TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo De Química

Ensaios: Artigo De Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

PROPRIEDADES PERIÓDICAS

Barbara Nina Rodrigues Paiva, Livia Araujo Alves.

Resumo: Este relatório apresenta instruções e resultados detalhados sobre a análise do caráter redutor de elementos de um mesmo período o Sódio, Magnésio e o Alumínio. Também o caráter oxidante dos halogênios Bromo e Iodo.

Palavras-chave: Propriedades periódicas.

Na análise da tabela periódica, percebe-se a tendência de certos elementos a relacionar-se reativamente com outros. O Sódio, o Magnésio e o Alumínio, elementos pertencentes ao terceiro período da tabela periódica, são bastante eletropositivos pois possuem entre um e três elétrons na camada de valência, tendo então maior tendência a ceder elétrons, oxidando-se e possuem uma alta reatividade. Funcionando também como um redutor.

Os halogênios localizados na família 7ª da tabela periódica possuem 7 elétrons em sua camada de valência, sendo altamente eletronegativos. Consequentemente, eles têm tendência de receber um elétron, reduzindo-se e formando íons monovalentes negativos, funcionando como agente oxidante.

Existem as Funções Químicas que possuem propriedades químicas semelhantes as dos metais e halogênios. As principais funções são ácidos, bases, sais e óxidos. Várias teorias se concentram nos conceitos de acidez e basicidade das substancias. Entre elas está a Teoria da Dissociação iônica de Arrhenius, que segundo ele todo ácido sofre ionização em solução aquosa formando assim um único tipo de íon positivo. Enquanto as bases são compostos que sofrem dissociação iônica em meio aquoso liberando um único tipo de íon negativo. Para Arrhenius, uma reação ácido-base é a neutralização do H+ pelo H-, formando então a água (H2O). Em 1923 Bronsted-Lowry introduziram um novo conceito à química. De acordo com eles, ácidos são espécies doadoras de prótons e bases são espécies aceptoras de prótons.

A definição mais atual de ácidos e bases é a de Lewis. Para o mesmo, a reação ácido-base é uma transferência de par eletrônico. Em sua teoria, ácida é toda espécie que recebe par de elétrons por meio de ligação coordenada e a base é a doadora do par de elétrons.

O objetivo da prática realizada em sala é caracterizar, através de experimentos, a variação das propriedades acidobásicas e propriedades oxidantes e redutoras de elementos de um período da tabela periódica.

Parte I – Propriedades redutoras dos metais

Materiais:

Pinça

Espátula

Papel de filtro

Cápsula de Porcelana

H2O destilada

Fenolftaleína (C20H14O4)

Tubo de ensaio

Sódio (Na(s))

Magnésio (Mg(s))

Alumínio (Al(s))

Procedimento:

a) Sódio

Em uma cápsula de porcelana adicionou 10mL de H2O destilada e gotas de fenolftaleína observando a coloração da solução. Retirou-se, com uma pinça, um pequeno pedaço de Na(s) que se encontrava imerso em querosene e o colocou em papel de filtro para ser cortado com uma espátula. O pequeno pedaço já cortado foi adicionado à cápsula de porcelana e a coloração observada.

b) Magnésio

Em um tubo de ensaio foi colocado 2mL de H2O destilada e adicionou 3 gotas de fenolftaleína. Após a coloração ser observada, colocou-se Mg(s) à solução e após 5 minutos foi observada a solução preparada.

c) Alumínio

Colocou-se, em um tubo de ensaio, 2mL de H2O destilada e 3 gotas de fenolftaleína. A coloração foi então observada e em seguida adicionou-se Al(s) ao tubo de ensaio e a solução analisada mais uma vez.

Parte II – Caráter oxidante dos halogênios

Materiais:

Tubo de ensaio

Solução de Brometo de Potássio (KBr)

Clorofórmio (CHCl3)

Ácido Clorídrico (HCl)

Hipoclorito de Sódio (NaClO)

Iodeto de Potássio (Kl)

Procedimento:

a) Obtenção do Bromo

Em um tubo de ensaio foi adicionado 2mL de KBr a 0,1Mol/L, em seguida 1mL de CHCl3 também foi acrescentado ao tubo. Após a mistura ser agitada, adicionou-se 2mL de HCl 1,0 Mol/L e 2mL de NaClO (2% à 2,5% p/p cloro ativo). Novamente a solução foi misturada e observada

b) Obtenção do Iodo

Em um tubo de ensaio foi adicionado 2mL de KI a 0,1Mol/L. Em seguida 1mL de CHCl3 também foi acrescentado ao tubo. Após a mistura ser agitada, adicionou-se 2mL de HCl 1,0 Mol/L e 2mL de NaClO (2% à 2,5% p/p cloro ativo). Novamente a solução preparada foi misturada e em seguida observou-se.

Parte I – Propriedade Redutora dos Metais

SUBSTANCIA CARATER PROPRIEDADE REDUTORA

Sódio Básico Redutor

Magnésio Básico Redutor

Alumínio Ácido Redutor

Parte II – Caráter oxidante dos halogênios

SUBSTANCIA FORMAÇÃO DE FASES COLORAÇÃO

KBr + CHCl3 2 fases Amarela nas 2 fases

KI + CHCl3 2 fases Castanho e amarelo

Parte I – Propriedade Redutora dos Metais

a) Sódio

Com a adição de fenolftaleína ( C20H14O4 ) não houve alteração na coloração da substancia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com