TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Sobre a Importância das Praças

Por:   •  22/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  980 Visualizações

Página 1 de 3

No Brasil, o termo praça está associado à ideia de áreas livres, geralmente ajardinadas, repletas de equipamentos públicos destinados à recreação de seus usuários, ou seja, é qualquer espaço público urbano livre de edificações e que propicie convivência ou recreação para seus usuários]. Normalmente, a apreensão do sentido de "praça" varia de população para população, de acordo com a cultura de cada lugar. Em geral, este tipo de espaço está associado à ideia de haver prioridade ao pedestre e não acessibilidade de veículos, mas isto não é uma regra. Ao longo do tempo, esses locais sofreram mudanças significativas. ANGELIS (2005), diz que é consenso que, a despeito das transformações impostas pelo tempo, às praças ainda representam um espaço público de grande importância no cotidiano urbano. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo mostrar a importância das praças públicas, suas principais funções e os problemas ambientais, este conhecimento é de suma importância para todos, pois com um melhor entendimento em relação a tal, será possível valorizarmos e preservarmos estas áreas que se fazem presente dentro da nossa cidade.

Como disse anteriormente, as praças podem ser definidas como qualquer espaço público urbano, livre de edificações que propicie lazer para os seus usuários e tem como sua principal função aproximar e reunir as pessoas, seja por motivos culturais, econômicos e principalmente sociais. Segundo pesquisas, antigamente as praças restringiam-se somente em entorno dos palácios europeus, nem sempre eram inseridos no contexto urbano, os espaços livres existentes nas cidades e que eram marcados pelas aglomerações humanas estavam geralmente relacionados à existência de mercados populares, eram espaços criados para vivenciarmos nossa infância e adolescência. Angelis (2000, p.2) diz que “qualquer um de nós tem, remotas que sejam, lembranças de uma praça onde na infância o balanço, a gangorra ou o escorregador faziam parte do universo da criança”. Estes locais também são espaços dotados de símbolos, pois geralmente foram palcos de transformações históricas e sócio-culturais, sendo fundamentais para a cidade. É um espaço de reunião construído para e pela sociedade, elas servem como ponto de chegada, partida, concentração, consiste em espaço para pedestres, para a realização de atividades físicas e abrigam vários empreendedores seja ele formal ou informal.

Hoje em dia muita coisa mudou, pois a maioria destes locais estão abandonados e viraram pontos para usuários de drogas, prostituição e com isso restando apenas algumas que em sua maioria estão localizadas no centro da cidade para o lazer da sociedade e que mesmo estando em locais de grande visibilidade, apresentam grandes problemas.

Em uma aula de campo, observamos 03 praças públicas na nossa cidade, ambas estão localizadas no centro de Macapá, nelas diariamente há uma grande concentração de pessoas, pois estão próximas de diversas escolas, prédios públicos, do centro comercial e de pontos turísticos. São locais aconchegantes, arborizados, duas delas passaram recentemente por uma revitalização e ficaram ainda mais bonitas esteticamente, porém, como diz aquele ditado “nem tudo são flores”, como é meu caminho diário pude observar que algumas coisas já foram depredadas por vândalos, há escassez expressiva de lixeiras, acredito que essa falta tenha sido acarretada por depredações. A terceira praça na qual visitamos é a pior de todas na minha opinião, convenhamos que é um local muito bonito, de ótima localização já que a mesma fica no entorno de um patrimônio histórico da cidade e as margens do Rio Amazonas, porém é a que mais apresenta problemas ambientais. Por não haver lixeiras suficientes para o tamanho do local, o lixo é descartado de maneira inadequada e visível, há também diversos pontos de alagamento no local, e isso configura uma agressão ambiental e até mesmo sanitária, já que coloca em risco à saúde pública, pois o acúmulo de resíduos pode gerar a proliferação de pragas e vetores de endemias e colocar em risco a saúde pública. Há também os prejuízos ao turismo do local, porque um local com o aspecto sujo não atrai turistas, quem visita a nossa cidade quer encontrar um lugar limpo e digno das belezas naturais que temos a oferecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com