TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo De Opniao Filme 12 Homens E Uma Sentença

Ensaios: Artigo De Opniao Filme 12 Homens E Uma Sentença. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  1.065 Visualizações

O filme nos expõe, de forma lúcida, como um bom trabalho hermenêutico pode ser importante e até como um instrumento fundamental na análise jurídica. Os jurados do caso só deveriam condenar ou absolver o réu quando tivessem certeza do veredicto e, em caso de dúvida o discordância quanto a sua culpa ou inocência, deveria se utilizar do bom senso e fazer com que prevalecesse a inocência, até que existisse unanimidade de veredictos entre todos os doze jurados.

O caso parecia já ter o veredicto, que o réu seria culpado, mas eis que surge uma surpresa não esperada por onze dos jurados, quando apenas um deles declarou o réu inocente. O jurado não tinha certeza da inocência do réu, mas também não estava convicto quanto a sua culpa. Um veredicto irá fazer a "leitura de trás para frente", quando fará com que a hermenêutica se dê a partir da compreensão, até se chegar ao fato.

O detalhe é que a compreensão se dará analisando, primeiramente, a essência da lei, que determina que o júri deve julgar de forma consciente e convicta, o que somente será possível de refazendo o processo, contudo, no sentido inverso ao da ordem natural dos fatos. Então, buscando-se provar que o réu era culpado, chegou-se à certeza de sua inocência, utilizando-se os mesmos instrumentos e recursos: a hermenêutica.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com