TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Escrituração Contábil

Trabalho Universitário: Artigo Escrituração Contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  248 Visualizações

Segundo o artigo escrito por Julio Cesar Zanluca, a escritura contábil pode trazer uma série de vantagens para uma entidade.

Uma escrituração contábil que é mantida sempre em ordem, traz à entidade um maior controle financeiro e econômico, alem de facilitar o acesso à linha de crédito. Ou seja, é muito mais simples para um banco liberar um alto limite de crédito para uma empresa que comprove sua saúde financeira, pois ela se torna uma entidade confiável.

Dentre outras vantagens que essa escrituração pode trazer, é a questão de evitar que as próprias falências sejam consideradas fraudulentas, sujeitando os sócios ou titulares às penalidades da Lei que rege a matéria.

Em aspectos de provas, uma escrituração contábil pode comprovar uma série de coisas aos participantes da entidade e até mesmo para os que estejam fora dela. Como por exemplo, provar aos sócios que se retiram da sociedade a verdadeira situação patrimonial, para fins de apuração de haveres ou venda de participação. A escrituração contábil pode provar também, em juízo, a situação patrimonial da entidade na hipótese de questões que possam existir entre herdeiros e sucessores de sócio falecido ou até mesmo comprovar também em juízo, fatos cujas provas dependam de perícia contábil.

Como podemos ver esse documento contábil é indispensável para as organizações, por ser um documento de alta confiabilidade e comprobatório em muitas vezes. É muito importante que as empresas deem valor à escrituração contábil, pois ela pode evitar e até mesmo resolver uma imensa gama de problemas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com