TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Therense

Dissertações: Artigo Therense. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

O homem sempre esteve relacionado a arte, desde a época da pré-história, ele já manifestava interesse sobre imagens pintadas em paredes e pedras. Sejam elas representações do cotidiano, de um evento em particular ou de animais selvagens. Sempre houve a necessidade de mostrar e registrar o que é visto, isso foi aumentando com o passar do tempo. Assim como a criação da fotografia, antes dela houveram outras criações, como a câmara escura e o fotograma. A arte a fotografia nos leva a lugares remotos e nos contam histórias sem palavras. No passado a convivência de ambos era conturbada, como rivais, tal indagação foi exposta quase imediatamente após a primeira exposição das obras de Daguerre, talentoso tanto como pintor de paisagem quanto como o desenhista de cenários para peças de teatro, além de astuto empresário que se aliou a Niepce em 1829,porém só em 1835,dois anos após a morte de Niepce, se firmou o único inventor prático da fotografia.

Teve início a grande polêmica sobre a fotografia: deveria ela competir com a pintura e seria de fato uma forma de arte? A principio, os fotógrafos pareciam dar-se por satisfeitos com mero registro daquilo que viam, porém os adeptos da interpretação logo começaram a fazer experiências com diversos estilos, onde imitavam a pintura da época; alguns preocupados sobretudo com paisagens recorriam a técnicas intrincadas de manipulação em uma tentativa de obter, através da fotografia uma recriação da cena existente diante da câmara.Seriam válidos os novos métodos de manipulação? A fotografia era um veículo de comunicação gráfica e forma de arte?

BUSSELE, Michael. Tudo Sobre Fotografia. Ed. Pioneira, 1998.

Vemos que o aperfeiçoamento da técnica fotográfica na história nos deu muitas possibilidades, os resultados obtidos sempre levaram o público a pensar como aquilo era possível. Ambas as artescaminham lada a lado registrando fatos históricos, personalidades e tudo o que é significante para o homem.

A pedra, o pergaminho, a argila, o tecido, o metal, a madeira, a cerâmica, o couro, o papiro, o cobre e a cera foram alguns dos suportes utilizados na escrita pelas primeiras civilizações.A invenção da impressão, em 1445, por Gutenberg, abre uma passagem da palavra falada e manuscrita de difusão limitada, à palavra impressa e à comunicação de massas. A reprodução mecânica significou a possibilidade de acesso universal ao trabalho intelectual e à educação.

A revolução industrial proporcionou o desenvolvimento tecnológico, em 1798, Alois Senefelder inventou a litografia e com ela surgiu a possibilidade de grandes tiragens, em 1848 já era possível imprimir dez mil folhas por hora de diversos formatos, do preto ao cinza mais claro, a preços mais baixos. A impressão a cores é possível a partir de 1827, com a invenção da cromolitografia por Müller-Brockmann.Em meados do século XIX, a invenção da fotografia permitiu um novo meio de reprodução da realidade, pela primeira vez, o ser humano conhecia os acontecimentos da sua época, lendo e vendo ao mesmo tempo. A fotografiaviria a influenciar os diversos meios de informação, dando origem à reportagens fotográficas no jornalismo, bem como a publicidade, o desenho de livros, o teatro e todas as artes em geral. A fotografia é a primeira arte popular global e com critérios universalmente aplicáveis.

O cartaz, que hoje conhecemos, surgiu por volta dos anos 70, ele começa a ganhar autonomia e a firmar-se como uma forma de expressão das artes visuais, com linguagem própria e um poder de comunicação imediato. O cartaz deixa de ser composto só por texto, passando a ter uma combinação de texto e imagem. Um dos primeiros a aproveitar estas inovações foi Jules Chéret, que a partir de 1866, em Paris, aliando o domínio tecnológico ao talento artístico, começou a produzir cartazes que, do ponto de vista formal, são semelhantes aos de hoje. Seria ele o grande cara que incentivou o cartaz, tanto do ponto de vista técnico, como artístico, criando inúmeros cartazes com “uma linguagem plasticamente apelativa e elegante, inspirada muitas vezes em seus mestres, e em toda a tradição da pintura,com tudo convenientemente atualizada por uma plástica urbana e comunicante que o proporcionou sua fama de mestre incontestado do cartaz moderno no seu tempo. O período do cartaz cativa muitos dos famosos artistas da época, como Toulouse-Lautrec, que também se notabilizou na criação de cartazes, anunciando as novidades dos cabarés parisienses, com destaque para o Moulin Rouge. Nas ruas das cidades, as paredes foram inundadas de cartazes de todos os géneros e tamanhos. Com o pretexto de unificar e dignificar os anúncios no espaço público, começam a surgir pedidos de permissão para colocar suportes próprios para a afixação de cartazes.

Com o intuito de unir o idealismo social e a realidade comercial, separados até ao final da primeira Grande Guerra, a comunicação visual consegue um grande desenvolvimento e sua eficácia e significado psicológico começam a ser objeto de estudo científico. Os novos movimentos artísticos – futurismo, cubismo, dadaísmo, construtivismo, entre outros, questionaram a tradicional visão objetiva do mundo, dando lugar a concepções analíticas das formas e das cores. Estes movimentos tiveram uma forte influência na tipografia e no desenho gráfico, que se prolonga até hoje. Novas possibilidades, como as colagens e as fotomontagens, resultaram em composições dinâmicas e de grande plasticidade. No desenho tipográfico são experimentados novos ritmos e novas tensões, criando um universo criativo sem fim. A tipografia, desde Gutenberg até aos primeiros cartazes, foi um intermediário entre o conteúdo de uma mensagem e o receptor; no entanto, com os primeiros cartazes começou uma nova etapa de desenvolvimento. Começou-se a ter em conta que a forma, o tamanho, a cor e a disposição do material tipográfico (letras e signos) têm um forte impacto visual.

A utilização da fotografia alcança um grande desenvolvimento na comunicação publicitária e na propaganda política. Funciona como uma reprodução realista do mundo. Na tipografia, os tipos de letra sem serifa eram os preferidos dos desenhadores pela sua clareza. Havia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com