TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atribuições Do Pedagogo, Frente à Educação

Artigos Científicos: As Atribuições Do Pedagogo, Frente à Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  5.882 Palavras (24 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 24

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

APARECIDA CAMPOS MATOS

As atribuições do pedagogo, frente á educação. .

Mercês

2013

APARECIDA CAMPOS MATOS

As atribuições do pedagogo, frente à educação.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. Nas disciplinas de: O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos; Psicologia da Educação II; Comunicação e Linguagem; Educação e Diversidade: Relações Étnico-Raciais.

Profs. Vilze Vidotte, Carlos Eduardo Gonçalves, Juliana Fogaça, Fábio Luiz da Silva.

Tutora: Michelle Brambilla de Oliveira

Sumário

Introdução 3

As atribuições do pedagogo, frente à educação. 4

Conclusão 7

Referências. 8

INTRODUÇÃO

Sob o ponto de vista das atribuições pedagógicas que se constituem na prática da escolar, podemos dizer que um movimento de polarização espontâneo, aí verificado, tende a valorizar o professor ou o aluno ou as suas relações entre si. E cabe dizer também que essa polarização não é causa do processo escolar e sim consequência, e é a partir desse fenômeno que tentamos buscar algumas causas, mais próximas ou mais remotas.

A polarização do ensino denuncia determinadas concepções pedagógicas que, traduzidas didaticamente, fazem avançar, retardar ou até impedir o processo de construção de conhecimento. O desempenho das funções pedagógicas deve ser centrado na relação e desabsolutizar os polos dessa relação pedagógica, dialetizando-os. Nenhum dos polos dispõe de hegemonia prévia. O professor traz sua bagagem assim como o aluno. São bagagens diferenciadas, mas que entram em relação, e há uma infinidade de níveis possíveis para essas bagagens.

Ao pedagogo é atribuída a função de construir e ajudar na construção do conhecimento. Na verdade há dois tipos de conhecimentos: oque vem da teoria e oque vem da prática, a prática está vinculada ao fazer e a teoria aos conteúdos.

Com o objetivo de destacar algumas das atribuições do pedagogo no âmbito escolar, o trabalho traz informações sobre essas atribuições, com as suas glórias, seus desafios e suas possibilidades. O trabalho também traz o conceito de participação, que está ligado ao princípio de que todos têm conhecimento e que o conhecimento não se constrói sobre ou para outros e sim na relação com os outros.

Com a pesquisa fica claro que, como nos pensamentos freirianos, é preciso que o pedagogo, além de desempenhar as funções formais, tenha ousadia para buscar outros modos de fazer educação, rompendo com os velhos modelos e forjando possibilidades de se construir conhecimentos numa relação dialógica, em que todos aprendem e todos ensinam.

Palavras-chave: Atribuições, pedagogo e educação.

DESENVOLVIMENTO

As atribuições do pedagogo, frente á educação.

A escola é um organismo vivo, responsável pela transmissão dos conhecimentos socialmente acumulados e valores sociais vigentes e enquanto organismo vivo interage com a comunidade, seus membros são de extrema importância para a construção do conhecimento e entre esses ‘’construtores do saber’’, um merece papel de destaque: ‘’o pedagogo ‘’, pois tudo que se refere à educação passa pelas mãos dele.

O pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa ligadas direta ou indiretamente à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes, tendo em vista objetivos de formação humana previamente definidos em contextualização histórica (LIBANÊO, 2002).

Atualmente trabalhar em instituições de ensino, vai muito além de cumprir formalmente o currículo escolar, as atribuições do pedagogo no âmbito escolar são muitas e de uma abrangência imensurável, dentre as suas funções diante do trabalho pedagógico, está a articulação entre todos os membros da comunidade escolar, visando a estruturação do Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar (documentos que dão vida a dinâmica da escola), a organização do Calendário Escolar e da Hora Atividade do professor, e as alternativas de inclusão propiciadas pela escola. É também de sua responsabilidade estabelecer e implementar estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola. Tais atribuições exigem planejamento para que os Planos de Ação que norteiam a educação, propostos pela esfera Federal, Estadual e Municipal, não se frustrem.

O trabalho do pedagogo deve ser embasado na função social que a escola desempenha, ou seja: - gestão democrática e participativa; relacionamento interpessoal; ética profissional; ampliação das relações de poder; e educação pública gratuita e de qualidade.

Ao educar, o pedagogo deve pautar pela liberdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com