TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo PPCI

Artigos Científicos: Artigo PPCI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  4.943 Palavras (20 Páginas)  •  1.270 Visualizações

Página 1 de 20

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E SUA IMPORTÂNCIA EM PATRIMÔNIOS HISTÓRICO-CULTURAIS

Yuri Lima Leite

Edílson Machado de Assis

RESUMO

O artigo discute as dificuldades e necessidades específicas que patrimônios histórico-culturais possuem em relação à segurança contra incêndios, levando em consideração os impactos sociais e econômicos causados por um eventual sinistro que pode proporcionar riscos a vidas humanas e danos irreparáveis a valiosos acervos. É feita uma análise do modo como os projetos devem ser elaborados, levando-se em consideração não apenas as normas regulamentadoras, mas também as condições específicas dos locais. São abordados também alguns aspectos de análise de projetos, fiscalização, legislação e combate em caso de ocorrências. E conclui-se que cada projeto deve ser analisado separadamente, devendo-se avaliar as normas regulamentadoras e as condições específicas de cada construção.

Palavras-Chave: Segurança; Incêndio; Patrimônios histórico-culturais.

INTRODUÇÃO

Quando se aborda o tema segurança contra incêndio, significa que devem ser envolvidos os elementos de prevenção e combate a incêndios. A ocorrência de um incêndio independe de condições políticas, geográficas ou econômicas e pode ter proporções devastadoras causando danos e perdas irrecuperáveis. Ao se pensar em ações a serem tomadas em caso de incêndios, nos preocupamos principalmente com as que visam a proteção da vida dos ocupantes do local. Apesar da proteção da vida dos ocupantes ser indispensável, é necessário proteger também alguns acervos, edifícios ou construções históricas, sendo algumas de valor inestimável para uma cidade, país ou até para a humanidade. Um incêndio que causa graves danos a acervos, edifícios ou construções históricas pode significar um impacto emocional e econômico muito grande para a comunidade.

Um incêndio destruindo, por exemplo, casarões no Pelourinho, a Igreja do Bonfim, o Farol da Barra, o Mercado Modelo, é algo que causaria grande impacto à sociedade. Nestes casos, mesmo que o acervo ou as obras de arte estejam protegidos por seguro, em determinadas situações nenhum valor em dinheiro poderá repor essas peças.

Temos exemplos de vários acontecimentos. Um deles foi o incêndio no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro em 1978, que destruiu 90% da coleção do museu, que tinha aproximadamente 1000 obras de arte. Em menos de uma hora, o incêndio causou à época uma perda estimada em 50 milhões de dólares. Não era utilizado no edifício o sistema de detecção e alarme. O edifício foi totalmente recuperado, mas seu acervo não. Inaugurado em 1958, o Museu de Arte Moderna tem localização privilegiada e muita história para contar. Com 130m de comprimento e 25m de largura, o prédio está instalado em meio a jardins no Aterro do Flamengo junto a Baía de Guanabara e bem próximo do centro da cidade.

Vítima de um grande incêndio no ano de 1978, o Museu de Arte Moderna (MAM) mobilizou a solidariedade de centenas de pessoas em todo o mundo, o que foi fundamental para a recuperação de sua sede e de seu acervo. Atualmente, o MAM possui uma coleção com cerca de 1.700 obras, entre pinturas, esculturas e gravuras de artistas brasileiros e estrangeiros, além de uma biblioteca especializada em artes e uma importante cinemateca, onde acontecem as mostras mais concorridas da cidade.

Figura 1 - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/rio-de-janeiro/museu-de-arte-moderna-do-rio-de-janeiro.php.

A Matriz de Pirenópolis é um dos maiores e tradicionais centros de fé católica para o povo goiano e foi dedicada à padroeira da cidade. Construída entre 1728 e 1732 no auge da mineração do ouro. Foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1941 e restaurada entre 1996 e 1999. Um grande incêndio a destruiu em 5 de setembro de 2002. Sociedade, governo e entidades se mobilizaram para reerguer um dos maiores símbolos culturais do centro oeste. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) apoiou a restauração e a reinserção do monumento na paisagem. As obras começaram em 2003 e a Matriz foi reinaugurada em 30 de março de 2006. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário continua como nasceu, simples, bela e verdadeira. 3

Figura 2 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Fonte: www.pirenopolis.go.gov.br/patrimonio-historico.html.

A importância da segurança contra incêndio na área científica não é apenas para por em prática tecnologias avançadas já existentes e incentivar a criação de novos métodos mais econômicos para construir, mas sim procurar também informar a população dos riscos que a falta da segurança contra incêndio pode proporcionar a vidas humanas, além de mostrar prejuízos irreparáveis para a sociedade do ponto de vista histórico-cultural, pois, a depender do dano, é muito difícil a reconstrução de obras de arte e acervos de diversos artistas, em muitas ocasiões feitas há mais de um século. É preciso ter uma preocupação maior com a preservação da cultura fazendo com que os projetos de segurança contra incêndio sejam executados, visando todos os aspectos relacionados a patrimônios histórico-culturais. Não basta apenas fazer um projeto usando normas regulamentadoras, é preciso visualizar a implantação de todos os sistemas e equipamentos, devido a irregularidades nos locais a serem implantados, como por exemplo, falta de espaço, estrutura precária e difícil acessibilidade. Dessa forma, faz-se necessário entender a importância da segurança contra incêndio em patrimônios histórico-culturais, levando a idéia da prevenção, análise e combate de forma específica.

O FOGO E SUAS CLASSIFICAÇÕES

Segundo Ono, R. (2004 apud Procoro e Duarte, 2006) o fogo é uma manifestação de combustão rápida com emissão de luz e calor, é constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado "Triângulo do Fogo" (figura 03).

Figura 3 - Triângulo do Fogo

Fonte: www.areaseg.com.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com