TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origens Da Crise Econômica Mundial

Dissertações: Origens Da Crise Econômica Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  2.512 Palavras (11 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo

O trabalho a seguir abordará uma pesquisa sobre a crise econômica mundial de 2008, seu início, e seus impactos no setor automotivo americano, brasileiro e os reflexos em uma das maiores montadoras do mundo – a General Motors.

Introdução

A crise econômica mundial de 2008 foi um dos principais fatos dos últimos tempos. A crise que se iniciou no setor imobiliário dos Estados Unidos tomou uma proporção tão grande, a ponto de atingir diversos setores da economia mundial e quase derrubar “gigantes” dos setores automobilísticos, aéreo, bancários, etc.

A seguir será apresentado um estudo de caso da história, impactos sofridos e estratégias de recuperação adotadas pela General Motors frente à crise econômica.

1. Origens da Crise Econômica Mundial

Após a crise das empresas de comércio virtual em 2001, o mercado imobiliário dos Estados Unidos passou por uma acelerada fase de expansão. Com o propósito de baratear os empréstimos e financiamentos e consequentemente encorajar consumidores e empresas a voltarem a consumir, o Federal Reserve (Banco Central americano), começou a reduzir as taxas de juros.

Aproveitando-se do momento favorável, com taxas de juros mais baixas, o setor imobiliário passou a atrair consumidores com o crescimento da demanda por imóveis. As taxas de juros chegaram a 1% ao ano.

Em 2005 o crescimento do setor imobiliário já estava avançado. A compra de uma ou mais casas passou a ser um ótimo negócio tanto para quem queria conquistar a casa própria, quanto para quem queria investir. Houve um crescimento também na busca por novas hipotecas. Usava-se o dinheiro do financiamento para quitação de dívidas e consumo.

Na época foram descobertas um nicho ainda não explorado pelas companhias hipotecárias – o de clientes do setor “subprime”, que geralmente são caracterizados pela baixa renda, histórico de inadimplência e com dificuldade de comprovação de renda. O setor “subprime” representa maior risco de inadimplência dentre as outras categorias de crédito. E por ser de maior risco, as taxas de retorno são bem mais altas.

Pela promessa de altos retornos, gestores de fundos e bancos foram atraídos e compraram os títulos “subprime” das companhias hipotecárias, permitindo assim, o empréstimo de uma nova quantia em dinheiro, antes mesmo do pagamento do primeiro empréstimo. Interessado no alto retorno envolvido com esse tipo de papel, outro gestor comprava o título adquirido pelo primeiro, e assim por diante. Assim, foi gerada uma cadeia de venda de títulos.

Porem há uma contrapartida – se o tomador não consegue pagar sua dívida inicial, um ciclo de não-recebimento é formado por parte dos compradores dos títulos. Consequentemente, o medo de emprestar e comprar os “subprime” domina todo o mercado, gerando assim, uma crise de liquidez (retração de crédito).

Após atingir um pico na valorização em 2006, contraditoriamente, os preços começaram a cair. Os juros do Federal Reserve que vinham subindo desde 2004, além de encarecer o crédito, afastaram os compradores. Com isso, a oferta passou a superar a demanda e a partir daí, passou a se ver uma espiral descendente no valor dos imóveis.

Com o temor de novos calotes, aumento na inadimplência e alta dos juros, o crédito sofreu uma expressiva desaceleração em todo o país. Sem oferta suficiente de crédito, a economia dos Estados Unidos desaqueceu. Quanto menor a liquidez, menor a possibilidade de compra, e consequentemente, os lucros das empresas diminuem e a contratação de pessoas, também.

2. Impactos da crise econômica na economia brasileira

Como era de se esperar, a crise financeira instalada no mercado americano em 2008 impactou a economia de muitos países, dentre eles a do Brasil. Segundo os bancos brasileiros, nossa economia não foi afetada diretamente devido a não ligação à hipoteca, porém, devido a forte contração do crédito, muitos setores foram atingidos.

Brusca mudança no patamar do câmbio, menor disponibilidade de crédito internacional e reduzida demanda externa pelos produtos brasileiros foram os principais meios de transmissão da crise para o Brasil. A mudança no patamar do câmbio e a queda na disponibilidade de crédito internacional impactaram mais imediatamente, enquanto a demanda externa reduzia progressivamente à medida que o comércio mundial perdia o dinamismo. Com tudo isso, os empresários analisavam de maneira mais parcimoniosa os novos investimentos.

A instável taxa de câmbio e o mercado financeiro combinados com a tendência na queda do preço das ações impactaram a economia real, uma vez que tendiam a reduzir a quantidade de produtivos investimentos por duas razões – maior barreira de financiamento das empresas de capital aberto ou que pretendiam abrir seu capital pela dificuldade de colocação de novas ações no mercado com preços mais atrativos, e a outra a instabilidade cambial que aumentava o risco de contratos com fornecedores e compradores externos, o que prejudicava os investimentos nos setores de importação e exportação, além de elevar o risco de financiamento externo.

A dificuldade na obtenção de dinheiro foi o principal efeito da crise no Brasil. Grandes empresas dependentes de financiamento externo passaram a encontrar linhas de créditos menores, uma vez que os bancos não sentiam confiança no empréstimo de dinheiro com o contexto de crise. Com a dificuldade de captação de dinheiro no exterior, os projetos de construção dessas empresas e consequentemente a geração de empregos e renda no país, ficaram comprometidos.

As exportações do país também foram afetadas, uma vez que deveriam mesmo cair, visto que os países compradores estavam se desaquecendo e possuíam menos dinheiro para comprar e menos capacidade de consumo.

Além disso, a queda no preço das ações reduziu a riqueza dos agentes econômicos (pessoas físicas e jurídicas), reduzindo também a demanda. As relações de débito e crédito na economia também correram o risco de sofrer complicações, na medida em que se deterioravam os ativos de alguns agentes que formavam o passivo de outros. Havia aí um favorável cenário para piora na condição econômica desses e outros agentes, devido ao contágio. Então, quanto menos investimentos entrando na conta das grandes empresas, menos seus projetos seriam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com