TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo: Teorias De Administração

Monografias: Artigo: Teorias De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Vivemos numa sociedade composta por organizações, onde todas as suas atividades são relacionadas à produção de bens ou prestação de serviços. E para que tudo isso ocorra satisfatório é necessário que haja planejamento, como será coordenada, executada e principalmente controlada. A estrutura de uma organização é constituída por pessoas, recursos físicos, materiais, financeiros, tecnológicos e mercadológicos. A partir do momento que uma empresa alcança certo porte, é preciso ser administrada e a sua administração requer todo um aparato de pessoas qualificadas para que ocupem funções de grande valor.

Administração é a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa. Ela trata do planejamento, da direção e do controle de todas as atividades diferenciada pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização. O administrador além de coordenar pessoas, ele define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja e executa as aplicações, resolve problemas, gera inovação e competitividade.

PALAVRAS CHAVES: Pessoas- Organizações- Administração

ABSTRACT

We live in a society composed of organizations, where all activities are related to the production of goods or provision of services. And for all this to occur there must be satisfactory planning, as will be coordinated, and executed mainly controlled. The structure of an organization is made up of people, physical resources, material, financial, technological and marketing. From the time a company reaches a certain size, you need to be administered and administration require a whole apparatus of qualified persons to take up duties of great value.

Administration is conducting rational activities of an organization whether gainful or not. It deals with the planning, direction and control of all activities differentiated by division of labor that occur within an organization. The administrator and coordinating people, it defines strategies, performs diagnostics situations, scales resources, plans and executes applications, solves problems, generate innovation and competitiveness.

KEYWORDS: People, Organizations, Management

INTRODUÇÃO

Este trabalho busca relatar a importância das habilidades humanas e conhecer as causas sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração. Tem como objetivo compreender as implicações éticas e os impactos sociais que possa exercer sobre o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente. A pesquisa teve como base em dados teóricos bibliográficos e pesquisas em sites. Após as teorias de Taylor que enfatizava o método de planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração, privilegiando as tarefas de produção, e que trouxe a alienação das equipes de trabalho e solidariedade grupais, tão importantes e vivas nos tempos da produção artesanal, e de Fayol que tinha como funções principais: planejar, comandar, organizar, controlar e coordenar e considerava a obsessão pelo comando, a empresa como sistema fechado e a manipulação dos trabalhadores, privilegiando as tarefas de organização, surge a partir de 1940, Elton George Mayo, criador da Teoria das Relações Humanas, que foi basicamente um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração, com ênfase voltada para as pessoas. A origem do surgimento dessa abordagem foi: a necessidade de humanizar e democratizar a administração; o desenvolvimento das ciências humanas; as idéias filosóficas de John Dewey e as idéias da psicologia de Kurt Lewin e a conclusões da experiência de Hawthorne. A abordagem humanística teve como princípios básicos: o nível de produção como resultante da integração social; o comportamento social do empregado; a formação de grupos informais; as relações interpessoais; a importância do conteúdo do cargo e a ênfase nos aspectos emocionais. Em 1950 foi criada a Teoria Estruturalista que visava integrar todas as teorias. Teve início com a Teoria da Burocracia de Max Weber, que se baseia na adequação dos meios aos fins, para que se alcance o máximo de eficiência. E por fim, surgiu a Teoria Neoclássica, da necessidade de utilizar conceitos válidos da Teoria Clássica, mas sem os exageros e distorções trazem novas teorias. Ela se misturou com outros conceitos válidos das outras teorias administrativas, trazendo como principais características: a ênfase na parte prática da Administração, a reafirmação relativa dos postulados clássicos, a ênfase nos primeiros clássicos de Administração, a ênfase nos resultados e objetivos e, sobretudo, a diversificação de idéias, por não seguir um sistema único, mas sim aproveitar a característica que cada abordagem tem de válida.

Habilidades Humanas e os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias da administração

Segundo Chiavenato, 2003, a administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não-lucrativa. O ser humano possui três habilidades fundamentais na Administração. A habilidade humana o qual consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas. Habilidade Técnica consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação e Habilidade Conceitual consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato. Os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias da administração a partir do século XIX com a Revolução Industrial trouxeram inúmeras consequências para a sociedade, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento e aumento da complexidade das organizações empresariais. O aparecimento de novas tecnologias, invenções, inovações técnicas e sociais, e a tendência de concentração do capital, ocasionaram o surgimento de grandes fábricas responsáveis por empregar - em um só local – centenas e às vezes milhares de seres humanos que só tinham a força de trabalho a oferecer aos detentores dos meios de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com