois as pessoas pediam dinheiro emprestado para comprar casas , e não conseguiam pagar os bancos, que por sua vez precisavam de dinheiro e começaram a vender essas hipotecas para investidores do mundo todo sem saber o preço real dessas casas, esse foi um dos papeis do banco na crise econômica.

Vamos ver agora como o sistema financeiro atual nesta crise.

O Fed, que é o Banco Central Americano, precisou aumentar os juros e o consumo diminuiu, assim as pessoas começaram a comprar menos imóveis, o que fez o preço começar a cair, as hipotecas começaram a perder valor, as pessoas pararam de pagar as dividas, os bancos pararam de emprestar dinheiro entre si, foi a chamada crise de confiança

Os bancos centrais começaram a injetar dinheiro a juros baixos para tentar evitar a falência do banco, garantindo dinheiro nos caixas.

Os sistemas financeiros são vários órgãos tendo como principal o banco central, suas decisões são de suma importância para economia, foi visto que essa crise foi levada pela tomada de decisões erradas de vários economistas que fazem parte desse sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com