TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Teoria Da Administração

Artigo: Artigo Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  8.310 Palavras (34 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 34

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Anhanguera Educacional S.A.

Correspondência/Contato

Alameda Maria Tereza, 2000

Valinhos, São Paulo - 13.278-181

rc.ipade@unianhanguera.edu.br

pic.ipade@unianhanguera.edu.br

Coordenação

Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE

Publicação: dd de mmm de 2009

RESUMO

A Teoria da Administração trata do estudo da Administração das organizações.

Existem três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa trabalhar com sucesso: a habilidade técnica, a humana e a conceitual:

A Teoria da Administração se propõe a desenvolver a habilidade conceitual, embora não deixe de lado as habilidades humanas e técnicas. Em outros termos, se propõe a desenvolver a capacidade de pensar, definir situações organizacionais complexas, diagnosticar e propor soluções.

Palavras- chave: Teoria da Administração, Teoria Geral da Administração, Sistemas.

ABSTRACT

The Theory of Administration deals with the study of management of organizations.

There are three types of skills necessary to enable the trustee to work successfully: technical skill, the human and conceptual:

The Theory of Directors intends to develop the conceptual ability, though not leave aside the human skills and techniques. In other words, it aims to develop the ability to think, to define complex organizational situations, diagnose and propose solutions.

Keywords: Management Theory, General Theory of Administration, Systems.

1. INTRODUÇÃO

Em todas as disciplinas e áreas do conhecimento, seja ela exata humana ou biológica, é de fundamental importância o estudo investigativo dos primeiros pensadores de determinado assunto, bem como de suas respectivas teorias, princípios e fórmulas.

Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração como um evento social baseado na evolução humana, identificando os problemas quais essas teorias pretendiam solucionar, trata-se também da Administração ser uma habilidade humana e aborda os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias.

Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Existem três aspectos chaves que devem ser apontados nesta definição: dá maior ênfase ao elemento humano na organização, focalizar a atenção nos resultados a serem alcançados, isto é nos objetivos em vez de nas atividades, incluir o conceito de que a realização dos objetivos pessoais de seus membros deve ser integrada à realização dos objetivos organizacionais é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido. Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar.

2. OBJETIVO

Este artigo aborda a temática da Teoria da Administração com o objetivo de conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

Com base nas pesquisas realizadas sobre as cinco teorias propostas, a saber: teoria clássica, teoria da burocracia, teoria estruturalista, teoria das relações humanas e teoria comportamental, estudarão as principais contribuições das teorias acima na administração moderna das empresas.

O artigo contempla três etapas da ATPS correlacionadas sobre a Teoria da Administração, que nos leva a identificarem e a associar, os acontecimentos históricos que antecederam o surgimento das Teorias da Administração, e como se deu a influência dos acontecimentos sociais até os dias atuais.

3. METODOLOGIA

A metodologia empregada na pesquisa é foi bibliográfica e como fontes foram utilizadas: livros, periódicos, dissertações e artigos sobre o tema.

A pesquisa foi realizada a partir da revisão de literatura, confrontando opiniões sobre o assunto a fim de apontar os aspectos de Teoria da Administração com o objetivo de levar à compreensão da Administração como evento social, já que surgiu para solucionar problemas de empresas inseridas na sociedade humana, e que suas mudanças acompanham as novas necessidades ocasionadas pela evolução social.

4. DESENVOLVIMENTO

4.1 ETAPA 01

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

Os acontecimentos históricos da administração trata-se de um passado recente, e de desenvolvimento lento com seu inicio nos meados do século XX , principalmente com a revolução industrial, sendo influenciadas por filósofos como Sócrates, Platão, e Aristóletes.

Os princípios da administração como a divisão de tarefas, da ordem e do controle surgiram por meio dos pensamentos filosóficos da época, teve também a influência da Igreja Católica, pois durante muitos séculos as normas administrativas e organização pública ficavam a cargo da igreja, que também se copiou a hierarquia baseada no poder do papa.

Houve também as influências Militar, que tinha a organização linear, o principio da unidade de comando em escala hierárquica, a centralização do comando, e a descentralização da execução, além do principio de direção, relacionado ao soldado (na empresa, ao funcionário) e a sua consciência sobre os seus afazeres, ai surgiu o pensamento estratégico e a necessidade do pensamento estratégico e a necessidade de disciplina e planejamento.

A influência da revolução industrial, com os avanços tecnológicos nos processos de produção, a utilização e construção de máquinas e da crescente legislação para defesa do trabalhador. Portanto a revolução industrial foi decorrente da necessidade dos empresários, de atender a demanda em expansão. A administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.6 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com