TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo De Opnião - Ciências Contábeis

Artigo: Artigo De Opnião - Ciências Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

Contabilidade, uma carreira promissora

Sempre quando refletimos sobre o que fazer após o ensino médio, logo vem à cabeça, “quero estudar e conseguir um bom emprego”. Comigo não foi diferente. Eu ficava horas imaginando o que fazer e, contudo cheguei a uma conclusão, Ciências Contábeis. É uma área bem remunerada e muito abrangente, pois através deste curso se têm diversas opções de trabalho. E além do mais, eu tenho muita afinidade com números, o que pesou mais ainda para essa decisão.

Mais o que faz um contador? O contador é o responsável por toda a rotina contábil, fiscal, tributária, e trabalhista de uma empresa. É o responsável por apurar as receitas, despesas, e os lucros que uma empresa tem. Bem como a contabilização de seu patrimônio, de forma legal e correta. Contudo, a partir de 2008 o Brasil passou a seguir as normas internacionais da contabilidade, fazendo com que o contador também tenha a função de auxiliar nas decisões da empresa junto a seus gestores e administradores.

A área da contabilidade é tão respeitada quanto à do direito e da administração, e exige uma demanda muito grande de profissionais. Segundo o professor André Limeira da FGV (Fundação Getúlio Vargas), “para cada contador há, em média, 40 empresas precisando de profissionais da área contábil”. Ele também afirma que a falta de qualificação é um “entrave” para evolução profissional dos contadores.

Quem é formado em ciências contábeis tem a opção de trabalhar na área recursos humanos, auditoria, gerência financeira, na área tributária de empresas, perícia contábil ou perícia judicial. Além disso, pode trabalhar em escritórios ou também abrir sua própria empresa. O salário inicial gira em torno de R$2.500 a R$3.000, porém não há um piso salarial nacional estabelecido por lei.

A escolha da faculdade também é um fator crucial. Pois o nome dela vai sempre constar no seu currículo. E nada melhor que escolher uma Universidade de peso. Particularmente escolhi a PUC Minas. Que até então é considerada a melhor universidade privada do Brasil, é reconhecida em toda a América Latina e, além disso, ela oferece o curso de Ciências Contábeis com ênfase Controladoria, que é uma área que cresce mais a cada dia.

Antes de iniciar o curso, tinha comigo a ideia de que fazer graduação fosse uma coisa simples, mas hoje percebo que vai muito além do que eu pensei. Tem que se empenhar ao máximo para conseguir atingir o objetivo. Muitos trabalhos, muitas provas e muita leitura. Mas que com muita dedicação serão superadas.

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »